A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo Década de 90 A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
RIO 92 ou ECO 92 De 3 a 14 de junho de 1992. Seu objetivo principal foi buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da terra;
Preservar Crescer
AGENDA 21 Foi uma ação muito importante e fundamental tendo ações e metas para a melhoria ambiental do planeta. Foi elaborada estratégias que tenha como objetivo o desenvolvimento sustentável.
Passos para a construção e implementação da Agenda 21: Avaliação Discussão Mobilização Ação
Programa Nacional de Educação Ambiental) 1994 - PRONEA Programa Nacional de Educação Ambiental) Ações Capacitação de gestores e educadores Desenvolvimento de ações educativas formal ou não. Desenvolvimento de instrumentos e metodologias.
REBEA Rede Brasileira de Educação Ambiental. Foi criada em 1992, durante o RIO 92. Adotou como carta de princípios o tratado de Educação Ambiental para sociedades mais sustentáveis. Desde 1997, a REBEA organiza fóruns brasileiros de educação Ambiental. 7° fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Salvador - BA
RIO +5 Realizado cinco anos depois da ECO 92. Seu principal objetivo foi revisar a agenda 21 e analisar os avanços da ECO 92. Reuniu no Rio de Janeiro mais de 80 países e 500 representantes. Não houve avanços.
I CNEA - Tendências Perspectivas Estratégias 1997 - I Conferência Nacional de Educação Ambiental - Brasília: gerou o doc. “Declaração de Brasília”, consolidando sugestões de diretrizes políticas para a EA no Brasil. I CNEA - Tendências Perspectivas Estratégias Sustentabilidade Qualidade de vida REFLEXÃO Desafios Cidadania Conservação
1998 – Mec publica os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais em ação ao Meio ambiente. Transversalidade da questão ambiental nas diversas áreas do conhecimento.
1999 – Aprovação da Lei 9.797/99, que institui a Politica Nacional de Educação ambiental. (PNEA) Período em que o Mec e as Secretarias Estaduais de Educação discutiram e atuaram as diretrizes para definir a politica de educação ambiental. Visa articular ações educativas de proteção e recuperação dos recursos naturais e conscientizar o cidadão a se relacionar melhor com esses recursos.
“Apenas no dia em que o ser humano poluir o último rio, matar o último peixe, e cortar a última árvore, verá que não pode alimentar-se de dinheiro”. Satle.