Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia

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Transcrição da apresentação:

Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Universidade Federal da Bahia Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Milton Santos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia AULA 2 MILTON SANTOS

A Universidade e os BIs Aula 2

A Universidade O que é universidade? Quando foi criada? Qual a sua história? Qual a sua missão? Como ela está estruturada?

A Universidade O que é universidade? Uma universidade é uma instituição que atua em diversas áreas do conhecimento, sendo os seus três pilares básicos: o ensino, a pesquisa e a extensão. Enquanto instituição de ensino, a universidade prover educação em nível de graduação e pós-graduação.

A Universidade Quando foi criada? Dentro da definição moderna, na Europa medieval, durante o renascimento do Século XII; Numa definição mais abrangente, a Academia, fundada em 387 a.C. pelo filósofo grego Platão no bosque de Academos próximo à Atenas; As primeiras universidades da Europa foram fundadas na Itália (Bolonha – 1088) e Inglaterra (Oxford – 1096) No Brasil temos a FAMED/UFBA (1808), UFRJ (1920), UFMG (1927) e USP (1934).

A Universidade Qual a sua missão? Fomentar a geração de conhecimentos em diversas áreas do saber, através de pesquisa científica [PESQUISA]; Formação de pessoas para atuar em diferentes áreas da sociedade, seja como força de trabalho direta ou em atividades de ensino e pesquisa [ENSINO]; Interagir diretamente com a comunidade local para trabalhar na solução de problemas apresentados por esta, envolvendo docentes e discentes nestas atividades [EXTENSÃO].

A Universidade Como está estruturada? Fisicamente, em unidades de ensino, pesquisa e extensão ou administrativas. As unidades podem ser Escolas, Faculdades, Centros ou Institutos; Em geral, as unidades de ensino são divididas em Departamentos que oferecem componentes curriculares e Colegiados (ou Programas) responsáveis pela coordenação dos cursos de graduação e pós; Cada unidade tem seu Diretor e uma Congregação.

A Universidade Como está estruturada? Hierarquicamente, a universidade é formada no topo pela Reitoria e suas Pró-Reitorias, além dos Conselhos Superiores; As unidades de ensinos têm os seus próprios regimentos; Orgãos Suplementares, vinculados à Reitoria (Biblioteca Central, CPD, Editora,etc); Orgãos Complementares, vinculados às unidade de ensino.

A UFBA Quando foi criada? Qual a sua missão? Como está estruturada? Quais são os planos de reestruturação?

A UFBA Quando foi criada? A partir da aglutinação das unidades de ensino da Bahia no ano de 1946, através de decreto federal; Antes já existiam: a Faculdade de Medicina (1808), Escola Politécnica (1897) e Escola de Direito (1891);

A UFBA Qual a sua missão? Gerar e propagar conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos; Propiciar formação continuada nas diferentes áreas de conhecimento, visando o exercício de atividades profissionais e a participação no desenvolvimento da sociedade; Estimular o desenvolvimento da ciência, a criação e o pensamento crítico-reflexivo;

A UFBA Qual a sua missão? Contribuir para o processo de desenvolvimento regional e nacional, realizando o estudo sistemático de seus problemas e a formação de quadros científicos e técnicos ao nível de suas necessidades; Promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios, resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição.

A UFBA Como está estruturada? Além dos Orgãos Superiores (Reitoria e Pró-Reitorias, etc), a UFBA é constituída de 29 unidades de ensino que abrigam: 46 cursos de graduação, 43 cursos lato sensu e 61 stricto sensu (2004); A mais nova unidade da UFBA é o IHAC. Ela abriga os Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e cursos de pós-graduação.

A UFBA Planos de reestruturação: O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI; Universidade Nova na UFBA

A UFBA Planos de reestruturação: O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI; Universidade Nova na UFBA

Universidade Nova Projeto UFBA Nova: abertura de programas de cursos experimentais e interdisciplinares de graduação (BIs); consolidar programas de renovação do ensino de graduação, por meio de projetos acadêmico-pedagógicos criativos e consistentes; incentivar reformas curriculares.

Universidade Nova Arquitetura atual

Bacharelado Interdisciplinar Universidade Nova Nova arquitetura Licenciatura (formação docente) Bacharelado Interdisciplinar Bacharelado (Profissional I) Outros Diplomas (Profissional II) Mestrado Doutorado

Bacharelados Interdisciplinares O que é? Qual a duração? Quais os objetivos? Como está estruturado?

