5ª Reunião APIMEC Itaúsa
Agenda Informações Financeiras Governança Corporativa Market Capitalization Reestruturação Societária Áreas de Atuação Estratégia de Crescimento 2
Itautec Philco Estrutura até 30/06/05 Soluções e Automações Informática Serviços Consumo Componentes 3
Forte controle das despesas operacionais Informações Financeiras Forte controle das despesas operacionais 4
Informações Financeiras – Distribuição da Receita Bruta QuickWay Checker 5
Participação no Faturamento Bruto– Média 5 anos* * Período: 2000 a 2004 6
Operações no Exterior 7
Dívida Líquida x EBITDA 8
Dívida Líquida x EBITDA 8
Distribuição de JCP/Dividendos 9
Governança Corporativa
Governança Corporativa 100% Ações Ordinárias; Tag Along de 80 % para os Minoritários; Distribuição de Dividendos: 39% do Lucro Líquido nos últimos 5 anos; Disponibilização dos resultados no site da Itautec no mesmo momento que foram recebidos pela Bovespa e CVM; Comitê de Divulgação de Fatos Relevantes desde 2002 10
Market Capitalization
Market Capitalization 100% Ordinárias 11
Reestruturação Societária
Reestruturação Societária Estratégia Focar a atuação da Itautec nos mercados de produtos de alta tecnologia, de informática e de serviços, direcionando sua atuação para os produtos de maior valor agregado. 12
Reestruturação Societária Estratégia Focar a atuação da Itautec nos mercados de produtos de alta tecnologia, de informática e de serviços, direcionando sua atuação para os produtos de maior valor agregado. Saída dos negócios de consumo, placas e encapsulamento de memória. 12
Consumo (Philco) – Contrato de Promessa de Compra e Venda Reestruturação Societária Consumo (Philco) – Contrato de Promessa de Compra e Venda 13
Consumo (Philco) – Contrato de Promessa de Compra e Venda Reestruturação Societária Consumo (Philco) – Contrato de Promessa de Compra e Venda Foi assinado no início de agosto um Contrato de Promessa de Compra e Venda da operação Philco (Televisores, DVD´s, equipamentos de áudio) com a Gradiente . 13
Consumo (Philco) – Contrato de Promessa de Compra e Venda Reestruturação Societária Consumo (Philco) – Contrato de Promessa de Compra e Venda Foi assinado no início de agosto um Contrato de Promessa de Compra e Venda da operação Philco (Televisores, DVD´s, equipamentos de áudio) com a Gradiente . A aquisição envolve a compra de 100% da operação Philco, incluindo a marca, o site de Manaus (imóvel, máquinas e equipamentos), estoques e assistência técnica. 13
Consumo (Philco) – Contrato de Promessa de Compra e Venda Reestruturação Societária Consumo (Philco) – Contrato de Promessa de Compra e Venda Foi assinado no início de agosto um Contrato de Promessa de Compra e Venda da operação Philco (Televisores, DVD´s, equipamentos de áudio) com a Gradiente . A aquisição envolve a compra de 100% da operação Philco, incluindo a marca, o site de Manaus (imóvel, máquinas e equipamentos), estoques e assistência técnica. A Gradiente realizará no período de 45 dias da assinatura do contrato, uma Due Diligence no negócio envolvendo a operação Philco. 13
Condições e valores de venda da Philco Reestruturação Societária Condições e valores de venda da Philco Imóvel, Equipamentos, Tecnologia e Marca. Sem impacto relevante no resultado. Liberação do Capital de Giro: Aproximadamente R$ 50 milhões. 14
Reestruturação Societária Componentes – Cisão Criação de uma nova empresa, “Companhia Brasileira de Componentes”, controlada pela Itaúsa, para a qual foram transferidas as operações de placas de circuito impresso e encapsulamento de memórias. 15
Reestruturação Societária Componentes – Cisão Criação de uma nova empresa, “Companhia Brasileira de Componentes”, controlada pela Itaúsa, para a qual foram transferidas as operações de placas de circuito impresso e encapsulamento de memórias. Essa operação será descontinuada até o final do exercício, com efeito imaterial no resultado da Itaúsa, 15
Reestruturação Societária Componentes – Cisão Criação de uma nova empresa, “Companhia Brasileira de Componentes”, controlada pela Itaúsa, para a qual foram transferidas as operações de placas de circuito impresso e encapsulamento de memórias. Essa operação será descontinuada até o final do exercício, com efeito imaterial no resultado da Itaúsa, sem efeito no resultado da Itautec. 15
Participação na Margem Operacional Participação no Resultado – Média 5 anos* Participação na Margem Operacional Participação no Faturamento * Período: 2000 a 2004 16
