Oficina de Apropriação de Resultados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Advertisements

SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Construção e Interpretação das Escalas de Conhecimento
Apropriação de Resultados
Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Avaliação Educacional Externa
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
O contexto mais amplo do SARESP
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Oficina Divulgação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados da Avaliação
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Oficina de Apropriação de Resultados – SISPAE
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Avaliação educacional em larga escala
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
III CONAVE – Congresso Nacional de Avaliação em Educação
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.
Formação Continuada Aprofundamento TRI
Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia.
Oficina de Apropriação de Resultados
3º Momento Resultados Simare 2014
Avaliação do Desempenho Escolar
Devolutiva dos resultados
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Oficina de Divulgação de Resultados
DEVOLUTIVA E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO SAEPE 2015
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Oficina de Apropriação de Resultados
MAPA DE HABILIDADES.
Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Cronograma TURNO/DIA 18/05/16 – quinta-feira 19/05/16 – sexta-feira 8h
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Transcrição da apresentação:

Oficina de Apropriação de Resultados Avaliação em Larga Escala: Conceitos Básicos

Como funciona a avaliação em larga escala?

O que é avaliado?

Matriz de Referência O conteúdo de uma avaliação é algo importante a ser definido. Isso tem implicações para os instrumentos da avaliação. A elaboração de uma Matriz de Referência é fundamentada pelas noções de competências e habilidades.

Matriz de Referência A Matriz de Referência tem como fonte as diretrizes curriculares da rede avaliada (estado ou município). Em uma avaliação em larga escala, priorizamos competências e habilidades basilares/essenciais dos currículos: selecionamos habilidades muito importantes e passíveis de serem medidas pelo formato dos testes.

Matriz de Referência Então quer dizer que... A Matriz é uma parte do Currículo. Ela não substitui o Currículo, apenas o resume. A Matriz contém apenas competências e habilidades essenciais que podem ser medidas em testes padronizados. As escolas e sistemas ensinam muito mais do que os conteúdos contemplados nas Matrizes. O desenvolvimento dos estudantes é muito mais amplo.

Matriz de Referência (1)

Matriz de Referência (2)

Alternativas de reposta O item e suas partes Enunciado Suporte Comando Gabarito Alternativas de reposta Distratores

A Medida de Desempenho A produção da medida de desempenho dos estudantes pode ser feita de duas formas: Teoria Clássica dos Testes (TCT). Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Teoria Clássica dos Testes. A Medida de Desempenho Teoria Clássica dos Testes. É calculada de uma forma muito próxima das notas dadas pelas avaliações realizadas pelo professor. Consiste, basicamente, no percentual de acertos em relação ao total de itens do teste, apresentando também o percentual de acerto para cada descritor avaliado.

Teoria de Resposta ao Item: A Medida de Desempenho Teoria de Resposta ao Item: produz uma medida mais robusta do desempenho dos estudantes porque leva em consideração características importantes dos itens que compõem o teste e que são medidas antes dele, nos chamados pré-testes. A TRI é, portanto, um conjunto de modelos estatísticos capazes de determinar um valor/peso diferenciado para cada item que o estudante respondeu no teste de proficiência.

Como os testes são corrigidos? Parâmetros da Teoria de Resposta ao Item – TRI – utilizada para correção dos testes aplicados pelo CAEd

Como os testes são corrigidos? 2 + 2 2 x 3 2/7³ 2² x (√3)

Como os testes são corrigidos? http://blogs.estadao.com.br/mateus-prado/o-primeiro-simulado-que-te-ajuda-a-entender-o-calculo-da-nota-do-enem/

Distribuídos em vários Como são montados os testes? Distribuídos em vários cadernos Itens Organizados em blocos

Como são montados os testes?

