Políticas do Álcool – O papel dos municípios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagnóstico da Violência no Trânsito
Advertisements

OS SINDICATOS E A LUTA CONTRA A CONTAMINAÇAO POR HIV
POMMAR/USAID-Partners
Departamento de Psiquiatria POLÍTICAS MUNICIPAIS RELACIONADAS AO ÁLCOOL: ANÁLISE DA LEI DE FECHAMENTO DE BARES E OUTRAS ESTRATÉGIAS COMUNITÁRIAS EM DIADEMA.
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Autores: Ronaldo Laranjeira, Ilana Pinsky,
Equipe Brasil: Universidade Federal de São Paulo
PESQUISA BEBER E DIRIGIR NO MUNICÍPIO DE DIADEMA
Políticas Públicas e Álcool
Sérgio M. Duailibi Prof.Dr. Ronaldo Laranjeira
Regulação do Mercado do Álcool – Beber e Dirigir
Projetos Saúde – Linha do Trauma
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Projeto Hospitais - Sentinela
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
Políticas sobre Álcool e Drogas - Governo do Estado de São Paulo
Prioridades da Dependência Química no Século XXI - Brasil
Políticas Públicas e Álcool
Políticas Públicas do Álcool – Avaliação de práticas municipais Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira Concurso de Livre Docência - UNIFESP.
Políticas Públicas do Álcool – Regulação do Mercado e a Saúde Pública Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira.
Políticas Públicas do Álcool – Mudança Paisagem Urbana
“Administração de Recursos Humanos II”
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Regulação do Mercado do Álcool & Tratamento do Alcoolismo
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Álcool.
Quebrando o silêncio: violência sexual contra crianças e adolescentes
FISCALIZAÇÃO POLICIAL
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Dr. Sérgio de Paula Ramos Psiquiatra e Psicanalista
Programa Trainee 2010.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
vítimas no mundo vítimas fatais (2010) e vítimas no Brasil (SUS) DPVAT indenizações = Vítimas no Brasil 30 bilhões.
DPVAT 2012 – indenizações por morte.
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.
E XPANSÃO DO P ROJETO V IDA NO T RÂNSITO Goiânia, de novembro de 2012 Indicadores de Velocidade Indicadores de Associação entre Álcool e Direção.
Influenza A (H1N1).
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
LEI SECA /06/2008.
DADOS ESTATÍSTICOS DE MULHERES NO PODER - BRASIL.
Palestra Gerência do Plano Diretor – 26/Fev/14
Celso Ricardo Monteiro Coordenador Adjunto
PAULÍNIA - SÃO PAULO Localização km da Capital; Emancipação - 28 de fevereiro de 1964; População – hab.; REPLAN – Maior Pólo Petroquímico.
II E NCONTRO I NTERNACIONAL DE P ARCEIROS DO P ROJETO RS-10 B RASIL /V IDA NO T RÂNSITO EM 2013 Brasília Novembro de Observatório de Saúde Urbana.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Sumário Metodologia Resultados Parciais Objetivo Planejamento
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Prevenção de Homicídios e violência em Diadema, Brasil: A Influência de novas Políticas do Álcool Ronaldo Laranjeira Universidade Federal de São Paulo.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Abril/2009 MEDIDAS PREVENTIVAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Equipe Brasil: Universidade Federal de São Paulo
I LEVANTAMENTO NACIONAL
LINK DISPONÍVEL NO SITE
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Prevenção de Homicídios e violência em Diadema, Brasil: A Influência de novas Políticas do Álcool Sérgio M. Duailibi Médico do trabalho, Especialista em.
Regulação do Mercado do Álcool – Beber e Dirigir
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Prevenção de Homicídios em Diadema, Brasil: A Influência de novas Políticas do Álcool Sérgio Marsiglia Duailibi Médico do trabalho, Especialista em Dependência.
Cidade industrial: fábricas Parte da região metropolitana da cidade de São Paulo População: Área total: 30.7 km 2 Densidade demográfica/km.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
Transcrição da apresentação:

Políticas do Álcool – O papel dos municípios Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira UNIAD – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas UNIFESP

Bases da Política Intervenções no meio ambiente são mais poderosas do que nos indivíduos PRICE PLACE PRODUCT PROMOTION

Bases da Política Vantagens das Intervenções LOCAIS: Mais flexíveis Maior mobilização e apoio social Mais fácil de visualizar benefícios Mais fácil de serem ampliadas Mais fácil de serem avaliadas

Experiência de São Paulo Projeto de Políticas Públicas – FAPESP PAULÍNIA DIADEMA

Prevenção de Homicídios em Diadema

LEI SECA: JUSTIFICATIVAS DIADEMA VIOLÊNCIA : 1999 = 374 HOMICÍDIOS (Maior do estado SP ) VIOLÊNCIA CONTRA MULHER : ALTOS ÍNDICES ( ESPECIALMENTE APÓS 23 h ). MÉDIA DE 49,47% HOMICÍDIOS OCORRENDO ENTRE 21:00h – 6:00h ALTOS ÍNDICES DE ACIDENTES DE CARRO , VIOLÊNCIA DE GANGUES , ENVOLVENDO ADOLESCENTES .

