Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
Microeconomia Aula 3.
FACCAT – Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Taquara
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
OFERTA E DEMANDA II: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
Demanda Turística Número total de pessoas que viajam ou desejam viajar para desfrutar das comodidades turísticas e dos serviços em lugares diferentes daqueles.
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Modelo de Factores Específicos
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Marketing para EMPREENDORES
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
TEORIA ECONOMICA I.
O Modelo da Procura e Oferta
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Análises de Demanda e Oferta
Comercialização de Produtos Agrícolas
CRÍTICA À ECONOMIA CLÁSSICA
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Microeconomia – aula 7 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
DEMANDA.
Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia
Introdução à Microeconomia
Economia e Mercado 4ª AULA.
Desafios gerenciais Aula 4.
Introdução a Microeconomia
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
Teoria da Escolha do Consumidor
MICROECONOMIA.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS TEORIA ELEMENTAR DO FUNCIONAMENTO DO MERCADO Prof.. José Stênio Sousa.
Fundamentos de economia
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
A Restrição Orçamentária
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Microeconomia.
uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;
OFERTA E DEMANDA: COMO O MERCADO TRABALHA
Assuntos preliminares
Restrições Orçamentárias
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Microeconomia Aula 2.
DEMANDA.
Demanda. Nos primeiros dias de janeiro de todos os anos, os principais jornais apresentam matérias sobre as liquidações que algumas grandes lojas de departamento.
Oferta e Demanda.
Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Microeconomia Aula 4.
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo Divisão do Estudo Econômico Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado.
Economia Conceitos Básicos.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Objetivo da Firma A teoria do consumidor busca compreender como o indivíduo forma a demanda, tanto individual quanto total, e como consegue maximizar a.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Universidade Federal de Itajubá Uma introdução à Economia Fred Leite Siqueira Campos.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Transcrição da apresentação:

Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos A análise microeconômica do turismo tem como objetivo principal estudar o comportamento :

Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos dos consumidores turistas, que sujeitos às suas restrições orçamentárias, procuram maximizar as satisfações ou utilidades, derivadas do consumo dos produtos turísticos; das empresas turísticas, que sujeitas às limitações de seus processos produtivos, procuram elevar ao máximo os seus lucros; dos mercados turísticos, onde se encontram os consumidores turistas e as empresas produtoras dos bens e serviços do turismo.

Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos Demanda Turística A demanda turística pode ser definida como a quantidade de bens e serviços turísticos que os indivíduos desejam e são capazes de consumir a um dado preço, em um determinado período de tempo. Vemos, portanto, que o principal agente econômico, responsável, pela demanda turística, é o consumidor de produtos turísticos, ou simplesmente como é denominado: turista.

Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos Consumidor de produtos turísticos A teoria da demanda turística tem por finalidade explicar o comportamento do consumidor, tendo em vista suas decisões de compra de bens e serviços que estão à sua disposição no mercado turístico. Sob o enfoque econômico, o consumidor tem como objetivo primordial a obtenção da máxima satisfação de seus gastos, através da escolha da melhor combinação possível dos produtos do turismo Assim, o consumidor é obrigado a escolher. Se preferir mais de um determinado produto turístico é obrigado a aceitar uma quantidade menor de outro, já que os seus recursos são limitados.Além disso, age racionalmente no sentido de conseguir a máxima satisfação ao planejar sua escolha e efetua-la.

Fatores que influenciam a demanda turística Os principais fatores que influenciam a demanda turística são: Preços dos produtos turísticos: Quanto mais alto for o preço dos produtos, menor será a quantidade demandada e vice-versa. Preços dos outros bens e serviços: Se o preço do produto turístico for relativamente menor do que os preços dos outros bens e serviços concorrentes, o consumidor racional demandará mais aquele.

Fatores que influenciam a demanda turística Nível de renda dos turistas : Quanto mais alto o poder aquisitivo dos turistas, maior será o montante de produtos turísticos demandados. Gostos dos turistas: Uma mudança nos gostos dos consumidores de produtos turísticos afeta a procura dos mesmos, e por isso consideramos que os gostos permanecem constantes em um determinado período de tempo.

Fatores que influenciam a demanda turística Como todos esses fatores alteram-se ao longo do tempo, para que se possa verificar os efeitos em separado de cada um deles sobre a demanda por produtos turísticos, é necessário manter-se constantes os demais. Concluindo, é de interesse destacarmos que além dos preços dos produtos turísticos, da renda dos turistas e dos preços dos bens e serviços concorrentes, existem outros elementos importantes para a demanda de produtos turísticos como a :

Fatores que influenciam a demanda turística População: O simples número de habitantes, com poder aquisitivo para viagens turísticas, afetará a quantidade de bens e serviços procurados. Também a distribuição da população por faixa etária determinará o perfil da procura. Uma população jovem, por exemplo, demandará, certamente, uma quantidade de viagens para locais distintos dos procurados pelos turistas mais idosos. Distribuição de renda: Supondo-se que cada grupo socioeconômico tenha seu padrão de consumo próprio, uma alteração na parcela da renda total recebida por cada grupo afetará a quantidade consumida de bens e serviços turísticos por eles preferidos. Cabe aqui ressaltar que o turismo, muitas vezes considerado como um bem de luxo, só pode ser desfrutado por aqueles indivíduos que já tenham satisfeito às necessidades de consumo de bens e serviços de primeira necessidade.