Alain Santandreu – IPES/RUAF Ivana Lovo - REDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Desenvolvimento Local & Territórios
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
Ministério do Desenvolvimento Agrário
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Sudoeste do Paraná.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Superintendência Regional de SC
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Plano Safra da Agricultura Familiar
da Agricultura Familiar
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
PLENÁRIA FINAL.
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA
Plano Estratégico Regional de Turismo
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
“Contra a fome e a violência sexista”
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Segurança alimentar e mercados institucionais
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Objetivos Específicos:
1.
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA. Rede Ecovida A Rede Ecovida de Agroecologia e um espaço de articulação entre agricultores familiares e suas organizações,
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Levantamento de Áreas para Agrourbania UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE UNB PLANALTINA.
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas Alain Santandreu – IPES/RUAF Ivana Lovo - REDE Brasilia 31 de mayo – 1 de junio de 2007

Elaboração das diretrizes para uma política nacional de AUP Objetivos Identificação e caracterização das iniciativas e alianças de AUP (listados y focadas): Relatorios Elaboração das diretrizes para uma política nacional de AUP O estudo foi realizado em 11 aglomerados metropolitanos das 5 regiões brasileiras: Regiões Norte e Nordeste: Belém, Fortaleza, Salvador e Recife. Regiões Sul e Sudeste: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. Região Centro-Oeste: Brasília e Goiânia. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Nº experiências listadas Total: 635 iniciativas de AUP Produção: 537 (vegetal), 109 (animal) e 12 (insumos) Comercialização: 248 Transformação: 66 Serviços: 175 % de iniciativas listadas por Regiões Metropolitanas Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Cobertura das experiências focadas 30% dos municípios das Regiões estudadas (50 municípios) Regiões % de municipios Regiões Sul e Sudeste 16 Regiões Norte e Nordeste 42 Região Centro-Oeste 41 Nº das experiências focadas 150 experiências focadas nos municípios das Regiões estudadas Regiões Nº experiências Regiões Sul e Sudeste 76 Regiões Norte e Nordeste 32 Região Centro-Oeste 42 Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Marcos legais para a promoção da AUP Legislação de relevância casual para a AUP. Legislação setorial relacionada à AUP. Legislação específica de AUP. Regiões Relevância casual Setorial relacionada Específica Regiões Sul e Sudeste Regiões Norte e Nordeste Região Centro-Oeste São Paulo Lei Nº 13.727 Programa de AUP (PROAURP) e o Plano Diretor Estratégico. Brasília Lei que promove hortas familiares; comunitárias; escolares e condominiais. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Marcos institucionais para a promoção da AUP Estruturas e espaços de suporte que permitem a implementação das políticas públicas e a aplicação da legislação vigente. Regiões Programas, Gerencias Foros, Conselhos Regiões Sul e Sudeste Regiões Norte e Nordeste Região Centro-Oeste Contagem a agricultura urbana é desenvolvida pela Directoria de AUP , vinculada a Coordenadoria de SAN. São Paulo o Fórum de AUP. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Políticas Públicas para a promoção da AUP Referem-se ao conjunto de diretrizes que promovem e garantem os direitos dos cidadãos. Ou seja, tudo que os governos fazem (ou deixam de fazer) para melhorar sua atuação. Regiões Política Pública Regiões Sul e Sudeste Regiões Norte e Nordeste Região Centro-Oeste Belo Horizonte a PMBH e a sociedade civil promovem o Programa CCF para a formulação de uma política municipal de AUP. Porto Alegre, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Viamão entre 2003 e 2004 promoveram a implementação de uma política de AU vinculada ao Fome Zero. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

