Profa. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Reflexões sobre Didática da História Ensino de História: fundamentos e métodos Circe M.F.Bittencourt Disciplina Didática- 2º ano de História Profa. Cidinha.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
O papel do professor frente às mudanças
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Aprender ao Longo da Vida
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática e Metodologia no Ensino Superior
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Quadro síntese comparativo das principais diferenças entre os modos de organização do processo de ensino/aprendizagem utilizados até hoje.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Capacitação dos professores
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
Plano de Trabalho Docente
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Construindo o futuro do seu filho!
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O que é ensinar história?
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
A PEDAGOGIA DA DÚVIDA NUMA SALA DE AULA VIRTUAL INVERTIDA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Universidade Federal de Uberlândia
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Situação de Aprendizagem
TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

Profa. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NEO-LIBERAL MUNDO CONTEMPORÂNEO O QUE MUDA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA COM AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO? UNISAL Curso de Psicologia Profa. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva 2005

PLANO DA EXPOSIÇÃO: 1- MUDANÇA NO MUNDO DO TRABALHO 2- INTERFERÊNCIAS NA EDUCAÇÃO 3- QUE CAMINHOS TRILHAR?

Mundo do trabalho Mercado Reestruturação Produtiva Neoliberalismo Globalização Exclusão Social

MODELO TAYLORISTA FORDISTA separação entre pensamento execução estrategistas/estratégias concepção positivista de ciência fragmentação super especialização pleno emprego era da estabilidade mudanças tecnológicas pouco dinâmicas

Cumpridor de tarefas pré-estabelecidas ESCOLA FABRIL Visão conteudista Memorização Repetição Aluno disciplinado Cumpridor de tarefas pré-estabelecidas Consumidor de informações

Criatividade Formação generalista Mundo contemporâneo Mudanças rápidas Tecnologia Flexibilidade Crise na concepção de Estado do Bem Estar Social Globalização: Exclusão Social Marginalidade Sociedade Consumista Mudança nos hábitos de vida Criatividade Formação generalista

Novas demandas para a escola Desenvolver habilidades e competências Autonomia intelectual Competência ética Cooperação Alfabetização Emocional Reflexão Criatividade Diversificação Resolver problemas Novas demandas para a escola

IMPACTOS NA EDUCAÇÃO perfil do professor Aluno Autônomo Responsável Agente perfil do professor concepção de processo ensino -aprendizagem foco na aprendizagem ensinagem aula:- espaço de (com)vivência - espaço de vivência(com) Professor Mediador Problematizador

IMPACTOS NA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA REALIDADE DO ALUNO PROFESSOR INTÉRPRETE PARA O ALUNO

IMPACTOS NA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL Enxugamento da máquina estatal Mobilização da sociedade civil Legislação Educacional com forte influência do Banco Mundial Privatização do público estatal Espaço para o Terceiro Setor Espaço para o Voluntariado EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL

Que caminhos trilhar? Como responder ao novo? Escutar o Novo Exercitar a reflexão Posicionar-se Ousar Agir Definir o SENTIDO de sua ação Busca Coletiva PRÁXIS: Ação –Reflexão- Ação

Como responder a isso, sendo educador salesiano? FIRMEZA DOÇURA AMOREVOLLEZZA

Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado a idéia de que o menos que um escritor pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto. Érico Veríssimo, Solo de clarineta.