Bacharelados Interdisciplinares O que é? O BI pode ser definido como curso de formação universitária interdisciplinar, geral e propedêutica (preparatória); Ele abrange quatro diferentes áreas do conhecimento: Humanidades, Artes, Sáude, Ciência e Tecnologia;

Bacharelados Interdisciplinares O que é?

Bacharelados Interdisciplinares Qual a duração? 6 semestres com mínimo de 400h em atividades curriculares; Mínimo de horas para conclusão: 2400h; Número médio de componentes curriculares por semestre: 5; Atividades complementares fora e dentro da Universidade para complementar formação curricular; Curso pleno superior.

Bacharelados Interdisciplinares Quais os objetivos? Capacitar pessoas para realizar uma leitura pertinente, sensível e crítica da realidade natural e humana em que está inserido, além de prepará-las para enfrentar as exigências do mundo do trabalho no desempenho de ocupações diversas que mobilizem, de modo flexível, conhecimentos, competências e habilidades gerais e específicos;

Bacharelados Interdisciplinares Quais os objetivos? Promover o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitarão a aquisição de ferramentas cognitivas que conferem autonomia para a aprendizagem ao longo da vida bem como uma inserção mais plena na vida social, em todas as suas dimensões. Servir como requisito para a formação profissional de graduação, formação científica ou artística de pós-graduação.

Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Ano I Ano II Ano III Eixo Linguagens Eixo Interdisciplinar Eixo Integrador Eixo Área de Concentração

Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Formação Geral (Ano I) – habilidades que permitam a compreensão pertinente e crítica da realidade natural, social e cultural; Este bloco integraliza uma carga horária mínima de 720 horas (30 % do total); Compõe-se de três eixos;

Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Eixo linguagens: Língua Portuguesa como Instrumento de Comunicação Língua Estrangeira Moderna Linguagens Matemáticas Linguagens Artísticas

Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Eixo Interdisciplinar Temático: Estudos da Contemporaneidade As Três Culturas: Humanidades Artes Ciências

Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Eixo Integrador: Seminários Interdisciplinares

Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Formação Específica – destinado a proporcionar aquisição de competências e habilidades. Este bloco integraliza um mínimo de 1.200 horas (50% do total); Compõe-se de três eixos:

Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Eixo de Orientação Profissional: Cursos de apresentação de campos/áreas profissionais Cursos definidores das áreas de concentração

Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Eixo Propedêutico: Troncos-comuns de campos científicos, artísticos ou técnico-profissionais Módulos de carreiras acadêmicas e profissionais específicas, antecipando componentes curriculares da formação nos ciclos seguintes

Bacharelados Interdisciplinares Como está estruturado? Eixo Integrador: Seminários Interdisciplinares Atividades Curriculares Interdisciplinares: em Comunidade; em Instituição.

BI de C&T Áreas de Concentração BI de C&T: Livre Ciências da Terra e do Mar Computação Ciências Básicas da Tecnologia

BI de C&T Quadros Curriculares

Quadro Curricular – Área de Concentração: Livre Semestre I Semestre II Semestre III   Cultura Artística I (CH=68 h) (CHS=4 h) Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Cultura Humanística I Cultura Humanística II Ciência e Tecnologia I Ciência e Tecnologia II Ciência e Tecnologia III Estudos sobre a Contemporaneidade I Estudos sobre a Contemporaneidade II Ciência e Tecnologia IV (CH=68 h) (CH=34 h) (CHS=2 h) (CHS=4 h) Língua Estrangeira Moderna I Língua Estrangeira Moderna II Ciência e Tecnologia V (ou livre) Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (ou livre) Oficina de Comunicação Acadêmica em Ciência e Tecnologia Atividades Complementares (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

Quadro Curricular – Área de Concentração: Livre Semestre IV Semestre V Semestre VI Cultura Artística II Optativa-5 Optativa-10 (CH=68 h) (CHS=4 h) Optativa-1 Optativa-6 Optativa-11 Optativa-2 Optativa-7 Optativa-12 Optativa-3 Optativa-8 Optativa-13 Optativa-4 Optativa-9 Optativa-14 Atividades Complementares (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

Quadro Curricular – Área de Concentração: Ciências da Terra e do Mar Semestre I Semestre II Semestre III   Cultura Artística I (CH=68 h) (CHS=4 h) Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Cultura Humanística I Cultura Humanística II Ciência e Tecnologia I Ciência e Tecnologia II Ciência e Tecnologia III Estudos sobre a Contemporaneidade I Estudos sobre a Contemporaneidade II Ciência e Tecnologia IV (CH=68 h) (CH=34 h) (CHS=2 h) (CHS=4 h) Língua Estrangeira Moderna I Língua Estrangeira Moderna II Ciência e Tecnologia V (ou livre) Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (ou livre) Oficina de Comunicação Acadêmica em Ciências da Terra e do Mar Ciências da Terra e do Mar Atividades Complementares AC (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

