Experiência de Petrópolis

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Transcrição da apresentação:

Experiência de Petrópolis PROMOÇÃO DOS DIREITOS Á SAÚDE SEXUAL E À SAÚDE REPRODUTIVA DE ADOLESCENTES 04/12/08 1

Resultado esperado Capacidade do Sistema de Saúde em ofertar informação e serviços essenciais em Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva de forma equitativa, ampliada e fortalecida 04/12/08 2

Objetivos Qualificar e avaliar as ações da rede de assistência primária e secundária na atenção à saúde sexual e à saúde reprodutiva de adolescentes Promover a saúde e a prevenção de agravos em ações integradas com a educação em dois territórios, urbano e rural, de Saúde da Família 04/12/08 3

Local e público – alvo 60 adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos, das escolas: João Kopcke localizada na área adstrita do ESF Fazenda Inglesa (urbana) Dr. Teodoro Machado, na área adstrita do ESF Boa Esperança (rural) 04/12/08 4

PREMISSA . Caminhar em direção à saúde é promover meios para que cada pessoa possa construir um caminho pessoal e original em direção ao bem-estar físico, psíquico e social, participando proativamente do controle sobre as condições de saúde da sociedade 04/12/08 5

O cuidar do adolescente Fortalecer o vínculo entre a saúde e a escola Facilitar a continuidade do trabalho pelos professores Enriquecer o trabalho com a abordagem dos temas pelos profissionais de saúde Parceria fundamental para que sejam atingidos os objetivos comuns das duas áreas: o cuidar do adolescente. 04/12/08 6

Proposta Metodológica Idéias geradoras de participação Adolescente é o centro e o ator (atriz) principal do processo educativo e das ações de atenção integral à saúde A tarefa é grupal permitindo a riqueza vivencial do intercâmbio entre participantes do grupo A comunicação e o diálogo aumenta o conhecimento o que contribui para uma atitude de respeito frente aos outros 04/12/08 7

Proposta Metodológica O desenvolvimento da autogestão e da reflexão crítica Adolescentes com pensamento próprio que os ajude a investigar o mundo em volta Atitudes reflexivas e críticas e saudável autocrítica Ser livre para aceitar, negar ou dialogar as razões, juízos e verdades do meio em que vive 04/12/08 8

Atenção integral à saúde de adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde Conhecer as necessidades e problemas que adolescentes percebem no que diz respeito à esfera sexual –reprodutiva O lugar que ocupa a sexualidade no estilo de vida de adolescentes e da população em geral A forma como esse lugar e o estilo de vida influenciam nos transtornos de saúde em geral. Incorporar a sexualidade dentro de um enfoque de prevenção contínua A ativa participação de adolescentes nas ações realizadas 9

Alguns Resultados nas UBS Os PSFs apresentam rotina estabelecida para atendimento a adolescentes escolares As Unidades continuam os trabalhos com adolescentes escolares na metodologia de trabalho de grupo Manutenção de parceria entre PSF-Escola Ex.: grupo de dança As redes de atenção primária e secundária estão articuladas com rotina estabelecida para recepção dos adolescentes referenciados pelos PSFs Equipe multidisciplinar e resolutuvidade nos problemas detectados 10

Alguns Resultados nas Escolas Ação conjunta entre profissionais de saúde e professores A interação com a direção da escola foi relevante para a credibilidade das ações educativas em saúde Professores sensibilizados para o acolhimento de adolescentes, pais e responsáveis dentro da Escola Professores capacitados quanto aos referenciais teóricos, problemas e marcos legais sobre adolescência Nas estratégias para organização e facilitação de grupos educativos Nos aspectos valorativos para agregar valor em grupos de adolescentes, de pais e responsáveis Identificação dos perfis artísticos dos adolescentes escolares e 04/12/08 11

Encontro das Escolas A performance artística é uma síntese dos conteúdos trabalhados no decorrer das atividades educativas em saúde A apresentação final serve de fio condutor, incentivador, de todos os adolescentes nas demais atividades do Projeto Os ensaios, a criação, as idéias são negociadas entre os adolescentes e os profissionais envolvidos, A construção de laços de confiança, parceria, amizade e compromisso entre todos os participantes. 04/12/08 12

A fala da Equipe – Saúde e Educação Tanto nas escolas, nas Unidades de saúde de família e no IMUCA, o foco de atenção é o adolescente, no seu mundo, nas suas dúvidas e angústias, nos seus valores e na sua saúde. Acreditamos que, através deste trabalho, podemos agregar valores importantes para a saúde dos adolescentes. O valor da saúde, do cuidado, dos profissionais de saúde e de educação e da família, num esforço conjunto de criar bases para um mundo mais justo e melhor para o futuro dos nossos adolescentes. 04/12/08 13