Itautec Áreas de Negócio Nova Denominação Social: Itautec S.A. Soluções e Automações Informática Serviços Automação Bancária Automação Comercial Auto-Atendimento Microcomputadores Notebooks Servidores Itec Assistência Técnica Outsourcing Infra-Estrutura 17
Áreas de Atuação - Soluções e Automações Hardware e Software de Automação Bancária ATM´s e aplicativos bancários. ATM CX3 Desenvolvido para o mercado externo ATM TTW (Thru The Wall) ATM Mini Cash 18
Hardware e Software de Automação Comercial Áreas de Atuação - Soluções e Automações Hardware e Software de Automação Comercial Terminais PDV, Impress. de cupom fiscal, SIGA, InfoMusic, InfoMovie, Quiosques QuickWay Pos SIGA Self Checkout 19
Áreas de Atuação - Informática Microcomputadores, Notebooks e Servidores Crescimento da expedição de Servidores 36% e Notebooks 53%. No período ocorreu o lançamento da nova família de Notebooks, com tecnologia móvel e modelos com tela em formato widescreen. InfoWay Note W7640 - Widescreen 20
Áreas de Atuação - Serviços Linha completa de soluções e serviços em informática. Assistência Técnica Atendimento técnico especializado com abrangência em todo território nacional. Outsourcing Gerenciamento remoto, help-desk, suporte e manutenção. Infra-Estrutura Instalação de agências bancárias, farmácias, supermercados, suporte e manutenção de ATMs e terminais caixa. Segurança Instalação de CFTV (Circuito Fechado de TV). 21
Criação de Valor
Objetivos a serem desenvolvidos Aumento do market share no mercado interno; Busca de novos mercados no exterior; Redução de despesas corporativas; Redução do custo operacional da Empresa. 22
Estratégia de Crescimento Maior foco nos negócios; 23
Itautec Nova Estrutura Itautec Informática Serviços Soluções e Automações 24
Estratégia de Crescimento Maior foco nos negócios; Habilidades superiores no desenvolvimento de produtos de maior valor agregado; 25
Prêmio - iF Design Award - Hannover International Forum Design Hannover Cebit - Center for Office and Information Technology QuickWay Pos 2005 WebWay Slim SIGA ATM Mini Cash QuickWay Checker 26
Soluções e Automações Destaque Em junho, entrou em operação o QuickWay Self Checkout (Foto), em um grande supermercado português, na cidade de Lisboa. O equipamento possibilita ao cliente efetuar toda a operação no ponto de venda sem a necessidade da intervenção de um operador de caixa. 27
Estratégia de Crescimento Maior foco nos negócios; Habilidades superiores no desenvolvimento de produtos de maior valor agregado; Capacidade de produção de baixo custo; 28
Linha de Montagem de ATMs Linha de Montagem de Micros Unidades Fabris Unidade Tatuapé/SP Linha de Montagem de ATMs 29 Linha de Montagem de Micros
Estratégia de Crescimento Maior foco nos negócios; Habilidades superiores no desenvolvimento de produtos de maior valor agregado; Capacidade de produção de baixo custo; Ampla carteira de Clientes ; 30
Principais Clientes da Itautec 31
Estratégia de Crescimento Maior foco nos negócios; Habilidades superiores no desenvolvimento de produtos de maior valor agregado; Capacidade de produção de baixo custo; Ampla carteira de Clientes ; Capilaridade da Rede de Assistência Técnica ; 32
Áreas de Atuação - Serviços Abrangência: 2.700 Municípios Atendidos 1,8 milhão de eventos atendidos por ano 11.900 Clientes Ativos 32 Filiais 2.500 Funcionários 33
Estratégia de Crescimento Maior foco nos negócios; Habilidades superiores no desenvolvimento de produtos de maior valor agregado; Capacidade de produção de baixo custo; Ampla carteira de Clientes ; Capilaridade da Rede de Assistência Técnica ; Oportunidade de alavancagem no mercado externo; 34
Presença Internacional da Itautec Madrid Miami Lisboa Cidade do México Quito - Equador Buenos Aires 35
Estratégia de Crescimento Maior foco nos negócios; Habilidades superiores no desenvolvimento de produtos de maior valor agregado; Capacidade de produção de baixo custo; Ampla carteira de Clientes ; Capilaridade da Rede de Assistência Técnica ; Oportunidade de alavancagem no mercado externo; Sólida estrutura de capital combinada com gestão detalhada de riscos. 36
Criação de Valor Estratégia de Crescimento Maior foco nos negócios; Habilidades superiores no desenvolvimento de produtos de maior valor agregado; Capacidade de produção de baixo custo; Ampla carteira de Clientes ; Capilaridade da Rede de Assistência Técnica ; Oportunidade de alavancagem no mercado externo; Sólida estrutura de capital combinada com gestão detalhada de riscos. Criação de Valor 36
Itautec www.itautec.com.br
5ª Reunião APIMEC Itaúsa