PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA LOGISTICA REVERSA PAULO ROBERTO LEITE
OBJETIVO ESTRATÉGICO MODERNO “Identificar e desenvolver habilidades que constituem um diferencial competitivo e que sejam difíceis de serem imitadas” (Martel e Vieira, 2008)
O QUE QUEREM OS CLIENTES? PERFORMANCE ATENDIMENTO PREÇO RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL CLIENTE FINAL ( CONSUMIDOR) SERVIÇOS DE VALOR VISÍVEL RELACIONAMENTO COLABORATIVO CUSTOS ADEQUADOS CLIENTE INTERMEDIÁRIO ( NA CADEIA DE SUPRIMENTOS)
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS ATUAIS COMPETIR -COLABORAR - INOVAR Vantagem em Custos Vantagens em Valor Perceptível ao Cliente / Consumidor DIFERENCIAÇÃO EM SERVIÇOS Flexibilidade / Responsividade / Confiabilidade /... RELACIONAMENTOS DURADOUROS Retenção de clientes / consumidores PRESERVAÇÃO / REFORÇO DE IMAGEM CORPORATIVA Responsabilidade Social / Ambiental
ESTRATÉGIAS DE LOGISTICA REVERSA Objetivos direcionadores Concepção da rede logística reversa Identificar alianças estratégicas Compreensão dos processos Concepção do sistema de informações e informatização das cadeias reversas Concepção dos recursos humanos Criação de sistemas de indicadores de controle.
ELEMENTOS DE PLANEJAMENTO EM LOGISTICA REVERSA Fontes ou origem dos produtos retornados Especificação logística dos produtos Quantidades a serem retornadas Critérios de seleção de destino Informações
PLANEJAMENTO DA LOGISTICA REVERSA Rede reversa ou Supply Chain reverso Modais de Transportes Tipo de coleta Armazenagem Informações Revalorização Redistribuição
REDE REVERSA OU SUPPLY CHAIN REVERSO Constitui-se do dimensionamento de quantidade, localização e capacidades das instalações necessárias ao fluxo reverso: pontos de origem – centros de consolidação – fabricas ou fases de revalorização – rede de distribuição para o novo mercado.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS? ECONÔMICOS: retorno econômico COMPETITIVIDADE: serviço ao cliente, serviços de pós-venda LEGAIS: cumprir legislação ECOLÓGICOS: razões relacionadas ao meio ambiente. IMAGEM CORPORATIVA: reforço ou proteção
MODELO ESTRATÉGICO DE LOGISTICA REVERSA REINTRODUÇÃO AO CICLO PRODUTIVO / NEGÓCIOS CONDIÇÕES ESSENCIAIS LOGÍSTICA REVERSA CUSTO BENEFÍCIO TECNOLOGIA MERCADO DE DESTINO OBJETIVO ESTRATÉGICO ECONOMICOS LEGAIS SERVIÇOS ECOLÓGICOS IMAGEM FLUXO REVERSO FATORES MODIFICADORES ECOLÓGICOS LEGAIS PRODUTOS DE PÓS-VENDA / PÓS-CONSUMO
LEGISLAÇÕES AMBIENTAIS EMBALAGENS ALEMANHA 1993 AUTOMÓVEIS EUROPA 1996 BRASIL PNEUS 2000 DOMÉSTICOS ELETRO- 2001 INFORMÁTICA ELETRÔNICOS 2006 PNRS 2010 SANITÁRIOS ATERROS USA 1980