LEI SECA LEI MUNICIPAL N 2.107 ( 13/03/2002) – VIGOR EM 15/07/2002 ART.1 : FICA ESTABELECIDO O HORÁRIO ENTRE 6:00 E 23:00 h PARA FUNCIONAMENTO DE BARES OU SIMILARES . BARES OU SIMILARES : ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM OU VENDEM BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA CONSUMO IMEDIATO NO LOCAL .

LEI SECA O HORÁRIO PODE PODERÁ SER AUTORIZADO , ANTECIPADO OU PRORROGADO – ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO – CASO HAJA INTERESSE PÚBLICO , CONDIÇÕES DE HIGIENE E SEGURANÇA , E EM ESPECIAL A PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA MEDIANTE : # LICENÇA DA VIGILÂNÇIA SANITÁRIA # LICENÇA DA GERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE PARA ACÚSTICA # AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS # MEDIDAS PARA GARANTIR A INTEGRIDADE FÍSICA DOS CLIENTES

LEI SECA : ESTRATÉGIAS DE MÍDIA DIVULGAÇÃO EM ÓRGÃOS DE IMPRENSA E ATRAVÉS DE PANFLETOS E REVISTAS PARA A POPULAÇÃO . DIVULGAÇÃO PRÉVIA PARA LÍDERES COMUNITÁRIOS, PROPRIETÁRIOS DE BARES E CONSUMIDORES .

LEI SECA : FISCALIZAÇÃO FISCALIZAÇÃO : GUARDA CIVIL MUNICIPAL , POLÍCIAS CIVIL E MILITAR NOTIFICAÇÃO PARA REGULARIZAÇÃO MULTAS CANCELAMENTO DO REGIME ESPECIAL DE FUNCIONAMENTO FECHAMENTO ADMINISTRATIVO DO ESTABELECIMENTO DISQUE DENÚNCIA

Diadema: Queda de Homicídios

Diadema: Queda de Homicídios Número de vidas salvas (em 2 anos) : 273 95% CI 208-338 % Redução de Homicídios : 46,1%

Diadema: Violência Contra as Mulheres

Diadema: Violência Contra as Mulheres Número de Agressões Prevenidas : 224 (2 anos) 95% CI 66-514 % Redução de agressões : 25,8%

Conclusão Política de redução dos Horários de venda de Bebidas Alcoólicas mostra substancial impacto sobre os problemas relacionados ao álcool .

PESQUISA BEBER E DIRIGIR NO MUNICÍPIO DE DIADEMA SÉRGIO M. DUAILIBI PROF.DR.RONALDO LARANJEIRA

BEBER E DIRIGIR Objetivo Geral: Realizar levantamento de dados referente ao comportamento de beber e dirigir em condutores de veículos automotores em vias públicas de tráfego automobilístico na cidade de Diadema -SP.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3.1- Testar metodologia de controle e fiscalização do beber e dirigir “in loco”. 3.2- Testar a aplicabilidade e aceitabilidade dos bafômetros (passivos e ativos) como instrumento na coleta de dados de pesquisa. 3.3- Contribuir com a configuração de desenhos para pesquisas futuras, que visem algum interesse científico nesta área. 3.4- Levantar dados básicos para orientação de intervenções situadas no campo do “beber e dirigir”, as quais possam ser efetuadas para redução dos problemas relacionados ao consumo do álcool, no município de Diadema e outras localidades.

RESULTADOS Foram abordados 1018 veículos dos quais 20 (10,1%) recusaram-se a participar da pesquisa. Dos submetidos ao bafômetro passivo, tivemos 130 testes negativos e 48 testes positivos (26,97% de positividade). Destes 48 testes positivos, 32 (17,98% do total da amostra de 178) estavam em limites superiores aos permitidos para a legislação brasileira para dirigir (acima de 0,06 g / l de álcool no sangue), quando aferíamos com o bafômetro passivo.

RESULTADOS Quando o resultado do bafômetro passivo era confirmado pelo bafômetro ativo, os níveis encontrados eram superiores a 0,02g /l aos obtidos com o passivo. Como não havia obrigatoriedade em responder ao questionário, nem para utilizar-se dos bafômetros, podermos especular se os resultados não seriam maiores se todos os motoristas tivessem sido pesquisados.

Pesquisa no Pronto-Socorro CONSUMO DE ÁLCOOL NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL MUNICIPAL DE Paulínia – SP

Pesquisa no Pronto-Socorro Objetivo: Avaliar a relação entre consumo de álcool e busca por atendimento médico na unidade de pronto-socorro do Hospital Municipal de Paulínia

Como foi feita: Período: 2º sem. de 2003 - de 08/08 14/12 Os dados foram colhidos quinzenalmente, aos fins de semana, das 18h00 da sexta-feira, até as 22h00 do domingo Realizada através da aplicação de um questionário – composto por 59 questões sobre dados sócio-demográficos, situação do agravo que levou o paciente ao Pronto Socorro, avaliação da ingestão recente de álcool e padrão do consumo de álcool – mais a aplicação de um bafômetro para aferição da alcoolemia aproximada do paciente

Resultados

Pesquisa de compra de bebidas alcoólicas por adolescentes na cidade de Paulínia