Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRANSTORNOS BIPOLARES
Advertisements

SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL

NEUROSES E PSICOSES: DIFERENTENÇAS FUNDAMENTAIS
Laboratório de Neurociências
SEMIOLOGIA Ciência dos signos.
Classificação dos Transtornos Mentais
Transtorno Obsessivo - compulsivo
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (3) - Módulo II
RISCO DE SUICÍDIO, AVALIAÇÃO E MANEJO
Paulo Vaz VII Congresso Brasileiro deBioética
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
Introdução à Psicossomática Abril de 2012
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
O comportamento normal e o anormal
PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.
Psicopatologia Forense Transtorno Psicóticos
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
PERSONALIDADE.
DEPRESSÃO Aspectos Clínicos IP JOQUEI 07/04/13.
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
Tipos de esquizofrenia
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
Psicopedagogia Módulo 5
Doença Mental Definição Médica
DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA PROFESSORA LUCIANA MONTEIRO
Alexandre de Araújo Pereira
Transtornos de Adaptação
Cognitivo-Comportamental
Perturbação obsessivo-compulsiva AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/ES de São Sebastião de Mértola Curso Profissional de Técnico de Apoio.
Tópicos Especiais em Processos Psicológicos Básicos I
Concurso SES-DF: Psicólogo
Classificação das doenças Mentais
Prof. Esther Gonzaga Spiler
Transtornos de Ansiedade
Transtorno Bipolar Daniela Baiôa 11ºB nº6
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno bipolar do humor (TAB)
Psicopatologia Especial I Professor Octavio Domont de Serpa Jr.
Saúde direito universal
FOBIA SOCIAL Transtornos Ansiosos e Transtornos Fóbicos
Transtornos Esquizoafetivos Transtornos delirantes persistentes Transtornos Psicóticos Agudos e Transitórios.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Dra. Samanta Ortegosa Calfat Psiquiatria Geral CAISM
ESQUIZOFRENIA.
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
Neurose... Psicose... Compulsão... Obsessão... Doença.
PSICOPATOLOGIA BÁSICA
Depressão.
ESQUIZOFRENIA.
Psicologia Revisão para prova 2º Bimestre. Questão 1 Transtornos mentais, também chamados de transtornos psiquiátricos ou psicológicos, produzem alterações.
Saúde Mental: Classificação das Doenças Mentais
ANSIEDADE UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIDADE – SINOP AEROPORTO
Comorbidades Psiquiátricas na Dependência Química
Diagnóstico e tratamento. Modificado de Renato Ferreira Franco.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
SÍNDROMES de ansiedade
Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria de Saúde Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência.
Da Idade Média aos nossos dias
ESQUIZOFRENIA Infantil
Por Felipe de Souza – Curso DSM-5 Por Felipe de Souza –
EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
Os principais campos e tipos da psicopatologia.
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos SAÚDE MENTAL Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos

SAÚDE MENTAL Não é ausência de doença, mas uma condição de bem estar biopsicossocial: organismo, psiquismo e adaptação social; A doença mental é analisada em termos de sofrimento psíquico, que compromete a vida pessoal, familiar, educacional e profissional do indivíduo. Vídeo: Psicopatologia (Explorando a Psicologia)

PSICOPATOLOGIA - Introdução Doente Mental (DM): atribuição do rótulo a quem é diferente da maioria (preconceito); Vídeo: diagnóstico, classificação e tratamento das Doenças Mentais, sob as perspectivas: Psicológica, Psiquiátrica e Psicanalítica .

PSICOPATOLOGIA – Doença Mental Psicopatologia: Estudo das Doenças Mentais: Síndrome ou padrão de comportamento, implicando em sintomas dolorosos e/ou prejuízo no funcionamento da mente; Incidência de Doença Mental: EUA: 20% da população; OMS (no mundo todo): 10% da população.

