O lixo pode ser luxo!
Vocês conhecem o Saci Pererê Vocês conhecem o Saci Pererê? Ele é conhecido por gostar de fazer travessuras e enganar as pessoas. Mas eu irei contar uma história onde o Saci resolveu aprontar uma grande confusão, e tudo ao contrário do que ele queria. Ao invés de atrapalhar as pessoas, ele acabou ajudando todo mundo.
Um belo dia, o Saci estava andando pela floresta quando se deparou com um monte de lixo. O Saci é amigo dos animais e vive na natureza. Vocês acham que ele gostou dessa situação? É claro que não! Então, ele começou a pensar em uma maneira de ajudar a natureza. Vamos ajudar o Saci?
Agora que vocês já sabem um pouco sobre o que é lixo e reciclagem. Como vocês podem ajudar o Saci? De que maneiras podemos reutilizar o lixo coletado? Embarque nessa aventura e descubra como vocês podem ajudar a natureza!
Agora, vocês irão aprender um pouco sobre lixo, reciclagem e coleta seletiva. Vocês irão observar como o lixo da sua casa, do seu bairro e da sua sua escola é tratado. Nosso projeto será divido em 17 etapas, sendo que o trabalho final é a elaboração de um manual sobre a reciclagem, a produção de instrumentos musicais e a apresentação da banda da nossa turma na Ciranda da Leitura.
Para podermos ajudar o Saci e a natureza, precisamos seguir os seguintes passos: Fases 1 e 2 - Aprender sobre lixo, reciclagem e coleta seletiva.
Confira na Internet! Reciclagem http://www.smartkids.com.br/especiais/reciclagem.html Jogo http://campeche.inf.furb.br/sisga/jogos/jogoReciclagem.php http://campeche.inf.furb.br/sisga/jogos/cores.html http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/
Fases 3 e 4 – Estudar sobre o lixo da sua casa, do seu bairro e da sua escola. Nessa etapa, em grupos de 4 ou 5 alunos, vocês irão fazer um passeio pela escola, observando o lixo encontrado no chão e nas lixeiras. Não esqueçam de fazer anotações! A partir das anotações, vocês irão criar tabelas e gráficos sobre o lixo encontrado na escola e apresentar para a turma. O lixo do seu bairro e da sua casa deverá ser apresentado através de anotações, desenhos e/ou fotos. Não esqueça de observar se há coleta seletiva no seu bairro e como a sua família separa o lixo.
Lembra do lixo que o Saci encontrou na floresta? Fases 5, 6, 7 e 8 – Vamos ler um livro que conta uma história sobre o Saci e a reciclagem. Lembra do lixo que o Saci encontrou na floresta? Agora, vamos descobrir o que ele fez com o lixo. Quando acabarmos a leitura do livro, vocês irão apresentar um breve resumo sobre a história e dizer como vocês podem ajudar o Saci na coleta e no reaproveitamento do lixo.
Fases 9, 10, 11, 12 e 13 – Criação do manual sobre a reciclagem. Nessa etapa, vocês irão se organizar em 5 grupos e será sorteado um tema para cada grupo: - A atual situação do lixo no planeta Terra e como isso afeta o meio ambiente. - O que é lixo e reciclagem? - Coleta seletiva e materiais. - Como aproveitar o material reciclável? - Pesquisa de como pedir a coleta seletiva no seu bairro, oficinas de materiais recicláveis e dicas uteis.
Na primeira fase, vocês irão pesquisar os temas no laboratório de informática e em casa. Juntos, vocês irão selecionar e organizar o material com o auxílio da professora em sala de aula.
Confira na Internet! Como o lixo afeta o meio ambiente http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/lixo.htm Lixo, reciclagem, coleta seletiva e materiais http://www.smartkids.com.br/especiais/reciclagem.html http://www.reciclarbrasil.com.br/reciclagem.asp Lista de materiais recicláveis e não recicláveis http://www.sindiconet.com.br/6857/Informese/Coleta-Seletiva/Lista-de-materiais-reciclaveis-e-naoreciclaveis
Como aproveitar o material reciclável http://www.fazfacil.com.br/artesanato/reciclados/ http://artes.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-trabalhos-manuais-com-material-reciclado-711.html Companhia de limpeza de Niterói http://www.clin.rj.gov.br/
Fases 14 e 15 – Produção de brinquedos e instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis.
Confira na Internet! Brinquedos de materiais recicláveis http://www.escolakids.com/brinquedos-feitos-com-material-reciclavel.htm Instrumentos musicais de materiais recicláveis http://www.explicatorium.com/CFQ8/Som_construir_instrumentos_musicais.php http://www.youtube.com/watch?v=a6_8aEYPcjc
Fases 16 e 17 – Ensaio da banda. Nós iremos tocar o samba enredo de 2014 da escola de samba Viradouro. O que vocês acham de aprendermos um pouco sobre esse samba e essa escola de samba? Clique aqui para ouvir o samba
Confira na Internet Viradouro http://www.gresuviradouro.com.br/ Samba enredo da Viradouro http://www.youtube.com/watch?v=mo6QJ7C8IxQ
Vá para o próximo slide para saber mais Avaliação Vocês serão avaliados de duas maneiras: a avaliação do professor e duas auto-avaliações. Vá para o próximo slide para saber mais
Avaliação do professor: critérios Desempenho durante o projeto e nas produções textuais. Organização Criatividade Participação Tarefas Escrita Adequação ao tema Excelente Bom Regular
Auto-avaliação Produção textual sobre o livro Escrevi tudo que queria Enquanto escrevia, pensei na pessoa que irá ler Minha letra está legível Tive problemas de ortografia Dividi o texto em parágrafos Utilizei letras maiúsculas no início das frases Fui criativo Alcancei os objetivos da tarefa
Desempenho durante o projeto Participei com interesse Pesquisei Ajudei os meus colegas Realizei todas as atividades Sim, estou muito satisfeito Não, posso melhorar
O que vocês acharam da nossa aventura? Ajudamos o Saci com o lixo, aprendemos como cuidar da natureza e como reaproveitar o que jogamos fora. E agora, que tal contar tudo o que você aprendeu para os seus pais, amigos e vizinhos? Quem sabe, eles não adotam as ideias de separar o lixo e reaproveitar tudo aquilo que é reciclável. O planeta Terra é o nosso lar e devemos cuidar dele.
Material desenvolvido para a disciplina Prática de Ensino em Língua Inglesa I – O uso da tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela aluna do curso de Letras/Língua Inglesa, Jessica Natarelli. Esse material é destinado para alunos do 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental e foi desenvolvido pela aluna, que trabalha na Fundação Municipal de Educação como professora do Ensino Fundamental I, para os seus alunos do 4° ano, turma GR4C, da Escola Municipal Professor André Trouche, situada no bairro Barreto no Município de Niterói. A webquest foi desenvolvida para o projeto interdisciplinar da turma do ano letivo de 2014. O produto final será apresentado na Ciranda da Leitura da escola. Agradecimento especial à professora Janaína Cardoso, quem me deu apoio e sugeriu ideias, e aos meus alunos, os responsáveis pela dedicação e realização desse trabalho.