PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gabrielle Selani Cicarelli
Advertisements

Capacitação dos multiplicadores para PPAs Municipais
O QUE É ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL?
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
O BRASIL DA ERA LULA: AVANÇOS E RETROCESSOS
Superintendência Regional do Trabalho e
- Proposta Orçamentária 2004
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Brasília, março de 2009 A crise internacional e repercussões: situação brasileira em março de 2009 Jorge Abrahão de Castro IPEA.
O tema da proteção social na Agenda do Trabalho Decente Laís Abramo Diretora OIT, Escritório do Brasil Brasília, 31 de maio 2006.
MPS – Ministério da Previdência Social FÓRUM NACIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL FEVEREIRO DE 2007.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Cenários da Economia Brasileira
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Laís Abramo, OIT-Brasil
SEMINÁRIO SINDICAL SOBRE O PLANO NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD
MÚSICA DA CIRANDA Um sorriso negro Um abraço negro Traz felicidade Negro sem emprego Fica sem sossego Negro é a raiz de liberdade.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 Programação Orçamentária 2004 Brasília, 15 de abril de 2004 MINISTRO GUIDO MANTEGA.
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
A proposta inicial e as auto-críticas dos anos sessenta e setenta
Grupos de Trabalho 14 de fevereiro de VI Reunião BID – Sociedade Civil Como podem o Banco e organizações da sociedade civil trabalharem juntos para.
Balanço da Atuação do Governo
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
Estrutura e Dinâmica Social
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional e Mercado Institucional
MINISTRO GUIDO MANTEGA
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
TRABALHO DECENTE PARA A JUVENTUDE
“Contra a fome e a violência sexista”
Paulo Bernardo Dezembro
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
A Politica de Assistência Social
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Consequências da violação dos direitos sociais
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis,
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
SECRETARIAFORMAÇÃOSINDICALSECRETARIAFORMAÇÃOSINDICAL FORMACIÓN FACILITADORES - TUTORES EN TRABAJO DECENTE AL CUBO Buenos Aires 25/06 al 06/07/2012 O CURSO.
Ministério da Fazenda 1 1 Panorama da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Guido Mantega Brasília 01/04/2008.
Formação Sindical Para Negociação Coletiva Negociação Coletiva e Salários no Contexto da crise: o caso brasileiro.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CCHS – CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DISCIPLINA: DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO PROFESSORA: TATIANA CALANDRINO ALUNAS:
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
Transcrição da apresentação:

Gerar Emprego e Trabalho Decente para Combater a Pobreza e as Desigualdades Sociais

PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE Antecedentes Políticas de Emprego e Proteção Social: progresso e desafios A crise econômica e financeira internacional e o trabalho decente Marco Institucional Objetivos e Prioridades PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE Condição fundamental para: Superar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais garantir a governabilidade democrática promover o desenvolvimento sustentável PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE Trabalho exercido em condições de: Liberdade, remuneração e proteção social, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE Políticas de Emprego e Proteção social Desafios: Pobreza e desigualdades sociais, desemprego e informalidade, extensão da cobertura social, trabalho infantil, trabalho análogo ao escravo, tratamento de gênero, raça / etnia e juventude, segurança e saúde nos locais de trabalho, especialmente nas áreas rurais, diálogo Social. PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE Políticas de Emprego e Proteção social Progressos Notável expansão do emprego no período de 2006 a 2009, reajuste do salário mínimo somou 53,7% acima da inflação entre 2003 e 2010, combate trabalho escravo e trabalho infantil intensificado, forte redução da porcentagem da população abaixo da linha de pobreza, reconhecimento centrais sindicais PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE A Crise econômico-financeira Internacional e o Trabalho Decente A boa performance do Brasil frente à crise se deve principalmente à garantia da estabilidade macroeconômica, à solidez do sistema bancário e as políticas anticíclicas adotadas pelo governo tais como a redução de tributos e do compulsório, ampliação das parcelas do seguro desemprego, aumento da oferta de crédito de bancos públicos, entre outros, a política de valorização do salário mínimo e os programas de transferência de renda para grupos vulneráveis. este conjunto de políticas garantiu a sustentação e expansão do mercado interno de consumo Estado forte e eficaz constitui um dos fatores indispensáveis para assegurar uma economia interna forte e preparada para enfrentar situações de crise e os desafios do século 21, PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE Marco Institucional Secretaria-Geral da Presidência da República; Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério das Relações Exteriores; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Ministério da Previdência Social; Ministério da Justiça; Ministério da Educação; Ministério da Saúde; Ministério da Fazenda; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério do Meio Ambiente; Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República; e Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE Prioridades Gerar Mais e Melhores Empregos com igualdade de Oportunidades e de Tratamento, Erradicar o Trabalho Escravo e Eliminar o Trabalho Infantil, especialmente em suas piores formas. Fortalecer os Atores Tripartites e o Diálogo Social como um instrumento de governabilidade democrática. PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE

Internacional.gm@mte.gov.br