1 TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO. 2 SUMÁRIO Técnica e Tecnologia Técnica e Tecnologia Dado, Informação e Conhecimento Dado, Informação e Conhecimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Edna Maria Barbosa Arrebola
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
O Aluno a Distância.
Conceitos de Educação a Distância
Plano de Ação Pedagógica
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
O uso da internet nas escolas
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Currículo oficial de São Paulo
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
BENCHMARKING.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Conceitos e Gerações de EAD
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SOB UMA VISÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAL
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Número e Estruturas Aditivas
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
Profa. Reane Franco Goulart
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Introdução à Educação à distância
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Projetos e Sequências Didáticas
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO

2 SUMÁRIO Técnica e Tecnologia Técnica e Tecnologia Dado, Informação e Conhecimento Dado, Informação e Conhecimento Educação a distância Educação a distância 3/19 10/19 14/19

3 Técnica e Tecnologia Uma visão redutora: Uma visão redutora: seremos dominados por robôs e outros equipamentos sofisticados, dotados de uma inteligência superior ao do homem “comum” seremos dominados por robôs e outros equipamentos sofisticados, dotados de uma inteligência superior ao do homem “comum” Tecnologia não é exatamente isso!!! Tecnologia não é exatamente isso!!!

4 O que é, então e afinal, tecnologia? O que é, então e afinal, tecnologia? falar, dormir, comer, trabalhar, ler,... falar, dormir, comer, trabalhar, ler,... tudo o que nos permitiu (e permite) `dominar´ a Natureza tudo o que nos permitiu (e permite) `dominar´ a Natureza é o conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam sobre `algo´ é o conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam sobre `algo´

5 O que é Técnica? O que é Técnica? maneiras, jeitos ou habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia maneiras, jeitos ou habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia ler, cozinhar e/ou pilotar um avião são técnicas para manipulação de tecnologias ler, cozinhar e/ou pilotar um avião são técnicas para manipulação de tecnologias Assim: Assim: a maneira como utilizamos cada ferramenta → técnica a maneira como utilizamos cada ferramenta → técnica o conjunto de ferramentas e técnicas → tecnologia o conjunto de ferramentas e técnicas → tecnologia

6 A sociedade tecnológica só existe agora? A sociedade tecnológica só existe agora? épocas tecnológicas: do fogo, da roda, da escrita,... épocas tecnológicas: do fogo, da roda, da escrita,... idades da pedra, do bronze, do ferro, do aço compreendem NOVAS tecnologias que surgiram e permitiram o trato desses elementos idades da pedra, do bronze, do ferro, do aço compreendem NOVAS tecnologias que surgiram e permitiram o trato desses elementos as tecnologias NÃO são feitas somente de produtos e equipamentos: a linguagem oral, a escrita, a televisiva, a teatral, a dos computadores,... as tecnologias NÃO são feitas somente de produtos e equipamentos: a linguagem oral, a escrita, a televisiva, a teatral, a dos computadores,...

7 Uma característica das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) é que todas não se limitam aos seus suportes: vão além deles!! Uma característica das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) é que todas não se limitam aos seus suportes: vão além deles!! televisores, aparelhos de rádios, computadores e todos os novos suportes midiáticos são mais que ferramentas (ou simples objetos) televisores, aparelhos de rádios, computadores e todos os novos suportes midiáticos são mais que ferramentas (ou simples objetos)

8 As tecnologias midiáticas podem despertar respostas emocionais, exigir atenção, intimidar, influenciar a memória e mudar o conceito do que é natural As tecnologias midiáticas podem despertar respostas emocionais, exigir atenção, intimidar, influenciar a memória e mudar o conceito do que é natural Elas têm suas próprias lógicas, suas linguagens e maneiras particulares de se comunicarem com o perceptivo, o emocional, o cognitivo, o intuitivo das pessoas Elas têm suas próprias lógicas, suas linguagens e maneiras particulares de se comunicarem com o perceptivo, o emocional, o cognitivo, o intuitivo das pessoas Ex.: um filme de terror, uma novela Ex.: um filme de terror, uma novela

9 Cuidados: Cuidados: ´ontem`, a teledependência ´ontem`, a teledependência hoje, a webdependência hoje, a webdependência Desafios e perspectivas Desafios e perspectivas tratar a banalização do uso e do acesso das tecnologias e eletrônicas de comunicação e informação tratar a banalização do uso e do acesso das tecnologias e eletrônicas de comunicação e informação um saber ampliado e mutante que deve refletir sobre as tradicionais formas de pensar e de fazer educação um saber ampliado e mutante que deve refletir sobre as tradicionais formas de pensar e de fazer educação

10 Dado, Informação e Conhecimento X O que é esse xis? Uma letra do alfabeto? Uma incógnita matemática? Uma variável lógica? Um sinal de eliminação? Não existindo um conjunto (de significação) que lhe dê valor é apenas um DADO. Isto é, pode ser qualquer coisa.

