REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O processo de humanização da natureza
Advertisements

Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado.
História da Educação e História do Pensamento Pedagógico brasileiro
O romantismo I – Contexto Histórico.
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Programa de Ética e Cidadania
A Educação no Brasil Colônia
“O Sistema Educacional sempre situou a formação do profissional da educação, ou seja, a profissionalização docente, no contexto de um discurso ambivalente,
Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão
O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Instituto Nacional de Educação de Surdos
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Introdução à Sociologia
Essa é minha escola.
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Fatores que favoreceram o surgimento da Sociologia
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
EDUCAÇÃO ROMANA.
EDUCAÇÃO ROMANA.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana”
Curso de Pedagogia 2013 Disciplina: História da Educação
EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA
Prof. Daniela Reis.
PAIDÉIA.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
O Estado Qual é a sua função.
PSICOLOGIA DO TRABALHO
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
KARL MARX ( ) 1861.
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
História da Educação A origem.
ARN A Educação na Renascença A educação tornou-se moda e fonte de preocupação; Exigência diante da nova concepção de homem; Ideal de cortesia e de cultura.
Teoria filosófica da arte.
CONTEMPORANEIDADE 1 A UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI: P ARA UMA U NIVERSIDADE N OVA Santos, Boaventura de Sousa Naomar de Almeida Filho (2008)
História da Educação no Brasil
Outras correntes apareceram no ambiente moderno e contemporâneo
A pedagogia nos séculos XVIII e XIX
EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 22 de abril de EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 22 de abril de 2013.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
O Processo de Educação na Grécia Antiga
Educação e clientela escolar
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Introdução à Filosofia Aula 10
História da Educação e História do Pensamento Pedagógico brasileiro
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
Concepções em Educação Matemática
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Platão e o Mito da Caverna
Neoclassicismo e Romantismo
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
Clique 1 Foi um dos principais filósofos gregos da Antiguidade. Nasceu em Atenas, por volta de 427/28 a.C. e desencarnou em 347 a.C. Era de uma família.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO II. Direito Coletivo do Trabalho Denominações para Direito do Trabalho: – Direito Industrial; – Direito do Operário; – Direito.
Atividade racional que transforma o meio natural
Panorama geral (caderno do aluno pág )
Transcrição da apresentação:

REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral O QUE É EDUCAÇÃO? REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral

Então surge a escola Divisão social do saber Aprender para ser chefe, artista, feiticeiro... Ritos de passagem/ iniciação Escolas para meninos, para meninas “Universidades em escala indígena”

A educação existe de diferentes formas.... Numa teia de relações interpessoais...espontânea, de parentesco,informal Numa relação de não parentesco... Mestre em um ofício e o aprendiz. Nestas situações o espaço educacional não é o “escolar”

QUANDO A EDUCAÇÃO ASSUME UM INTERESSE POLÍTICO DE CONTROLE CONTROLE E PODER DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DO SABER CLASSES SOCIAIS SEPARÇÃO ENTRE QUEM SABE E QUEM NÃO SABE MEDIAÇÃO ENTRE O PODER E O SABER ORALIDADE E LINGUAGEM ESCRITA

Educação a serviço de quem? Educação a serviço de que? Surge a escola: a serviço de quem? ESCOLA PARA ELITE Escola de massa: invenção da modernidade: século XVIII/XIX Revolução Francesa Criação do Estados-Nação Ascensão da Burguesia Sociedade Capitalista

Educação na antiguidade: Grécia e Roma Normas de trabalho: tecne( trabalhadores manuais-livres e escravos) Normas de vida: teoria( homem livre: nobres) Homem educado: elite Paideia: pleno resultado da educação: formação integral do homem Divisão dos “educadores profissionais”: Mestres –escola, artesãos –professores Pedagogos- escravos e educadores-nobres ou de nobres.

PEDAGOGO CONDUTORES DE CRIANÇAS CONVÍVIO, EDUCAÇÃO DOS VALORES, DAS NORMAS DA CULTURA GREGA ESTILO DA EDUCAÇÃO GREGA: ÉTICA, ARTÍSTICA Sócrates: filósofo grego Educação como formação do espírito Fidelidade à polis( cidade-estado ) Modelos de educação: Filosófica e Oratória Platão: obra clássica A República Aristóteles. Pitágoras Sofistas: retórica

Educação em Roma Educação para o trabalho e a vida Educação na família Separação : senhores e servos Ensino de educar: sabedoria Ensino de instruir: Oficina de trabalho: filhos de escravos, servos, trabalhadores artesãos Escola livresca- futuro senhor, funcionário , burocrata.

“ Do mesmo modo como o sacerdote, o educador caminha atrás dos passos do general. A educação do conquistador invade, com armas mais poderosas do que a espada, a vida e a cultura dos conquistados”. P.52. “ As armas não tinham conseguido submetê-los a não ser parcialmente; foi a educação que os domou.” Plutarco

REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral O QUE É EDUCAÇÃO? REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral

REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral O QUE É EDUCAÇÃO? REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral