SEMINÁRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica . Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da.
Advertisements

A DOCUMENTAÇÃO COMO MÉTODO DE ESTUDO PESSOAL
A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
Autor: Orientador Instituição Local e data
Como Preparar Seminários
PROJETO DE PESQUISA.
Sérgio Elias Vieira Cury
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Formando o hábito de estudo
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Identidade profissional do docente universitário
Metodologia Científica
Tipos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ARTIGO CIENTIFICO.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
TÍTULO DO TCC Nome do autor 1 ( ); Nome do Orientador
Logotipo da instituição do autor
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
“Seminário é pesquisar e ensinar a pesquisar”
Resenha ANBT - NBR 6028 Profa. Jean Márcia O. Mascarenhas Pesquisa em Alimentos I.
Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
Trabalho nas regras ABNT
Artigo Científico Funções Básicas:
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Metodologia da Pesquisa Científica
Elaboração de relatório
Formas de Comunicação Científica
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
II Seminário de Organizações, Tecnologia e Relações Internacionais
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Trabalho de Conclusão de Curso
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Rosana Santos OLIVEIRA 1 ; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE 1 ; Thiago Augusto de Sousa CASTRO 2 1. Alunos do curso de Geografia da faculdade Castelo Branco,
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
CAPÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Maria Santana Botêlho
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação do Estágio Supervisionado II
NomeAlunoCompleto 1,2 ; NomeAlunoCompleto 1,3 NomeOrientadorCompleto 1,4 1. Faculdade de Tecnologia de Jales 2. 3.
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Modelo para Apresentação de Pôster para a Segunda Feira de Ciência - PFRH Nome do autor (aluno), Nome Orientador ( do autor, orientador) Curso.
Seminários Seminários Introdução a atividade acadêmica Profa. Ms. Vera Lúcia Teixeira da Silva UNIPIAGET-BRASIL.
Leitura e Documentação
Indexação e Resumos: teoria e prática
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO

SEMINÁRIO CONCEITO Técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate, constituindo-se numa das técnicas mais eficientes de aprendizagem, quando convenientemente elaborado e apresentado.

aprofundar o estudo a respeito de determinado assunto; SEMINÁRIO OBJETIVOS Os objetivos gerais da técnica de Seminário basicamente são duas: aprofundar o estudo a respeito de determinado assunto; desenvolver a capacidade de pesquisa, de análise sistemática dos fatos, através do raciocínio, da reflexão, preparando o aluno para a elaboração clara e objetiva dos trabalhos científicos.

SEMINÁRIO O seminário possibilita ensinar pesquisando; revelar tendências e aptidões para a pesquisa; ensinar a utilização de instrumentos lógicos de trabalho intelectual; ensinar a coletar material para análise e interpretação, e crítica de trabalhos mais avançados; ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade intelectual entre os educandos e entre estes e os professores; ensinar a sistematizar fatos observados e a refletir sobre eles; levar a assumir atitude de honestidade e exatidão nos trabalhos efetuados.

SEMINÁRIO COMPONENTES Coordenador - geralmente o professor, pode eventualmente orientar as pesquisas, geralmente preside e coordena a apresentação dos seminários. Relatores - é aquele que expõe os resultados dos estudos; pode ser um só elemento, vários ou todos do grupo, cada um apresentando uma parte.

SEMINÁRIO DURAÇÃO O seminário, em geral, tem lugar no horário comum de aulas, podendo ter a duração de um ou vários dias, dependendo da extensão, profundidade dos estudos e disponibilidade de tempo. As apresentações, todavia, devem durar de uma a duas horas, no máximo, para melhor aproveitamento, aí incluindo um período de tempo para as perguntas e debates.

SEMINÁRIO ETAPAS Determinação do tema central que, como um “fio condutor”, estabelecendo a ordenação do material; b) Divisão do tema central em tópicos; c) Pesquisa do tema d)Análise do material coletado, procurando subsídios para os diferentes tópicos, sem perder de vista os objetivos derivados do tema central; d) Síntese das idéias dos diferentes autores analisados, resumo das contribuições.

SEMINÁRIO ETAPAS Determinação do tema central que, como um “fio condutor”, estabelecendo a ordenação do material; Geralmente é um tema relevante sugerido por um professor ou por um grupo que lidera um evento.

SEMINÁRIO ETAPAS b) Divisão do tema central em tópicos; Esta divisão deve ser estabelecida pelo coordenador e de acordo como número de relatores do grupo.

SEMINÁRIO ETAPAS c) Pesquisa do tema

SEMINÁRIO ETAPAS d)Análise do material coletado, procurando subsídios para os diferentes tópicos, sem perder de vista os objetivos derivados do tema central;

ELEMENTOS DO TEXTO - Sua estrutura abrange: Introdução - breve exposição do tema central, objetivos e tópicos a serem apresentados. Deve-se primar pela objetividade e concisão; Conteúdo - apresentação das partes numa sequência organizada, envolvendo MÉTODO, DISCUSSÃO e DEMONSTRAÇÃO. Deve-se evitar a reprodução dos títulos e subtítulos das obras consultadas, a transcrição só deve ser feita quando absolutamente necessária. Não se deter em pormenores, a linguagem deve ser objetiva e concisa; Conclusão - síntese de toda pesquisa, com as contribuições do grupo para o tema. Interpretação pessoal através de linguagem objetiva e concisa; Bibliografia - incluindo todas as obras e documentos utilizados, além de especificar as qualidades dos especialistas consultados.

SEMINÁRIO ETAPAS d) Síntese das idéias dos diferentes autores analisados, resumo das contribuições.

APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO FINAL Tamanho das letras: para corpo do trabalho : 24 para título dos capítulos: 28 Tipo de letra: a critério do grupo