Período: 22 a 26 de novembro/2011

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COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

Período: 22 a 26 de novembro/2011 1ª Avaliação para Recredenciamento da UTFPR Período: 22 a 26 de novembro/2011 Conceito: 1 a 5 1 = muito aquém 2 = aquém 3 = atende 4 = além 5 = muito além A avaliação dependerá de todos nós!

O que é a avaliação institucional?

Avaliação das Instituições de Educação Superior A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades: Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES. Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade. DIMENSÃO 5

DIMENSÕES DO PROCESSO AVALIATIVO INSTITUCIONAL Dimensão 1: A missão e o plano de desenvolvimento institucional. Dimensão 2: Perspectiva cientifica e pedagógica formadora: políticas normas e estímulos para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão. Dimensão 3: A responsabilidade social da instituição. Dimensão 4: A comunicação com a sociedade. Dimensão 5: Políticas de pessoal, carreiras, aperfeiçoamento e suas condições de trabalho. Dimensão 6: Organização e gestão da instituição. Dimensão 7: Infraestrutura física e recursos de apoio. Dimensão 8: Planejamento e avaliação. Dimensão 9: Políticas de atendimento aos estudantes. Dimensão 10: Sustentabilidade financeira.

PPI – Projeto Político-Pedagógico Institucional É um instrumento que norteia as práticas acadêmicas da IES, tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos. Horizonte de longo prazo, não se limitando a um período de gestão. PPI - UTFPR - 2006 (aprov. 2007) - submetido à apreciação comunidades interna e externa para sugestões. Momento para a comunidade refletir sobre o futuro da UTFPR. PPI - documento definidor da identidade, dos rumos futuros da UTFPR e balizador do Estatuto e dos demais documentos. Disponível em: www.utfpr.edu.br/a-instituicao/documentos-institucionais

PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional Decreto nº 5.773/2006 – Art. 16 - “INSTRUÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL”. Elaborado para o período 2009-2013. Em consonância com o PPI. Deve apresentar a forma de concretização do projeto educacional, definindo metas, períodos e recursos humanos e materiais necessários. (O que, Quem, Quando e Como) Disponível em: www.utfpr.edu.br/a-instituicao/documentos-institucionais

Eixos Temáticos Essenciais do PDI (sumário do PDI) PERFIL INSTITUCIONAL (missão, visão, valores, histórico, áreas de atuação, objetivos e metas) PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (Políticas de Ensino; Políticas de Extensão; Políticas de Pesquisa; Políticas de Gestão; Responsabilidade Social da IES) IMPLEMENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA CORPO DOCENTE (titulação, experiência, critérios de seleção, políticas para o corpo docente - qualificação, plano de carreira, regime de trabalho) CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO (políticas para o corpo TA - qualificação, plano de carreira, regime de trabalho)

CORPO DISCENTE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA (Gestão Universitária, COUNI, Órgãos Deliberativos Especializados – COPLAD, COGEP, COEMP, COPPG) AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INFRAESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS (Laboratórios, Bibliotecas) ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS OU COM MOBILIDADE REDUZIDA DEMONSTRATIVO DE CAPACIDADE E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Conselho Universitário - COUNI Conselhos Deliberativos Especializados

Conselho Universitário - COUNI Instância máxima de decisão: 5 representantes dos TAs: Ivantuil L. Garrido (RT) Lucia Drulla Machado (CT) Neiva R. Pizzato (PB) Adilson A. Caetano da Silva (LD) Ezequiel de Lima (MD)

Conselho de Graduação e Educação Profissional - COGEP Colegiados especializados: Conselho de Graduação e Educação Profissional - COGEP (presidente = pró-reitor GRAD possui 2 representantes dos Técnicos-Administrativos: Ivone da Costa Dias Sucla – CT Suplente: Flávia Belintani Blum Haddad – CP José Gonçalves de Oliveira Júnior – CT Suplente: Rafael Molina Ferrari – CM Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - COPPG (presidente = pró-reitor PPG possui 1 representante dos Técnicos-Administrativos: Fabiana Almeida Sambati

Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias - COEMP (presidente = pró-reitor REC possui 1 representante dos Técnicos-Administrativos: Veridiana Lúcia Stachowski Conselho de Planejamento e Administração - COPLAD (presidente = Reitor Ivantuil Lapuente Garrido Trata também das funções da: CPPD – Comissão Permanente de Pessoal Docente CIS – Comissão Interna de Supervisão (TAs)

PROGRAD Programa de Monitoria o programa é voltado para os estudantes dos cursos de graduação, desenvolvido como estratégia institucional para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Programa Bolsa-Permanência destinado ao estudante regular dos cursos presenciais, com vulnerabilidade sócio-econômica cuja renda familiar per capita é de até 1,5 salário mínimo nacional.