A maior parte das experiências enfocadas localiza-se nas capitais. Localização A maior parte das experiências enfocadas localiza-se nas capitais. Em áreas intra e peri urbanas. Tempo de existência Sociedade civil: 33% tem mas 4 anos. Governos locais: 15% tem menos de 4 anos. Governo Federal: 11% tem menos de 2 anos. Salvador, Porto Alegre, São Paulo na sociedade civil têm experiências de AUP por mais de 25 anos. Curitiba na Prefeitura têm experiências de AUP ao mais de 20 anos. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Alcance das iniciativas focadas 69% som projeto o “atividades permanentes” desenvolvidas por grupos de produtores, de vizinhos ou de universitários como atividade de extensão. 27% som programas. 4% faz parte de políticas institucionais. Atores da AUP Governo Federal: MDS e outros (MDA, MCT, EMATER, EMBRAPA, INCRA, etc.) Governos locais / estaduais. ONG e Universidades. Associações de produtores e comunitárias. Movimentos sociais urbanos e rurais. Empresas; Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Perfil dos agricultores Perfil dos agricultores urbanos e peri urbanos Regiões Perfil dos agricultores Regiões Sul e Sudeste Mulheres de baixa renda e baixo nível de escolaridade. Mulheres e homens com renda baixa e média, nível educacional baixo e médio, alto nível de organização. Regiões Norte e Nordeste Mulheres, homens, jovens, adultos e idosos, com uma forte presença de pardos, negros e indígenas de baixa renda e baixo nível de escolaridade. Mulheres, homens migrantes internos, desempregados, subempregados com renda baixa, nível educacional baixo e médio. Região Centro-Oeste Homens jovens e adultos com renda baixa e média (20% renda entre média e alta) nível educacional baixo e médio. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Programas e projetos municipais de hortas e pomares comunitários. Tipo de atividades Produção Programas e projetos municipais de hortas e pomares comunitários. Hortas comunitárias promovidas por Associações e grupos de produtores. Quintais e pátios localizados em bairros e/ou comunidades insulares. Assentamentos da reforma agrária Atividades de extrativismo. Produção animal. Produção abaixo das linhas de transmissão elétrica. Outras experiências produtivas como padarias, plantas medicinais, etc. Hortas promovidas por ONG, universidades e outras organizações. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Feiras orgânicas e ecológicas. Feiras urbanas e feiras livres. Tipo de atividades Comercialização Feiras orgânicas e ecológicas. Feiras urbanas e feiras livres. Mercados urbanos tradicionais. Supermercados. Lojas. Venda direta nas próprias áreas de produção. Bancos de alimentos. Clubes de compra. Trocas e doações. Transformação Cozinhas comunitárias, restaurantes populares, farmácias caseiras e populares. Beneficiamento artesanal de produtos tradicionais, ervas, etc. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Tipo de atividades Serviços Oferta de micro crédito, certificação orgânica, banco de sementes, adubação orgânica, assessoria técnica agroecológica, formação em AUP, SAN e EPS etc. Serviços em educação, capacitação, assessoria, pesquisa e extensão (Universidades). Outros Segurança alimentar e nutricional como lanches ecológicos e saudáveis, bancos de alimentos, etc. Experiências educativas com jovens e idosos, de investigação, conservação da biodiversidade, incubadoras de empreendimentos solidários, etc. Espaços multi atorais para a promoção da AUP como Fóruns e Articulações. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Tipo de atividades Regiões Tipo de atividades Regiões Sul e Sudeste 72% produção 49% comercialização. 16% transformação 44% serviços Regiões Norte e Nordeste 80% produção 66% comercialização 12% transformação. Região Centro-Oeste A maior parte têm como principal atividade a produção, incluindo auto consumo e comercialização. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

% Orgânico o em transição % Métodos tradicionais Sistemas de produção Regiões % Orgânico o em transição % Métodos tradicionais Regiões Sul e Sudeste 63 Regiões Norte e Nordeste 65 Região Centro-Oeste 82 São Paulo estão incluídos diversos sistemas produtivos como a hidroponia e a permacultura. Goiânia apoio à conversão do sistema tradicional de agricultura para o sistema agroecológico. Recife, Salvador y Belem se incluem atividades de extrativismo animal tradicional, de pesca artesanal e agroextrativistas tradicionais orgânicas. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Superfície e volume da produção Na variação e muito grande: menos de 200 m2 a más de 900 hás. A maior parte das experiências não tem registros sistemáticos nem estimativa aproximada da produção. Investimentos Na variação e muito grande: menos de 50 mil y mas de 100 mil. A maior parte das experiências não aporto informação. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Diversidade: tipos, sistemas de produção, atores e alianças. Riqueza: nos perfis dos produtores urbanos e peri urbanos. Inovação: sistemas de produção, comercialização, transformação. Fragmentação: vinculo diferente dos atores com o poder publico. Isoladas: sem vinculo entre elas. Diferente capacidades de mobilização: apoios, recursos, gestão e registro. Dispersão: muitas ações e poucas políticas. Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas

Obrigado pela atenção Identificação e Caracterização de Iniciativas de AUP em Regiões Metropolitanas