Garantia da Qualidade Mário Eduardo. 2 Desafios & Soluções.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Garantia da Qualidade Mário Eduardo.
Projeto e Execução dos Testes Responsáveis: Filipe Motta Walter Felipe.
Gerência de Configuração
Arquitetura e implementação
Responsável: Walter Albuquerque
Consultoria e Produtos metas, planejamento e resultados
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
O trabalho da Qualiti concentra-se em transformar projetos de software em casos de sucesso. Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio.
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Gerenciamento da Integração
Planejamento do gerenciamento de riscos
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Planejamento e controle de Projetos
Painel de Fornecedores REDEPRO
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
RUPinho Qualidade de Software
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Visão Geral PRO.NET.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
Gerenciamento de Integração.
Gerência de Configuração - GC
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Ferramentas Visio + VisioCase
Prof. MSc. Cláudio Cabral
 Objetivos do Projeto:  Automatizar um processo de estimativa de esforço para realização de tarefas num projeto baseado no método Wideband Delphi. 
Gerência de comunicação
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
CIn-UFPE Qualidade de Software (if720) Carlos Albuquerque
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Gestão de Projetos PROF. JIMMY. Antes de nos aprofundarmos nas boas práticas recomendadas à gerência de projetos, vamos compreender alguns erros muitos.
Projeto Piloto do LabPS Teste do Flip
Projeto e-Build. Apresentação FábricaEquipeProdutoMercado ProjetoEscopoMetodologiaCronograma ArtefatosPrincipais riscosArquiteturaLições aprendidas.
Desenvolvimento Global de Software Mestrado de Informática / UFPB Francilene Procópio Garcia, D.Sc. Configuração do Processo - Parte.
UNIDADE OITO Subgrupo 2. Logística de Distribuição A logística de produção trata das relações empresa-cliente-consumidor, sendo responsável pela distribuição.
Aula 10 – Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento
Logística Integrada Engenharia de Produção
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Objetivos deste módulo
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Aula 08 – Gerenciamento de RH
Gestão de Projetos Gestão da Comunicação:.
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerência de Projetos de Software
1 YPM – Easy Project Management. 2 Complemento Francisco Eriko Barreto Brito Project Management Professional (PMP®) MBA em TI PMP Number: PMI.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Gerenciamento da Qualidade
Projeto: G-TV (Gestor de TV por Assinatura) CSTADS Aluno: Fellipe Weldson de Oliveira Ferreira Gerente: Eriko Brito Projeto Supervisionado de Análise e.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
CMMI Capability Maturity Model Integration
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Garantia da Qualidade Mário Eduardo

2 Desafios & Soluções

3

4 Fluxo da Garantia da Qualidade Projeto Qualified Curriculum

5 Atividades Realizadas Plano da Garantia da Qualidade. –Fornecer um ponto de referência único sobre qualidade para o projeto. Auditorias Interna da Qualidade.

6 Projeto QC - Atividade x Esforço

7 Boas Práticas Ferramentas de Apoio: Utilização do controle de versão desde o início do projeto, melhorando a organização dos documentos, atividades distribuídas e a comunicação interna; Utilização de ferramentas de controle de projeto (XPlanner); Utilização de ferramentas de desenvolvimento (Googlecode);

8 Boas Práticas Comunicação: Uso de instant messaging (MSN, SKYPE) facilitou a comunicação interna da equipe, tendo em vista a dificuldade de conciliar as disponibilidades de horário dos 10 membros da fábrica. Facilitando também reuniões virtuais. Divulgação do processo, bem como sobre tecnologias padrões utilizadas pela fábrica, antes do início dos trabalhos, ajudaram a criar uma comunicação uniforme na equipe, a coordenar suas atividades e aumentaram a motivação; A transparência da maioria das ações executadas, assim como problemas e ganhos durante o projeto, aumentou o entrosamento da equipe; Reuniões de nivelamento, virtuais e/ou presenciais, permitiram o acompanhamento por toda a equipe sobre o andamento do projeto, sendo essencial para a integridade das atividades e comprometimento de cada um; A publicação de um site do projeto facilitou a comunicação com o cliente e entre a equipe distribuída; Cliente participando do processo;

9 Boas Práticas Tecnologia e Processo de Desenvolvimento: Definição do processo com antecedência, incluindo procedimentos, guias, templates para apoio às atividades; Avaliação contínua do processo ao longo do desenvolvimento e a partir da colaboração de todos foi extremamente válida; A utilização de um desenvolvimento incremental foi fundamental para o atendimento dos prazos. Geração dos artefatos de requisitos e análise e projeto, contribuíram para a coerência exigida pela equipe de desenvolvimento que se encontrava fisicamente distribuída; Utilização de frameworks e bibliotecas abertas facilitaram a reutilização de componentes, ajudou a aumentar a produtividade da equipe e diminuiu os custos associados ao projeto.

10 Boas Práticas Planejamento e Gerenciamento Existência de um profissional exclusivo para a gerência de projeto contribuiu para que o desenvolvimento fluísse da melhor forma possível, garantindo o cumprimento dos prazos definidos com o cliente; Antes de mandar o relatório de Status para o cliente, distribuir internamente entre os integrantes com certa precedência, para que os atrasados possam finalizar as pendências. Acompanhamento diário de cada fluxo pela gerência, possibilitando a previsão de riscos e a busca de soluções para possíveis atrasos na entrega dos artefatos; A distribuição em pares ou realocação de alguns papéis ajudaram a fábrica a enfrentar as dificuldades de membros ausentes ou paralelismo de atividades, não afetando o andamento das atividades nem o prazo de entrega do produto final; Dado que o líder de cada grupo entendia melhora o problema a ser atacado e conhecia a capacidade e disponibilidades de cada um dos integrantes do grupo, fez melhor sentido adotar essa estratégia, ao invés de deixar esta delegação a cargo do gerente de projetos. Distribuição semanal de relatórios de problemas e sugestões para: servir de base para reuniões, identificar riscos emergentes e propor soluções a esses riscos.