Quadro Curricular – Área de Concentração: Ciências da Terra e do Mar Semestre IV Semestre V Semestre VI Cultura Artística II Optativa-2 Optativa-7 (CH=68 h) (CHS=4 h) Física Geral e Experimental I-E Optativa-3 Optativa-8 (CH=102 h) (CHS=6 h) Geologia para Geociências Optativa-4 Optativa-9 (CH=102) (CHS=6h) Optativa-1 Optativa-5 Optativa-10   Optativa-6 Optativa-11 Atividades Complementares AC (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

Quadro Curricular – Área de Concentração: Computação Semestre I Semestre II Semestre III   Cultura Artística I (CH=68 h) (CHS=4 h) Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Cultura Humanística I Cultura Humanística II Ciência e Tecnologia I Ciência e Tecnologia II Ciência e Tecnologia III Estudos sobre a Contemporaneidade I Estudos sobre a Contemporaneidade II Ciência e Tecnologia IV (CH=68 h) (CH=34 h) (CHS=2 h) (CHS=4 h) Língua Estrangeira Moderna I Língua Estrangeira Moderna II Ciência e Tecnologia V (ou livre) Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (ou livre) Matemática Discreta I Atividades Complementares (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

Quadro Curricular – Área de Concentração: Computação Semestre IV Semestre V Semestre VI Cultura Artística II Estruturas de Dados e Algoritmos I Programação Orientada à Objetos (CH=68 h) (CHS=4 h) Introdução à Lógica de Programação Linguagens para Aplicações Comerciais Banco de Dados e Aplicações Optativa-1 Redes de Computadores I Administração de Redes Optativa-2 Engenharia de Software I Engenharia de Software II Optativa-3 Oficina de Comunicação Acadêmica em Computação Optativa-4 Atividades Complementares AC (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

Quadro Curricular – Área de Concentração: Ciências Básicas da Tecnologia Semestre I Semestre II Semestre III   UN-CA1 Cultura Artística I (CH=68 h) (CHS=4 h) Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia Cultura Humanística I Cultura Humanística II Ciência e Tecnologia I Ciência e Tecnologia II Ciência e Tecnologia III Estudos sobre a Contemporaneidade I Estudos sobre a Contemporaneidade II Ciência e Tecnologia IV (CH=68 h) (CH=34 h) (CHS=2 h) (CHS=4 h) Língua Estrangeira Moderna I Língua Estrangeira Moderna II Ciência e Tecnologia V (ou livre) Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (ou livre) Cultura Artística II Atividades Complementares (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

Quadro Curricular – Área de Concentração: Ciências Básicas da Tecnologia Semestre IV Semestre V Semestre VI Engenharia Econômica e Gestão Ciências do Ambiente Mecânica dos Sólidos e Materiais (CH=68 h) (CHS=4 h) Física Geral e Experimental I-E Empreendedorismo em Engenharia e Tecnologia Física Geral e Experimental III-E (CH=102 h) (CHS=6 h) (CH=34 h) (CHS=2 h) Cálculo A Oficina de Comunicação Acadêmica em Engenharia e Tecnologia Cálculo C Álgebra Linear A Física Geral e Experimental II-E Optativa-1   Cálculo B Atividades Complementares AC (60 h) CH = 400 h CHS-Sala = 20 h

Currículos de Engenharia Alguns cursos da UFBA: Ambiental Civil Computação Elétrica Mecânica Química

Currículos de Engenharia Ciclo básico comum a todas as engenharias: CÓDIGO NOME MAT002 Matemática Básica II MAT025 Estatística III-A MAT042 Cálculo II-A MAT043 Cálculo III-A MAT044 Álgebra Linear I-A MAT045 Processamento de Dados MAT174 Cálculo Numérico I MAT195 Cálculo Diferencial Integral I QUI029 Química Geral MAT007 Cálculo IV (Elétrica e Química)

Currículos de Engenharia Ciclo básico comum a todas as engenharias: CÓDIGO NOME FIS121 Física Geral e Experimental I-E FIS122 Física Geral e Experimental II-E FIS123 Física Geral e Experimental III-E FIS124 Física Geral e Experimental IV-E

Engenharia Elétrica