Levantamento, construção e diagnóstico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Realização: Meta Instituto de Pesquisa de Opinião
Advertisements

PAUTA 1. Fundamentos Institucionais 2. Articulação do ODR com as Secretarias de Educação e Desenvolvimento e Planejamento Urbano da Prefeitura do.
Implantação do Sistema de Custos na Prefeitura do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
PLANO DE GESTÃO.
PROINFO - Programa Nacional de Tecnologia Educacional, foi criado pela Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997, pelo Ministério da Educação, para promover.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA
Data 09/12/08 Integração de Estudos Macroeconômicos para Planejamento Fiscal I Seminário Nacional de Cooperação e Integração Fiscal.
EIXOS DE ATUAÇÃO DA SEDU
Sistema Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável
Quem somos O que fazemos Slide 1
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Brasília, março de 2014.
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
Definição O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e seus parceiros.
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Como acessar o Orquestra?
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações.
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0. OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo. Antes de iniciar o.
CURSO GESTÃO PÚBLICA SUSTENTÁVEL PETRÓPOLIS - RJ
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
Cadastro Único e Busca Ativa
SisPNCD Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue Módulo Web
Por que um Plano para Pessoas com Deficiência?
IBGE BRASIL 2008 INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DIMENSÃO INSTITUCIONAL.
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
MONITORAMENTO DE VEÍCULOS DE
PASSO A PASSO Cadastro de Usuários
IPRS 2010 Índice Paulista de Responsabilidade Social
Novembro de Movimento Autônomo e Apartidário Criado em 2007 Rio Como Vamos Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos.
Novembro de 2014 Avaliação das Políticas Públicas.
Junho de 2014 CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE INDICADORES CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE INDICADORES.
Apresentação Diagnóstico Social
02/09/2014 Treinamento Mídias Online. Instruções -Campanhas devem conter valor, caso contrário não irão aparecer na Simulação de Plano de Custo. -Para.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Agenda Social Eixo Cidadania e Direitos Humanos Pessoas com Deficiência Secretaria Especial.
AGENDA 2013 Rede Nossa São Paulo Plano Diretor Estratégico Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.
Introdução O Educacenso é um sistema eletrônico de coleta de informações educacionais composto por um aplicativo web, que permite a coleta, a migração.
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
MAIO 2010.
Vigilância dos padrões dos Serviços de Proteção Social Básica
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
Maria Clara Di Pierro FEUSP conversa na DOT/EJA/SMESP
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Portal Rio Sem Miséria: a informação como insumo estratégico
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
Ferramentas SAGI para auxiliar na Gestão Caio Nakashima Abril 2015.
A produção dos dados educacionais deve ser conhecida pelo Diretor e, após consolidado, os mesmos devem ser analisados, pois, refletem a realidade de cada.
Administrador Público – CRA/DF
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
1 /16 Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda - ISPER - 15/04/2013 Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Delegados “Art. 24 Os municípios que realizarem Conferências Municipais terão direito a eleger delegados para participar da Conferência Estadual até o.
Transcrição da apresentação:

Levantamento, construção e diagnóstico Indicadores Levantamento, construção e diagnóstico

Indicadores Indicadores são importantes instrumentos para o planejamento de cidades mais sustentáveis e para desenvolvimento, execução e avaliação de políticas públicas. Neste processo, é fundamental fixar metas de resultados e promover a participação da sociedade civil como corresponsável pelas decisões tomadas nas cidades. Os indicadores devem ser atualizados todo ano Acompanhamento da série histórica (evolução do indicador) Observar a metodologia de cálculo (por mil habitantes, cem mil habitantes, dez mil habitantes)

Frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com deficiência Série histórica Importante para avaliar a evolução do indicador Frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com deficiência Fórmula: Número de ônibus com acessibilidade para pessoas com deficiência ÷ Número total de ônibus coletivos no município × 100 Fonte do Indicador: SPTrans (São Paulo Transporte S/A) Observações: (base: novembro/12)

