REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral O QUE É EDUCAÇÃO? REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral
Então surge a escola Divisão social do saber Aprender para ser chefe, artista, feiticeiro... Ritos de passagem/ iniciação Escolas para meninos, para meninas “Universidades em escala indígena”
A educação existe de diferentes formas.... Numa teia de relações interpessoais...espontânea, de parentesco,informal Numa relação de não parentesco... Mestre em um ofício e o aprendiz. Nestas situações o espaço educacional não é o “escolar”
QUANDO A EDUCAÇÃO ASSUME UM INTERESSE POLÍTICO DE CONTROLE CONTROLE E PODER DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DO SABER CLASSES SOCIAIS SEPARÇÃO ENTRE QUEM SABE E QUEM NÃO SABE MEDIAÇÃO ENTRE O PODER E O SABER ORALIDADE E LINGUAGEM ESCRITA
Educação a serviço de quem? Educação a serviço de que? Surge a escola: a serviço de quem? ESCOLA PARA ELITE Escola de massa: invenção da modernidade: século XVIII/XIX Revolução Francesa Criação do Estados-Nação Ascensão da Burguesia Sociedade Capitalista
Educação na antiguidade: Grécia e Roma Normas de trabalho: tecne( trabalhadores manuais-livres e escravos) Normas de vida: teoria( homem livre: nobres) Homem educado: elite Paideia: pleno resultado da educação: formação integral do homem Divisão dos “educadores profissionais”: Mestres –escola, artesãos –professores Pedagogos- escravos e educadores-nobres ou de nobres.
PEDAGOGO CONDUTORES DE CRIANÇAS CONVÍVIO, EDUCAÇÃO DOS VALORES, DAS NORMAS DA CULTURA GREGA ESTILO DA EDUCAÇÃO GREGA: ÉTICA, ARTÍSTICA Sócrates: filósofo grego Educação como formação do espírito Fidelidade à polis( cidade-estado ) Modelos de educação: Filosófica e Oratória Platão: obra clássica A República Aristóteles. Pitágoras Sofistas: retórica
Educação em Roma Educação para o trabalho e a vida Educação na família Separação : senhores e servos Ensino de educar: sabedoria Ensino de instruir: Oficina de trabalho: filhos de escravos, servos, trabalhadores artesãos Escola livresca- futuro senhor, funcionário , burocrata.
“ Do mesmo modo como o sacerdote, o educador caminha atrás dos passos do general. A educação do conquistador invade, com armas mais poderosas do que a espada, a vida e a cultura dos conquistados”. P.52. “ As armas não tinham conseguido submetê-los a não ser parcialmente; foi a educação que os domou.” Plutarco
REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral O QUE É EDUCAÇÃO? REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral
REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral O QUE É EDUCAÇÃO? REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral