TECNOLOGIA ASSISTIVA: O QUE MUDOU NA MINHA VIDA?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
“Internet - a nova ferramenta de ensino."
TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
A Gestão, da sala de aula à comunidade educativa.
Por: Cristina de Fátima Silva
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
ESTUDO DE CASO.
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
PROJETO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: TARSILA DO AMARAL VIDA E OBRA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO EDSON CANTARELLI PROFESSORA: MÔNICA MOTA MULTIPLICADORA: JACY PEREIRA.
LUANA QUEM SOU EU.
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
SER CRIANÇA!.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE UNAÍ/MG
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Pederneiras- São Paulo
O QUE É? Uma nova proposta da Igreja Mundial para uma melhor aprendizagem das crianças da igreja, tendo em vista o estilo de aprendizagem de.
Quando falamos em aprender...
Estimulando o educando à construção do
Os PCDs e as Tecnologias Assistivas
Por: Sonia Maria Teixeira Fevereiro de 2009 Para meus professores e colegas do Curso de Especialização em Informática na Educação - PUC RS.
Estudo de Caso Aluna: Gizele Ribeiro dos Santos Aluno PNE, escolhido:
Colaboração: Fernanda Ferreira Costa
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
O ano letivo está chegando ao fim e os alunos do Colégio Cidade fizeram algumas homenagens durante as aulas de Informática e a festa de encerramento.
EM HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA DOROTÉIA
EU QUERO EU POSSO EU VOU EU QUERO EU POSSO EU VOU 01.
3ª Parte Agir.
2º Versão Aprovados pela Assembléia Mundial em Guadalajara no dia 7 de setembro de 1990.
Mobilizando seus colegas de trabalho
II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
A IMPORTÂNCIA DA T ECNOLOGIA A SSISTIVA NA NOSSA VIDA FAMILIAR Silvia Lima de Paula Gomes APAE de Frutal/MG.
Escola de Educação Especial
CARTA DE BELO HORIZONTE
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
Minha última aprendizagem tem muito haver com a metáfora da caverna, internalização de questões para aprender melhor, de forma a focar no objetivo. Isolamento.
BOCHA PARALÍMPICA: DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA PARA COMPETIÇÃO
Humilhação / Preconceito / Agressão
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Mãe… Em ti encontro a inspiração que preciso para ser feliz.
II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.
Fases da Transformação
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Sala de Recursos Multifuncionais
OSCILANDO MINHA FÉ, CRISTO VALERÁ; PERSEGUIDO, SEM MERCÊ, ELE VALERÁ.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
CAPÍTULO 6 O DIA DOS AMIGOS.
Síndrome de down na sociedade
EU QUERO EU POSSO EU VOU EU QUERO EU POSSO EU VOU 01.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Secretaria de Estado de Educação Unidades Escolares 14 Diretorias Regionais 1 Diretoria Prisional e Socioeducativa Total de alunos: - Fundamental.
APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MARINGÁ Fga. Fernanda de A. Rodrigues Alves Fga. Samaia Amaral.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
“Não é o quanto fazemos, mas quanto de Amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar.” Com muito carinho,
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
Namoro saudável Tens direito a. Ser amado(a)…e respeitado(a)
Softwares Educacionais. O Que é? Softwares são programas de computador, que por sua vez, designam um conjunto de instruções ordenadas que são entendidas.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA ASSISTIVA: O QUE MUDOU NA MINHA VIDA?

Apresentação Tiago Henrique Ribeiro, 23 anos, deficiente intelectual, é aluno da E.E. Sizenando Amaral de Educação Especial-APAE de Carmo do Paranaíba, desde 1996. Atualmente frequenta regularmente a Educação de Jovens e Adultos – Anos Finais, se mostrando um aluno dedicado e exemplar. Participa da oficina de pintura e seu trabalho é reconhecido na sociedade. É membro do grupo de Autodefesa/Autogestão e família da instituição, representa os autodefensores do Conselho Regional Alto Paranaíba II e faz parte da diretoria da Apae. Participa do grupo da Renovação Carismática e também do EJC (Encontro de Jovens com Cristo). Foi incluído no mercado de trabalho, mas afastou-se para cuidar da mãe que teve AVC.

Como a TA mudou a minha vida? A TA mudou a minha vida através das reflexões e discussões no grupo de autodefesa/Autogestão e do estímulo dos meus professores quando descobri que, mesmo sendo deficiente intelectual, eu posso : - ser independente; - comunicar e interagir melhor com as pessoas; - ter uma participação plena e efetiva na sociedade; - usar meus direitos; - decidir o que é melhor para mim; - praticar o esporte- capoeira, corrida; - expressar através da pintura; -ajudar as pessoas, sendo solidário; - aprender a simplicidade do amor, expressando a alegria; - superar as dificuldades; - usar o computador, o qual me auxilia interagir com as pessoas, melhorar meus conhecimentos e desenvolver meu raciocínio.

DIFICULDADES – PONTOS NEGATIVOS - - A falta de apoio da família, família desestruturada, sem afeto, amor, atenção ou compreensão; - Preconceito das pessoas por ser estudante em uma escola de Educação Especial.

CONQUISTAS-RESULTADOS -Melhor qualidade de vida; -Aprendizado na APAE sobre vários temas como: sexualidade, drogas, namoro, saúde; - Visita a comunidade Canção nova em 2008(PHN); - Namoro estável; - Inclusão social através da internet (redes sociais); -Coordenação do grupo de oração na comunidade Sagrada Família ( do seu bairro); -Participação do Grupo de Jovens; -Direção de aulas de capoeira na associação de bairro; -Participação nas Olimpíadas regionais .

ARTE/PINTURA

FÉ/ ESPIRITUALIDADE

FAMÍLIA

GRUPO DE JOVENS (EJC)

AMIGOS/INTERAÇÃO SOCIAL

CAPOEIRA

AUTONOMIA

SOLIDARIEDADE

CANÇÃO NOVA