O lixo pode ser luxo!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Ajudando o meio ambiente
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
experiências INESQUECÍVEIS!
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
A Terra pede resposta O planeta pede socorro! Leonardo e Henrique.
texto da Renata e da Francine
Reciclagem.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
“A informática em minha vida”
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
OS TRÊS PORQUINHOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Os presidentes do meu Brasil
LIXO QUE É UM LUXO Grasiela Johann - Para alunos 6° ano
Mobilização da Comunidade Escolar
Projeto: 2º ano - Turma-21 Prof. Janete Fassini Alves
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Desenvolvido no Laboratório de Informática Professoras: Claudia Rosas e Marlene Campos Turma 32.
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
O mundo das letras.
Você é o cientista!.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
CAPÍTULO 2: Colorindo o mundo. Cuidado com o meio ambiente
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Escola Classe 15 de Ceilândia.
Divisão (semana 6).
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
O ano letivo está chegando ao fim e os alunos do Colégio Cidade fizeram algumas homenagens durante as aulas de Informática e a festa de encerramento.
SUBSTANTIVOS PRÓPRIO E COMUM
A descoberta dos Animais
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Olá! Você está recebendo o livro digital interativo: “Três Bruxinhas e Um Caldeirão” de autoria das professoras Isabel C. T. Schneider, Lisiane H. Oster.
MEIO AMBIENTE
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Sugestão de Atividade:
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM!
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
A Matemática da cesta básica
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS QUE PRODUZIMOS?
RECICLAGEM DO LIXO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO TAREFAS ORIENTAÇÕES
Ug0Lin1.
O LIXO E A RECICLAGEM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A RECICLAGEM – O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO? 2º ano.
Alimentação Saudável Corpo São
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
Arte com Lixo “Recolher lixo reciclável nas proximidades da escola e transformar em Arte"
TOUR PELO RIO DE JANEIRO. A Copa do Mundo está chegando!!! Você conhece alguém que virá ao Rio de Janeiro assistir aos jogos no Maracanã?
À descoberta do ambiente natural
SITUAÇÕES.
Pequenas Ações Podem Mudar o Mundo
Etapas de uma sequência didática
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Aprendendo a tabuada de multiplicação.
Só vá em frente se for muito corajoso!!!
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
Dançando com a Caravana de Vinícius de Moraes
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
Transcrição da apresentação:

O lixo pode ser luxo!

Vocês conhecem o Saci Pererê Vocês conhecem o Saci Pererê? Ele é conhecido por gostar de fazer travessuras e enganar as pessoas. Mas eu irei contar uma história onde o Saci resolveu aprontar uma grande confusão, e tudo ao contrário do que ele queria. Ao invés de atrapalhar as pessoas, ele acabou ajudando todo mundo.

Um belo dia, o Saci estava andando pela floresta quando se deparou com um monte de lixo. O Saci é amigo dos animais e vive na natureza. Vocês acham que ele gostou dessa situação? É claro que não! Então, ele começou a pensar em uma maneira de ajudar a natureza. Vamos ajudar o Saci?

Agora que vocês já sabem um pouco sobre o que é lixo e reciclagem. Como vocês podem ajudar o Saci? De que maneiras podemos reutilizar o lixo coletado? Embarque nessa aventura e descubra como vocês podem ajudar a natureza!

Agora, vocês irão aprender um pouco sobre lixo, reciclagem e coleta seletiva. Vocês irão observar como o lixo da sua casa, do seu bairro e da sua sua escola é tratado. Nosso projeto será divido em 17 etapas, sendo que o trabalho final é a elaboração de um manual sobre a reciclagem, a produção de instrumentos musicais e a apresentação da banda da nossa turma na Ciranda da Leitura.

Para podermos ajudar o Saci e a natureza, precisamos seguir os seguintes passos: Fases 1 e 2 - Aprender sobre lixo, reciclagem e coleta seletiva.

Confira na Internet! Reciclagem http://www.smartkids.com.br/especiais/reciclagem.html Jogo http://campeche.inf.furb.br/sisga/jogos/jogoReciclagem.php http://campeche.inf.furb.br/sisga/jogos/cores.html http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/

Fases 3 e 4 – Estudar sobre o lixo da sua casa, do seu bairro e da sua escola. Nessa etapa, em grupos de 4 ou 5 alunos, vocês irão fazer um passeio pela escola, observando o lixo encontrado no chão e nas lixeiras. Não esqueçam de fazer anotações! A partir das anotações, vocês irão criar tabelas e gráficos sobre o lixo encontrado na escola e apresentar para a turma. O lixo do seu bairro e da sua casa deverá ser apresentado através de anotações, desenhos e/ou fotos. Não esqueça de observar se há coleta seletiva no seu bairro e como a sua família separa o lixo.