Levantamento de dados Secretarias municipais Secretarias estaduais Órgãos públicos produtores de informações Sistemas do Governo Federal Exemplos: DATASUS, Internações, IBGE/Censo Demográfico)

Secretaria Estadual de Segurança Pública Secretaria Municipal de Saúde Exemplos Secretaria Estadual de Segurança Pública Dados do Censo 2010 DATASUS Secretaria Municipal de Saúde

Exemplos de indicadores: Dados Municipais Registros da área da Saúde (Secretarias Municipais de Saúde) Registros da área de Educação (Secretarias Municipais de Educação) Censo de moradores de rua (Secretarias Municipais de Assistência Social) Monitoramento de trânsito (Secretarias Municipais de Transporte/Órgãos específicos) Contagem de equipamentos de esporte, saúde e cultura Exemplos de indicadores: Unidades Básicas de Saúde Acervo de livros para adultos Leitos hospitalares População em situação de rua Área verde por habitante Índice de Congestionamentos Coleta seletiva Corredores exclusivos de ônibus

Exemplos de indicadores: Dados Estaduais Registros policiais (Secretarias Estaduais de Segurança Pública) Registros de educação ensino médio (Secretarias Estaduais de Educação) Exemplos de indicadores: Crimes violentos fatais Adolescentes envolvidos em ato infracional Homicídios Acesso a internet nas escolas do ensino fundamental e médio Roubos (total) Demanda atendida de vagas no ensino médio

Exemplos de indicadores: Dados Federais Dados de Saúde (DATASUS) Censo Demográfico (IBGE) Dados de Meteorologia (INPE) Dados de Educação (INEP) Exemplos de indicadores: Temperatura média mensal Distribuição de renda Nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM*) Pessoas com renda per capita de até 1/2 salário mínimo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb*) - Rede pública de 5ª a 8ª série Porcentagem da população urbana que reside em favelas

Diagnóstico Levantamento dos dados para compor os indicadores Análise dos dados Levantamento de prioridades para o município Estabelecimento de metas para os indicadores prioritários Construção de um Programa de Metas

Sistema de Indicadores do Programa Cidades Sustentáveis

Tela de acesso ao sistema administrativo Preencha o nome de usuário e senha e clique em entrar

Tela inicial do sistema administrativo

Tela das preferências de usuário Quando entrar no sistema pela primeira vez, preencha em “Preferências”, todos os dados do município e mude a sua senha

Tela das preferências de usuário Quando entrar no sistema pela primeira vez, preencha em “Preferências”, todos os dados do município e mude a sua senha

Tela inicial de cadastro das variáveis básicas Para editar, clique no lápis

Tela de cadastro das variáveis básicas Preencha o valor, escolha o ano e clique em adicionar O valor preenchido aparecerá no quadro da série histórica

Tela inicial de cadastro dos indicadores A lista dos indicadores aparecerá por eixos, você deve clicar no eixo para preencher os dados

Tela inicial de cadastro dos indicadores Escolha o indicador e clique no lápis para editar

Tela de cadastro dos indicadores Escolha o ano e clique em cadastrar

Tela de cadastro dos indicadores Preencha as variáveis que compõe o indicador e suas respectivas fontes (Ex: Secretaria Municipal de Cultura e IBGE) Preencha a meta pretendida para o indicador e clique em enviar

Série histórica dos indicadores Após preencher as variáveis, aparecerá na tela os valores para os anos preenchidos e os indicadores calculados

Lista de cidades Lista de cidades – selecione o Estado

Página inicial da Prefeitura Foto da cidade Resumo da cidade Variáveis Básicas

Página inicial da Prefeitura – Lista dos indicadores Indicadores que foram preenchidos no sistema

Página do indicador Informações do indicador Série histórica do indicador

Página do indicador – gráfico Referência de meta Gráfico do indicador

Comparativo entre cidades Comparativo entre cidades – selecione o indicador

Comparativo entre cidades Tabela

Comparativo entre cidades Mapa

Comparativo entre cidades Gráfico

Exportação de dados 3 formatos de arquivo

Obrigada Clara Meyer clara@isps.org.br 11 3894-2402