Programa de Assistência ao Ensino direcionado aos alunos de mestrado acadêmico da instituição, que passam a atuar no auxílio às atividades docentes de graduação realizadas na universidade. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência visa valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena.

Programa de Educação Tutorial garante aos estudantes oportunidades de vivenciar experiências, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica. Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas oferta cursos de línguas para a comunidade interna e externa.

Centro de Atividades Físicas oferece atividades esportivas para a comunidade interna e externa. Departamento de Educação Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape) e Núcleo de Ensino (Nuens). Nuape - atendimento a estudantes, pais e docentes da instituição (estudantes com dificuldades de aprendizagem e adaptação ao ambiente escolar; orienta os pais com relação à instituição; e auxilia a relação docente-estudante).

Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas Assistência à saúde oferece aos estudantes os serviços de atendimento médico, de enfermagem e odontológico, de acordo com a disponibilidade de servidores. Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas cada campus possui um Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), sob a responsabilidade dos Nuapes, cujo objetivo é implementar ações de inclusão de PNEs (visuais, auditivos, físicos, mentais e superdotados).

Cursos de Formação Pedagógica habilita diplomados em cursos de graduação para o exercício do magistério no ensino médio e técnico. Reserva Social de Vagas 50% das vagas destinadas a estudantes de escolas públicas.

PROPPG Cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu Educação a distância oferta cursos de especialização pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Produção acadêmica e científica elaboração de trabalhos de final de curso, monografias de especialização, dissertações de mestrado, teses de doutorado e publicações de artigos científicos.

PROREC Estágios e empregos Cursos de Qualificação Profissional cadastro com mais de 6.000 empresas e instituições conveniadas. Cursos de Qualificação Profissional cursos de extensão de curta duração que proporcionam formação complementar à comunidade.

Criação dos núcleos de extensão: Apoios tecnológicos disponibilizados à sociedade, a partir de competências identificadas nas pessoas e infraestruturas disponíveis em cada campus. Criação dos núcleos de extensão: - Cultura e Comunicação. - Saúde e Meio Ambiente. - Trabalho,Tecnologia e Produção. - Educação e Direitos Humanos.

Projeto Rondon coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários em busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades com vulnerabilidade sócio-econômica. Programa Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos – CIMCO atua na prevenção e educação às doenças sexualmente transmissíveis (DST/ AIDS), ao uso indevido de substância psicoativas, qualidade de vida, saúde e promoção humana.

Atividade de relações internacionais e interinstitucionais Agência de Inovação atividades que vão desde a disponibilização de mecanismos de proteção da propriedade intelectual até a estruturação de meios para o fomento ao empreendedorismo e à inovação. (Hotel Tecnológico, Incubadora, etc.) Escritório Verde

Plano de carreira dos TA’s PCCTAE – LEI Nº- 11.091, de 12.01.2005 - reenquadramento. Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 18 meses de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação. Progressão por capacitação – cursos gerais externos/internos Incentivo à qualificação – cursos de educação formal

Política de capacitação O Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de que trata a Lei nº 11.091/2005, contempla três segmentos: i) dimensionamento das necessidades institucionais, com definição de modelos de alocação de vagas, que contemplem a diversidade da Instituição; ii) programa de capacitação e aperfeiçoamento; e iii) programa de avaliação de desempenho.

Política de capacitação Regulamentação interna: 1998 - DIRETRIZES para uma POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS DO CEFET-PR. PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Política de capacitação Cursos internos e externos Educação formal Graduação : Curso de Tecnologia em Gestão Pública. Horário especial conforme legislação Especialização : Vagas para servidores nos cursos. Curso de especialização em Governança Pública para os servidores

Autoavaliação Avaliação de desempenho do servidor -desde 1966 Avaliação dos setores Avaliação das chefias Avaliação do docente pelo discente Avaliação individual – docentes e TA’s Devolutiva das avaliações

Obrigada! DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Thasiana - DIRGEP (thasiana@ufpr.edu.br) e Rozana - SEDEP(rozana@utfpr.edu.br)