A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

A educação ambiental e os comitês de Bacias: realidade e perspectivas
SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica A Resignificação do Ensino Agrícola Rio do Sul - SC 11 e 12 de.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
Houve uma reorganização dos parâmetros sob os quais se dá a compreensão do papel do ser humano em relação aos elementos naturais recondicionando a chamada.
Que EJA temos e queremos?
O que é Educação Ambiental?
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
ENEM 2008.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Princípios Fundamentais Das Florestas
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Prefeitura municipal de Imperatriz
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
Alfabetização Científica
Ministério da Cultura.
Público Escola.
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Ecologia Educação Ambiental Histórico.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
AMM. OBJETIVOS DO PROGRAMA •GERAL Fortalecer a Consciência Fiscal da sociedade mato-grossense, para o pleno exercício da cidadania, de modo a estabelecer.
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Vinte anos de políticas públicas
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Competência Legal da CIEA-BA
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
FATORES HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Educação Ambiental.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Educação Ambiental & Sustentabilidade
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Uma Escola do Tamanho do Brasil
FÓRUM GOIANO Breve panorama de
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
Plano Nacional de Cultura
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo Década de 90 A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo

RIO 92 ou ECO 92 De 3 a 14 de junho de 1992. Seu objetivo principal foi buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da terra;

Preservar Crescer

AGENDA 21 Foi uma ação muito importante e fundamental tendo ações e metas para a melhoria ambiental do planeta. Foi elaborada estratégias que tenha como objetivo o desenvolvimento sustentável.

Passos para a construção e implementação da Agenda 21: Avaliação Discussão Mobilização Ação

Programa Nacional de Educação Ambiental) 1994 - PRONEA Programa Nacional de Educação Ambiental) Ações Capacitação de gestores e educadores Desenvolvimento de ações educativas formal ou não. Desenvolvimento de instrumentos e metodologias.

REBEA Rede Brasileira de Educação Ambiental. Foi criada em 1992, durante o RIO 92. Adotou como carta de princípios o tratado de Educação Ambiental para sociedades mais sustentáveis. Desde 1997, a REBEA organiza fóruns brasileiros de educação Ambiental. 7° fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Salvador - BA

RIO +5 Realizado cinco anos depois da ECO 92. Seu principal objetivo foi revisar a agenda 21 e analisar os avanços da ECO 92. Reuniu no Rio de Janeiro mais de 80 países e 500 representantes. Não houve avanços.

I CNEA - Tendências  Perspectivas  Estratégias 1997 - I Conferência Nacional de Educação Ambiental - Brasília: gerou o doc. “Declaração de Brasília”, consolidando sugestões de diretrizes políticas para a EA no Brasil. I CNEA - Tendências  Perspectivas  Estratégias Sustentabilidade Qualidade de vida REFLEXÃO Desafios Cidadania Conservação

1998 – Mec publica os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais em ação ao Meio ambiente. Transversalidade da questão ambiental nas diversas áreas do conhecimento.

1999 – Aprovação da Lei 9.797/99, que institui a Politica Nacional de Educação ambiental. (PNEA) Período em que o Mec e as Secretarias Estaduais de Educação discutiram e atuaram as diretrizes para definir a politica de educação ambiental. Visa articular ações educativas de proteção e recuperação dos recursos naturais e conscientizar o cidadão a se relacionar melhor com esses recursos.

“Apenas no dia em que o ser humano poluir o último rio, matar o último peixe, e cortar a última árvore, verá que não pode alimentar-se de dinheiro”. Satle.