PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

FASCÍCULO 1 NÚMEROS NATURAIS Parte 2.
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Etapas de uma Sequência Didática
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Quais são as condições perfeitas para plantar um pé de feijão?
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET João e o Pé de Feijão Ariana Fernanda Nery Gonçalves.
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
SERES VIVOS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Camadas da Terra TERRA de uma maneira lúdica e harmônica A NATUREZA (Música) Desenvolvimento (Transparências) Avaliação (Letra da Música) Conclusão (aprendizado.
Lixo Orgânico Componentes: Catarina Lima Daniel Lima
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
PROJETO CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO PROFESSORA: ADRIANA MARCIA DOS SANTOS ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI TURMA: 8º ANO B PERÍODO: VESPERTINO.
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
Sobre a atividade Quais objetivos tenho que alcançar?
Aula prática 1 TERRÁRIO.
ESCOLA MUNICIPAL ALTINA OLÍVIA GONÇALVES SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Professoras: Fabiana Alves da Silva Andrade.
Ajude – me!!.
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Quando falamos em aprender...
Mapas Conceituais Rio de Janeiro.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Nome da professora: Aparecida Bogaz Sagrado Prato
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth
ESCOLA MUNICIPAL ANA CLAUDIA MARQUEZ LUIZ ENSINO FUNDAMENTAL
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
A descoberta dos Animais
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth.
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Sugestão de Atividade:
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Experiência com germinação na elaboração de um brinquedo ecológico.
Oficina de Compostagem
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Sentido de Numeramento
Prof. Pedro de Seixas Corrêa
É possível a germinação sem água? CEMEI “Dionísio da Silva”
PROJETO A SEMENTINHA.
ÁGUA Alunos(as):.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
O USO DA VERMICOMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE DECOMPOSIÇÃO Anna Carolina Santana da Silva1, Ana Cláudia Fonseca1, Giuliana Tocillo1, Karen.
Proposta de Atividade Esboço inicial. Recursos Digitais Nesta aula será utilizado um vídeo encontrado no portal do professor.Nesta aula será utilizado.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
Escola Municipal de Ensino Fundamental Conrado Döeth TRABALHO SOBRE O TERRÁRIO Nome;Maiara Serie: 3ªTurma : 33 Disciplina :Ciências Prof: Joselan Panambi,
Os animais em extinção Projeto do Maternal II B – Tarde Professoras: Cloê Arantes e Marina Toti.
Atividade 3.5 Proposta de Atividade
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem.
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria.
Transcrição da apresentação:

PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!

PROJETO TERRÁRIO Conteúdos Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema! Identificação do perfil da(a) turma(s) Alunos do 5º Ano de escolarização do ensino fundamental, com faixa etária entre 8 e 13 anos, oriundos de classes populares da periferia de Salvador. Tema Terrário - um modelo de ecossistema para observação. Conteúdos Terrário - solo - ciclo da água – ciclo de vida dos animais e vegetais – partes das plantas- decomposição   Período 15 dias

Objetivos (Geral) Compreender de forma geral o processo o funcionamento de ecossisistemas através da construção, observação e registro das transformações ocorridas no terrário. (Específicos) Formular o conceito ecossistema. Observar e compreender o processo de germinação das plantas. Observar o aparecimento dos fungos e morotós , bem como o trabalho realizado por eles(decomposição de matérias orgânicas) Compreender a importância da água para os seres vivos desse ecossistema Observar o processo de evaporação da água e formação das nuvens

Material necessário Vídeo sobre o ciclo da água (http://www.youtube.com/watch?v=31xSqMRNROg&feature=fvsr) Recipiente de vidro (pode ser substituído por garrafa pet transparente) Terra vegetal, areia e pequenas pedras Grãos de milho, feijão ou alpiste Pedaço de pão Pedaço de tomate Pequeno recipiente com água Pequenos animais de jardim (formigas, minhocas, besouros…) Filme (plástico fino para vedar o recipiente) Ficha de observação (ver em anexos) Maquina fotográfica ou celular com câmera para registro periódico

1ª ETAPA – Levantamento de conhecimentos prévios. Perguntar aos alunos como as chuvas se formam, de onde a chuva vem… Pedir que expliquem o que sabem sobre o processo. Perguntar qual é a importância da água para os seres vivos. Perguntar se já observaram o comportamento dos seres e das plantas na natureza: como as plantas se desenvolvem, o que acontece com os seres que morrem…

2ª ETAPA – VÍDEOS EDUCATIVOS – VERIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS. Os alunos assistem a um vídeo que fala sobre o ciclo da água (http://www.youtube.com/watch?v=31xSqMRNROg&feature=fvsr) A professora, no decorrer do vídeo faz algumas considerações para facilitar a compreensão. Ao final da exibição a professora pede que os alunos falem sobre o que assistiram e façam perguntas para esclarecer possíveis dúvidas; Cada pergunta feita é lançada para o grupo, a fim de que eles próprios respondam. A professora auxilia nas respostas.

3ª ETAPA – REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: CONSTRUÇÃO DO TERRÁRIO. Obs.: Os materiais necessários para a construção do terrário devem ser pedidos com antecedência. Em linhas gerais, a professora deverá explicar como será realizada a atividade, chamando a atenção para a importância do registro das observações e das descobertas. Em grupo ou individualmente, os alunos deverão compor o terrário de acordo com as seguintes instruções:

Distribua no recipiente: terra – areia – pedrinhas – sementes – água – tomate – sobra de pão – pequenos animais… cubra com papel filme (plástico fino importante para a observação da evaporação e condensação da água) Os alunos receberão fichas de observação, nas quais deverão registrar suas impressões Todo processo deverá ser registrado em fotos tiradas pelos próprios alunos com câmeras fotográficas e celulares. Importante! Não fotografar os rostos dos participantes. Apenas a execução das atividades. A cada dois dias a turma deverá realizar a observação do terrário bem como registrar suas impressões e descobertas. Fotografar para montar o mural.

4ª ETAPA – CONCLUSÃO DA EXPERIÊNCIA Ao final de duas semanas os alunos deverão se reunir numa plenária para expor suas principais descobertas, esclarecer possíveis dúvidas, falar sobre o que aprenderam. Para isso deverão revidar todo processo através dos registros feitos na ficha de observação. A professora deverá reunir os depoimentos, transpor em slides juntamente com as fotos que foram tiradas e exibi- las na próxima aula para finalizar o trabalho. Os terrários, fotos e depoimentos(mural) deverão compor o espaço de mostra de trabalhos da escola para que outros alunos e professores, pais e toda comunidade escolar possa conhecer o trabalho realizado.

AVALIAÇÃO