Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Advertisements

Engenharia de Software
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Engenharia de Software Engenharia de Software Prof. Inês Ap. Gasparotto Boaventura 1. Semestre/2001.
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
FACULDADE DOS GUARARAPES
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
CK 119: Engenharia de Software DC/CC/UFC © Rossana Andrade, Setembro CK119: Engenharia de Software Rossana Andrade Ph.D, SITE, University of Ottawa,
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
Noções de Engenharia de Software 1. 1 O problema do software 1
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Gerencia de Projeto OO Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 5 Fernanda Campos DCC/UFJF.
Prof. Jorge Luis Risco Becerra Auxiliares:Prof. Eduardo Lobo
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento do Escopo
Modelos de Processos de Software
Engenharia de Software
Processos de Software II
5. Como fazer o gerenciamento de software? Objetivo: entender a idéia de gerenciamento aplicada ao processo de desenvolvimento de sotware e obter uma noção.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
RUPinho Qualidade de Software
Gestão de Projetos.
Desafios do desenvolvimento de software
Fundamentos de Engenharia de SW
Cap 2 – Processo de Software
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Projeto: Capacitação em GP
Qualidade de Produto de Software
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
IFSul – Campus Venâncio Aires
Gerenciamento da Integração
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Prof. Alexandre Vasconcelos
Gerenciamento de Integração.
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Técnicas e Projeto de Sistemas
Software engineering, the software process and their support M.M. Lehman Apresentadora: Tarciana Dias da Silva.
Introdução à Engenharia de Software
Planejamento e Gerência de Projeto
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Análise e Projeto Orientados a Objetos
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Engenharia de Software
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Processos de Software.
1. Como a engenharia de software pode contribuir no desenvolvimento de sistemas? 1.1 O problema do software 1.2 A velha crise do software 1.3 Os velhos.
Modelos de Qualidade para indivíduos e grupos: PSP & TSP
Técnicas e Projeto de Sistemas
Gestão de Projetos de Software
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Certificação e Auditoria
Engenharia de Software
Professora: Kelly de Paula Cunha
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Ciclo de Vida de Sistemas de Informação
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução Engenharia de Software Gerência de Projetos – o que é? Wesley Peron Seno

Introdução Engenharia de Software – ES O que engenharia civil? ES – em busca de uma disciplina para desenvolvimento de sw. – combinação de métodos abrangentes para todas as fases de desenvolvimento de sw; – melhores ferramentas para automatizar esses métodos; – blocos de construção mais poderosos para a implementação do sw; – melhores técnicas para a garantia da qualidade do sw e uma filosofia de coordenação predominante; – controle e administração.

Introdução Engenharia de Software – ES Abrange um conjunto de três elementos fundamentais: – Métodos; – Ferramentas; – Procedimentos.

Introdução – Métodos; Proporcionam os detalhes de “como fazer” para construir um sw. Os métodos envolvem um amplo conjunto de tarefas que incluem: - Planejamento e estimativa de projeto - Análise de requisitos de sw e de sistemas - Projeto da estrutura de dados - Arquitetura do programa e algoritmo de processamento - Codificação - Teste e manutenção

Introdução – Ferramentas; Proporcionam apoio automatizado ou semi-automatizado aos métodos. Quando as ferramentas são integradas de forma que a informação criada por uma ferramenta possa ser usada por outra, é estabelecido um sistemas de suporte ao desenvolvimento de sw chamado engenharia de software auxiliada por computador (CASE – Computer-Aided Software Engineering). O CASE combina software, hardware e um banco de dados de engenharia de sw (uma estrutura contendo importantes informações sobre análise, projeto, codificação e teste).

Introdução – Procedimentos. Constituem o elo de ligação que mantém juntos os métodos e as ferramentas e possibilita o desenvolvimento racional e oportuno do sw de computador. Os procedimentos definem a sequência em que os métodos serão aplicados, os produtos que se exige que sejam entregues (documentos, relatórios, formulários etc.), os controles que ajudam a assegurar a qualidade e a coordenar as mudanças, e os marcos de referência que possibilitam aos gerentes de sw avaliar o processo.

Introdução – Paradigmas de ES A ES compreende um conjunto de etapas que envolve métodos, ferramentas e os procedimentos. Essas etapas muitas vezes são citadas como paradigmas de engenharia de software. Um paradigma é escolhido tendo-se como base a natureza do projeto e da aplicação, os métodos e as ferramentas a serem usados, os controles e os produtos que precisam ser entregues.

Introdução - Ciclo de Vida Clássico; – Paradigmas de ES Engenharia de Sistemas Análise de Requisitos Projeto Codificação Testes Manutenção

refinamento protótipo obtenção dos requisitos Introdução – Paradigmas de ES - Prototipação; fim início construção produto refinamento protótipo avaliação protótipo construção protótipo projeto rápido obtenção dos requisitos

Introdução – Paradigmas de ES - Modelo Espiral, também chamado de prototipação evolutiva; Planejamento Análise de Risco Comunicação com o Cliente Engenharia Avaliação do Cliente Construção e Release

Introdução – Paradigmas de ES - Técnicas de Quarta Geração; Obtenção dos Requisitos Estratégia do “Projeto” Implementação usando 4GL Testes

Introdução – O Processo de Gerência de Projetos A gerência de projetos é a primeira camada do processo de Engenharia de Software. É chamada camada, em vez de etapa ou atividade, porque ela abrange todo o processo de desenvolvimento, do começo ao fim. O gerenciamento de projetos compreende atividades que envolvem: - Medição; - Estimativa; - Análise de erros; - Programação de atividades - Monitoração e controle.

Gerenciamento de Projeto é a execução repetida das atividades Introdução Planejar: estabelecer objetivos claros e detalhados que serão alcançados entre a situação atual e o objetivo final, juntamente com uma definição do trabalho necessário para alcançá-los Organizar: fazer o levantamento dos recursos necessários para por em prática o trabalho especificado no planejamento, numa estrutura eficaz Integrar: manter a unidade e a livre operação de recursos, principalmente os elementos humanos, durante a execução do planejado Medir: obter uma contínua realimentação sobre o andamento do que foi planejado Revisar: modificar o plano, a organização e, possivelmente, os objetivos para acomodar as discrepâncias reveladas pela medição Gerenciamento de Projeto é a execução repetida das atividades

Introdução – O Processo de Gerência de Projetos Para conduzir um projeto bem sucedido deve-se compreender: - o escopo do trabalho a ser feito; - os riscos em que incorremos; - os recursos exigidos; - as tarefas a serem executadas; - os marcos de referência a serem acompanhados; - o esforço (custo) despendido; - a programação a ser seguida.