DIAGNÓSTICO da Doença Mental Com base no funcionamento anormal do seu comportamento e/ou da sua mente; Avaliação diagnóstica com base em testes, observação do comportamento, auto-relato e/ou relato de terceiros; Realizado por psicólogos, psiquiatras e/ou psicanalistas;

DIAGNÓSTICO: sua importância Critérios: Sofrimento intenso; Agir contra o seu próprio bem-estar; Causar problemas a outras pessoas. Critérios para a Esquizofrenia: Age ou fala de modo irracional; Comporta-se de modo imprevisível de uma situação para outra; Sua aparência e/ou seus atos estão acentuadamente incomuns. ATENÇÃO: É mais uma questão de grau, em termos do quanto ou com que freqüência estes comportamentos ocorrem.

DIAGNÓSTICO da Doença Mental Razões terapêuticas: oferecer o tratamento adequado; Razões legais: - responsabilidade legal por seus atos; Razões científicas: - estudo da psicopatologia e das formas de tratamento; Razões econômicas: - pagamento de seguro e de plano de saúde.

HISTÓRICO da Doença Mental Até o Século XVIII: A doença mental era considerada possessão do demônio; No Século XVIII: Pinel defende a idéia de que a doença mental era um problema de saúde; Até hoje: Preconceito contra dissidentes políticos, pobres, negros, etc. Críticas à Doença Mental: Thomas Szasz: a doença mental é um mito contra as pessoas diferentes da maioria; David Rosenhan: Nos Hospitais Psiquiátricos, há falhas no diagnóstico e o tratamento é desumano.

DOENÇAS MENTAIS – Classificação Principais tipos: Distúrbios de Ansiedade: fobias, pânico, obsessões, compulsões, etc; Distúrbios Afetivos ou de Humor depressão e mania; Distúrbios Esquizofrênicos: sintomas psicóticos de delírio e alucinações.

Distúrbios de Ansiedade - Sintomas Sintomas físicos: Estimulação (cardíaca e da respiração), agitação, tensão, tremores, tonturas, enrijecimento muscular; Sintomas cognitivos: Preocupação de que alguma coisa ruim estaria para acontecer.

Distúrbios de Ansiedade - Tipos Fobia: Medo irracional e persistente de que uma situação - tal como altura, lugares abertos (agorafobia), lugares fechados (claustrofobia) - ou objeto (animal, amuleto, etc.) que não apresenta perigo real. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Obsessão é a invasão incontrolável e persistente de pensamentos indesejáveis; Compulsão é sentir-se impelido a realizar atos (rituais) sem sentido. Transtorno de Pânico: Ataques recorrentes de ansiedade frente a alguns estímulos, que ocorrem súbita e inesperadamente (passa a ter medo de ter medo). Estado de Ansiedade Generalizada: Não existe uma situação ou objeto específico.

Distúrbios Afetivos - Tipos Mania: Energia ilimitada, otimismo, idéias grandiosas, promete mundos e fundos, corre riscos desnecessários. Depressão: Sem energia, com sentimentos de tristeza, culpa e fracasso, idéias suicidas; Graus de Depressão Depressão Leve: problema comum a todas as pessoas. Depressão Moderada e Profunda: tratamento medicamentoso e hospitalização. Distúrbio Afetivo Bipolar: A pessoa alterna quadros de depressão e de mania.

Distúrbios Esquizofrênicos É um tipo de Psicose ( de Neurose) com prejuízos na: Percepção (alucinações: percepções na ausência de estímulo externo), Pensamento (delírio: crenças falsas) e Emoção (sentimentos intensos, inapropriados ou ausentes). Esquizofrenia: alguns detalhes: Significa mente (frenia) dividida (esquizo); Desintegração da personalidade: Loucura total. Abordagens: Biológica: mal funcionamento do cérebro (predisposição genética, neuroquímica, anormalidade na estrutura). Psicológica: resultante de um estresse psicossocial; Perspectiva Interacionista: Combina a Biológica e a Psicológica.