Avaliação e capacitação do Sistema CEP-CONEP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ética e Pesquisa José Roberto Goldim.
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Associação Internacional dos Atuários. Objetivo da Apresentação Significado do IAA; Minha função no IAA; Como o IAA se insere no cenário Brasileiro; Quem.
Consentimento Livre e Esclarecido
ÉTICA EM PESQUISA.
Enfª Eliane Velame Santos
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Veloso - GAPA, Fórum ONG Aids, CEP CRT DST/AIDS SP 1 II ENCEP – São Paulo, agosto de 2007 Avaliação do sistema CEP/CONEP: a perspectiva dos usuários do.
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Metodologia Científica
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Aspectos Éticos em Pesquisas no SUS
CONEP: histórico, funções e relações com os CEPs.
SÉCULO XX.
Resolução 196/96 de 10 de Outubro de 1996
Profª Maria Cecilia Ziliotto
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Habilidades em Comunicação V
Conhecendo a Carta da Terra
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Metodologia Científica
O desafio do trabalho em “rede”
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Bases da Promoção da saúde
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
O aluno elaborando conceitos
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
Inquietações, indagações,
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Ética e pesquisa em Saúde Mental
O que é ética? É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento.
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
1. UNESP e a Sociedade 2 Formação de Recursos Humanos e Produção de Conhecimento ≈ Professores (94% RDIDP) 179 Cursos de Graduação (65 diferentes.
Comitê de Ética em Pesquisa
Evento junto à COIFFA Organização do Congresso Ibero-americano de Educação Farmacêutica; Objetivo: Promover a troca de conhecimentos e experiências;
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Ética na Pesquisa com Seres Humanos
Ética em pesquisa Resolução 196/96.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
CRIAÇÃO DO NASF.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
VI ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA GRAVATÁ.
Transcrição da apresentação:

Avaliação e capacitação do Sistema CEP-CONEP Sergio Rego 2o Encep – SP, 12-14/08/2007

Eulabor Projeto internacional – cooperação entre França, Alemanha, Espanha, Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Comparação entre Sistemas de Avaliação Ética em Pesquisas. Sistemas de Regulación Ética de la Investigación Biomédica de Latinoamérica y Europa http://www.eulabor.org

Eulabor – resultados (http://www. fundacion-epson Brasil tem o sistema mais desenvolvido (por que?) Problemas são semelhantes (consentimento, “como empoderar sujeitos de pesquisa?”, vulnerabilidades, conflitos de interesse, relação assistência x pesquisa, etc). Nosso sistema é uma fortaleza (em si) para o enfrentamento das diversas questões, mas está permanentemente sob questionamento (de quem?) Necessidade de redes – usuários – exemplo da AIDS Papel da avaliação do sistema Identificar nossas fraquezas – garantir o fortalecimento do controle social e da proteção dos sujeitos no sistema de pesquisas científicas.

Avaliação: importância da avaliação como processo de desenvolvimento do sistema. Avaliação administrativa – infra-estrutura, procedimentos administrativos regulamentares (nas diferentes Resoluções) Avaliação de processos – relações institucionais, avaliação dos protocolos, papel dos usuários (não é apenas legibilidade do TCLE!), cumprimento dos regulamentos (p.ex. periodicidade, acompanhamento dos projetos, etc.) Avaliação de “resultados” – a avaliação dos protocolos é adequada? Existirá homogeneidade na avaliação? Subjetividade x objetividade. Avaliação cruzada é uma proposta viável?

Problemas já reconhecidos (para serem enfrentados!) Resultados de uma avaliação “informal”: descritos no 6o Boletim do Encep Conflitos de interesse; pesquisas associadas com assistência médica; vulnerabilidades (usuários, pesquisadores, instituições, etc...); acompanhamento de pesquisas; possibilidade de “dedicação” ao CEP; como obter “verdadeiro” consentimento livre e esclarecido?; “qual/que risco é aceitável?” Cobrança para avaliar o protocolo? Importância da análise dos protocolos ser uma análise bioética e não burocrática! Implicações para a formação.

Processos educativos Fortalecer a consciência sanitária “Por consciência sanitária entendo a tomada de consciência de que a saúde é um direito da pessoa e um interesse da comunidade. Mas como esse direito é sufocado e este interesse é descuidado, consciência sanitária é a ação individual e coletiva para alcançar este objetivo”. (G. Berlinguer, 1978) “A formação de pessoas autônomas e dialogadoras, dispostas a comprometer-se na relação pessoal com o uso crítico da razão, a abertura para os demais e o respeito pelos Direitos Humanos.” (Puig)

Processos educativos: o que esperar e o que não esperar? Não se trata de “padronizar” pessoas, mas de contribuir para o fortalecimento do pensamento crítico Não é a panacéia que resolverá todos os nossos problemas Não garantirá homogeneidade nas avaliações – subjetividades em jogo => isso não é ruim! Estimular a compreensão bioética dos problemas das pesquisas envolvendo seres humanos Empoderamento dos CEPs e dos usuários do sistema (consciência sanitária) Desenvolvimento de nossa competência técnica e ética

Formação em ética em pesquisa Requisito para participar do CEP? Requisito para realizar pesquisas? Formação na graduação Formação na pós-graduação Importância da educação permanente (distinção da educação continuada) Papel estratégico de uma Revista científica no processo

Precisamos de um sistema de formação em ética em pesquisa que atinja: Profissionais que irão se dedicar a estudos em Bioética (mestrado e doutorado) Alunos de pós-graduação, pesquisadores e membros atuais e potenciais de CEP, membros de Conselhos Profissionais de saúde – graduação e pessoal de serviço Usuários, sujeitos de pesquisa “Base populacional” Estratégias: a metodologia de educação a distância deve ser usada, mas com o método construtivista. Não se trata apenas de promover leituras ou responder a perguntas na Internet ... Importância de se pensar e trabalhar em Redes