Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
Patent Cooperation Treaty
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
1.
O que os usuários esperam de nós?. Fonte: Amcham.
Propriedade Industrial e Meio Ambiente: As Patentes Verdes
1.
Conceitos de Informação Tecnológica
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Apresentação do Projeto
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Propriedade Intelectual
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Logística e Gerenciamento da
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Propriedade Intelectual
Planejamento Estratégico do PGQP
Indicadores Revisão segundo reunião de 23-01
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Case CPTM: gestão por processos
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Workshop “Atuação Internacional da Embrapa”
PROCURADORIA JURÍDICA – PJ/UEA
Objecto, Atribuições e Competências do IPI
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Registro Eletrônico de Medicamentos  Dotar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária de uma plataforma eletrônica de Serviços e informações capaz.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
Administração de Marketing I
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
A Inteligência Colaborativa como Ferramenta para Gestão de Redes e Análise de Patentes em Dengue: um estudo de caso aplicado à saúde pública Dr. Jorge.
Gerenciamento de conteúdo e automação de processos de trabalho com o novo 2007 Microsoft Office system.
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 10
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Estratégia Organizacional
Seminário de Marcos Regulatórios e Propriedade Intelectual
Bases Disponíveis Para Buscas Informatizadas
6. MÉTRICAS / CONTROLES 22 DE MARÇO DE CONTROLES SERVEM PARA : - AVALIAR O DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO. - ANALISAR O AMBIENTE EXTERNO.
A Proteção da Propriedade Industrial e o Empreendedorismo Tecnológico.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
Integração.
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
Cases InfoWorker – Julho 2015
Programa Soluções Tecnológicas
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA DEPENDE DA SUA GESTÃO!
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
Patent Prosecution Highway INPI-USPTO Rio de Janeiro, 25 de maio de 2016 Diego Musskopf Gestor Grupo de Exame Cooperativo DIRPA/INPI.
Contribuição da UEM para o ecossistema de inovação da cidade de Maringá-PR Mauro Luciano Baesso REITOR.
Inovação Tecnológica & Propriedade Intelectual “Peer Production” Conhecimento Compartilhado “Commons” Conferência do Sudeste B.HTE
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013 Diretor de Patentes Liane Elizabeth Lage Vice-Diretora de Patentes março de 2013

CENÁRIO 2022

Brasil como economia industrial integrada aos principais pólos geradores e consumidores de tecnologia. Empresas brasileiras serão partícipes de importantes cadeias globais de pesquisa,desenvolvimento e inovação. Produtos brasileiros tecnicamente diferenciados e com marcas reconhecidas globalmente.

Visão 2022 INPI é amplamente reconhecido pela sociedade brasileira por sua relevância para a inovação e pela excelência dos seus serviços. INPI é uma das instituições de maior influência no sistema global de PI. Brasil é reconhecido como ambiente de negócios de elevada credibilidade no campo da propriedade intelectual .

Visão 2022 INPI colabora com outras grandes instituições de concessão de direitos de PI e presta serviços de busca e exame de patentes para instituições de porte menor. INPI é atuante na defesa das patentes e demais direitos de PI de brasileiros no mundo inteiro

Impacto do backlog para o país Aumento dos custos de transação nas atividades de inovação Insegurança jurídica Enfraquecimento do sistema brasileiro de PI Deterioração da imagem do sistema brasileiro de PI e da percepção do ambiente de negócios brasileiro

Crescimento da demanda por patentes no país Crescimento 6-10% ao ano nos últimos 10 anos Expectativa de aumento de taxa de crescimento da demanda na medida em que se equaciona o backlog, pois a demora nas decisões desestimula os depósitos de pedidos.

ESTRATÉGIA INPI 2013-2015

Estratégia do INPI para solução do backlog de patentes Duas linhas de ação simultâneas: Mitigação imediata do impacto negativo do backlog; Solução estrutural do problema do backlog em todas as áreas tecnológicas.

Mitigação imediata do impacto do backlog Oferta de manifestação preliminar para os pedidos originados no Brasil: a partir de março de 2013, em no máximo 18 meses a partir do pedido de manifestação preliminar.

Mitigação imediata do impacto do backlog Aceleração do exame em campos prioritários: Modelos de utilidade (40% do total de pedidos de brasileiros); Patentes verdes ; Fármacos e equipamentos farmacêuticos, quando de interesse Prioritário do SUS, relacionados a AIDS, Câncer e Doenças Negligenciadas.

Solução estrutural do problema do backlog de patentes Revisão dos procedimentos de recepção e exame formal. Entrada em meio digital e digitalização dos pedidos que deram entrada em papel. Automação dos procedimentos administrativos e do fluxo de exame. Organização das filas de exame segundo a natureza dos pedidos, em cada campo tecnológico.

Solução estrutural do problema do backlog de patentes Procedimentos diferenciados para cada fila de exame. Diretrizes gerais de exame claras e detalhadas e diretrizes específicas para os campo de maior complexidade. Trabalho colaborativo com outras instituições (PROSUR, CNPq, instituições oficiais de PI de outros países).

Pareceres técnicos de patentes e suas respectivas cartas patentes já são disponibilizados pela internet, em tempo real. Implantação do sistema e-Patentes/Depósito de depósito eletrônico de patentes (Mar/2013). Complementação dos demais formulários de patentes. Em andamento a digitalização dos processos de patentes. Fluxo INPI-ANVISA estabelecido. Exames prioritários virtuais. Dossiê de pedidos de patentes disponíveis no e-vista

Automação dos Procedimentos

Criação das filas e reorganização do exame em cada campo tecnológico Modelos de Utilidade Patentes de invenção originadas no Brasil ou aqui depositadas diretamente Patentes depositadas no Brasil via PCT Pedidos internacionais originados no Brasil que apontam o INPI como autoridade de busca e exame internacional Filas de exame colaborativo

Implementação total do Cláusulas Tipo Máquina de tradução ESP/ING/PORT Otimização de Desempenho Home Office

Racionalização do trabalho e melhoria no treinamento Comitê de Recursos, Nulidades e Ações Judiciais Comitê de exame ISA/IPEA Unidade de exame em Modelos de Utilidade

Produção x Produtividade

Posicionamento Estratégico Orientado Análise e captação estratégica de parceiros Autonomia administrativa e financeira 100% integrado ao sistema Internacional de PI Satélites nos estados Documentação integral disponível na rede e-PEC como ferramenta unificada de exame Projeto de promoção do patenteamento no Brasil das empresas inovadoras

21

22

* decisão significa deferimentos, indeferimentos e arquivamentos de pedidos de patentes