Como são montados os testes? 100 200 300 400 500

Como são montados os testes? 100 200 300 400 500

Como são montados os testes? 100 200 300 400 500

Como são montados os testes? 100 200 300 400 500

Como são montados os testes? 100 200 300 400 500

Como são montados os testes? Então quer dizer que... Um Item é mais que uma questão comum: ele precisa atender aos requisitos estatísticos da TRI. Os Itens são independentes das características dos estudantes: sua discriminação, dificuldade e acerto ao acaso não mudam quando os alunos mudam. Cada estudante nos responde sobre apenas uma pequena parte em relação ao total da Matriz de Referência, e a contribuição de cada um deles é importante para sabermos a qualidade do ensino no sistema ou rede avaliados.

Como os valores de proficiência são gerados? Exemplo hipotético: Construindo uma escala para medir altura Nossa altura afeta nossas ações e o que somos capazes de fazer. Possíveis questões: Você consegue guardar as malas no bagageiro interno de um ônibus? Quando dorme à noite, seus pés ficam do lado de fora? Você consegue alcançar produtos que ficam na prateleira de cima dos supermercados?

Exemplo de escala para a altura de uma pessoa Item 1 Você consegue guardar as malas no bagageiro interno de um ônibus? Item 2 Você consegue subir ou descer dois degraus de cada vez em uma escada? Item 3 Para conversar com as pessoas, você precisa olhar para baixo? Nome Item 1 Item 2 Item 3 Carolina Sim Não Priscila Leonardo

Exemplo de escala para a altura de uma pessoa Nome Item 1 Item 2 Item 3 Carolina Sim Não Priscila Leonardo Carolina Priscila Leonardo 1,5 1,6 1,7 1,8 1,9 Item 1 Item 2 Item 3 Como as questões estão associadas à altura da pessoa... podemos estimar sua medida com base no que ela é capaz, ou não, de fazer.

Relação entre Escala-Item Carolina Priscila Leonardo 1,5 1,6 1,7 1,8 1,9 17 16 9 4 15 7 20 18 12 11 10 14 5 13 6 3 2 19 8 1 Guardar a bagagem Atrás na fila Pés fora da cama

Escala de Proficiência - Matemática

Como os valores de proficiência são gerados? A escala de proficiência: Cada item mede algo que o aluno sabe fazer, todos eles associados à proficiência. Isso permite colocar numa mesma “régua” – escala – todas as habilidades. Como há uma progressão no desenvolvimento de competências e habilidades, podemos ordenar estas habilidades segundo sua complexidade e ordená-las nessa “régua” comum para estimar o desempenho.

Escala de Proficiência Traduz as medidas em diagnósticos qualitativos do desempenho escolar. Régua de ordenamento dos valores dos testes, relacionados simultaneamente com as habilidades desenvolvidas pelos estudantes para alcançar determinados valores de proficiência.

Padrões de Desempenho Os Padrões de Desempenho são grandes intervalos de valores dentro da Escala de Proficiência. Conferem uma interpretação pedagógica mais ampla do resultado dos estudantes, agrupando-os segundo diferenças de aprendizado apresentadas pelos mesmos nos testes.

Projetos de intervenção pedagógica a partir dos Padrões de Desempenho Baixo Recuperação Intermediário Reforço Adequado Aprofundamento Avançado Desafio

Escala de Proficiência e Padrões de Desempenho Então quer dizer que... Valores na Escala de Proficiência e Itens estão diretamente relacionados: cada item tem uma proficiência associada a ele. Logo, a Proficiência é um número com relação direta ao conhecimento: seu valor tem interpretação pedagógica. Os Padrões de Desempenho auxiliam não apenas na interpretação pedagógica, mas também na obtenção de metas, na verificação da efetividade de políticas educacionais, e no planejamento pedagógico.

Padrões de desempenho estudantil Estabelecimento e monitoramento das metas de qualidade educacional Caracterização do desempenho escolar Grau de realização das ações educacionais Políticas públicas voltadas à promoção da equidade Identificação do percentual de alunos em risco pedagógico (evasão, reprovação ou abandono)