Lembra do lixo que o Saci encontrou na floresta? Fases 5, 6, 7 e 8 – Vamos ler um livro que conta uma história sobre o Saci e a reciclagem. Lembra do lixo que o Saci encontrou na floresta? Agora, vamos descobrir o que ele fez com o lixo. Quando acabarmos a leitura do livro, vocês irão apresentar um breve resumo sobre a história e dizer como vocês podem ajudar o Saci na coleta e no reaproveitamento do lixo.

Fases 9, 10, 11, 12 e 13 – Criação do manual sobre a reciclagem. Nessa etapa, vocês irão se organizar em 5 grupos e será sorteado um tema para cada grupo: - A atual situação do lixo no planeta Terra e como isso afeta o meio ambiente. - O que é lixo e reciclagem? - Coleta seletiva e materiais. - Como aproveitar o material reciclável? - Pesquisa de como pedir a coleta seletiva no seu bairro, oficinas de materiais recicláveis e dicas uteis.

Na primeira fase, vocês irão pesquisar os temas no laboratório de informática e em casa. Juntos, vocês irão selecionar e organizar o material com o auxílio da professora em sala de aula.

Confira na Internet! Como o lixo afeta o meio ambiente http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/lixo.htm Lixo, reciclagem, coleta seletiva e materiais http://www.smartkids.com.br/especiais/reciclagem.html http://www.reciclarbrasil.com.br/reciclagem.asp Lista de materiais recicláveis e não recicláveis http://www.sindiconet.com.br/6857/Informese/Coleta-Seletiva/Lista-de-materiais-reciclaveis-e-naoreciclaveis

Como aproveitar o material reciclável http://www.fazfacil.com.br/artesanato/reciclados/ http://artes.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-trabalhos-manuais-com-material-reciclado-711.html Companhia de limpeza de Niterói http://www.clin.rj.gov.br/

Fases 14 e 15 – Produção de brinquedos e instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis.

Confira na Internet! Brinquedos de materiais recicláveis http://www.escolakids.com/brinquedos-feitos-com-material-reciclavel.htm Instrumentos musicais de materiais recicláveis http://www.explicatorium.com/CFQ8/Som_construir_instrumentos_musicais.php http://www.youtube.com/watch?v=a6_8aEYPcjc

Fases 16 e 17 – Ensaio da banda. Nós iremos tocar o samba enredo de 2014 da escola de samba Viradouro. O que vocês acham de aprendermos um pouco sobre esse samba e essa escola de samba? Clique aqui para ouvir o samba

Confira na Internet Viradouro http://www.gresuviradouro.com.br/ Samba enredo da Viradouro http://www.youtube.com/watch?v=mo6QJ7C8IxQ

Vá para o próximo slide para saber mais Avaliação Vocês serão avaliados de duas maneiras: a avaliação do professor e duas auto-avaliações. Vá para o próximo slide para saber mais

Avaliação do professor: critérios Desempenho durante o projeto e nas produções textuais. Organização Criatividade Participação Tarefas Escrita Adequação ao tema Excelente Bom Regular

Auto-avaliação Produção textual sobre o livro Escrevi tudo que queria Enquanto escrevia, pensei na pessoa que irá ler Minha letra está legível Tive problemas de ortografia Dividi o texto em parágrafos Utilizei letras maiúsculas no início das frases Fui criativo Alcancei os objetivos da tarefa

Desempenho durante o projeto Participei com interesse Pesquisei Ajudei os meus colegas Realizei todas as atividades Sim, estou muito satisfeito Não, posso melhorar

O que vocês acharam da nossa aventura? Ajudamos o Saci com o lixo, aprendemos como cuidar da natureza e como reaproveitar o que jogamos fora. E agora, que tal contar tudo o que você aprendeu para os seus pais, amigos e vizinhos? Quem sabe, eles não adotam as ideias de separar o lixo e reaproveitar tudo aquilo que é reciclável. O planeta Terra é o nosso lar e devemos cuidar dele.

Material desenvolvido para a disciplina Prática de Ensino em Língua Inglesa I – O uso da tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela aluna do curso de Letras/Língua Inglesa, Jessica Natarelli. Esse material é destinado para alunos do 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental e foi desenvolvido pela aluna, que trabalha na Fundação Municipal de Educação como professora do Ensino Fundamental I, para os seus alunos do 4° ano, turma GR4C, da Escola Municipal Professor André Trouche, situada no bairro Barreto no Município de Niterói. A webquest foi desenvolvida para o projeto interdisciplinar da turma do ano letivo de 2014. O produto final será apresentado na Ciranda da Leitura da escola. Agradecimento especial à professora Janaína Cardoso, quem me deu apoio e sugeriu ideias, e aos meus alunos, os responsáveis pela dedicação e realização desse trabalho.