11 A INFORMAÇÃO é o tratamento a que se submete o DADO, atribuindo-se- lhe um Valor. Assim, uma pesquisa Google (por exemplo) só nos fornece DADOS, os quais serão entendidos por nós como INFORMAÇÃO se tiverem algum Valor para nós.

12 Já o CONHECIMENTO é o que fazemos cognitivamente com a INFORMAÇÃO. Exemplo: Uma criança que se queimou com algum tipo de fogo. A partir de qualquer DADO que, no futuro, lhe INFORME cor, calor (e outros dados do fogo), ela tem como CONHECIMENTO o fato de que aquilo pode machucar a si e a outros (se não tiver cuidado) OU pode ser usado para cozinhar uma carne crua OU...

13 Neste contexto, o que chamamos constantemente de SOCIEDADE DO CONHECIMENTO é, na verdade e no máximo, SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Não conseguimos nos INFORMAR sobre todos os DADOS possíveis hoje, e, logicamente, não conseguimos CONHECER todas as INFORMAÇÕES. Ex.: O “torpedo” apresenta como conhecimento adquirido à informação tecnológica a linguagem em  150 caracteres criada pelos usuários.

14 Educação a distância Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. (Diário Oficial da União, decreto n.º , de 10 de fevereiro de 1998) (Diário Oficial da União, decreto n.º , de 10 de fevereiro de 1998)

15 PARADOXO PARADOXO é “a distância”, mas o que se pretende é exatamente “eliminar” tal distância é “a distância”, mas o que se pretende é exatamente “eliminar” tal distância para tanto e por isso, está claro, exigem-se novas (ou, no mínimo, “diferenciadas”) metodologia, material didático, estratégias e recursos para tanto e por isso, está claro, exigem-se novas (ou, no mínimo, “diferenciadas”) metodologia, material didático, estratégias e recursos INCONGRUÊNCIA INCONGRUÊNCIA a dificuldade de se “realizar” tal tarefa pode fazer com que se cuide praticamente somente do ENSINO e negligencie-se a APRENDIZAGEM a dificuldade de se “realizar” tal tarefa pode fazer com que se cuide praticamente somente do ENSINO e negligencie-se a APRENDIZAGEM

16 Assim, hoje, fala-se em ENSINO A DISTÂNCIA ou ENSINO MEDIADO POR MÁQUINA e não mais somente em EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Assim, hoje, fala-se em ENSINO A DISTÂNCIA ou ENSINO MEDIADO POR MÁQUINA e não mais somente em EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O ensino à distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula, como meio preferencial do ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes (Aretio, in Ibánez, 1996, p. 10). O ensino à distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula, como meio preferencial do ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes (Aretio, in Ibánez, 1996, p. 10). IBÁNEZ, Ricardo Marin. A Educação à Distância. Suas modalidades e economia. Tradução de Ivana de Mello Medeiros e Ana de Lourdes Barbosa Castro. Rio de Janeiro: UCB, 1996.

17 Concluindo: seis (6) elementos são essenciais para uma definição clara. Concluindo: seis (6) elementos são essenciais para uma definição clara. 1. separação entre estudante e professor; 1. separação entre estudante e professor; 2. influência de uma organização educacional, especialmente no planejamento e preparação dos materiais de aprendizado; 2. influência de uma organização educacional, especialmente no planejamento e preparação dos materiais de aprendizado; 3. uso de meios técnicos-mídia; 3. uso de meios técnicos-mídia; 4. providências para comunicação em duas vias; 4. providências para comunicação em duas vias; 5. possibilidade de seminários (presenciais) ocasionais. 5. possibilidade de seminários (presenciais) ocasionais. 6. participação na forma mais industrial de Educação. 6. participação na forma mais industrial de Educação.

18 Ou seja: Ou seja: a distância física professor-aluno: a presença física do professor ou do tutor, isto é do interlocutor, da pessoa com quem o estudante vai dialogar não é necessária e indispensável para que se dê a aprendizagem. Ela se dá de outra maneira, "virtualmente"; a distância física professor-aluno: a presença física do professor ou do tutor, isto é do interlocutor, da pessoa com quem o estudante vai dialogar não é necessária e indispensável para que se dê a aprendizagem. Ela se dá de outra maneira, "virtualmente"; de estudo individualizado e independente: reconhece-se a capacidade do estudante de construir seu caminho, seu conhecimento por ele mesmo, de se tornar autodidata, ator e autor de suas práticas e reflexões; de estudo individualizado e independente: reconhece-se a capacidade do estudante de construir seu caminho, seu conhecimento por ele mesmo, de se tornar autodidata, ator e autor de suas práticas e reflexões; um processo de ensino-aprendizagem mediatizado: a ED deve oferecer suportes e estruturar um sistema que viabilizem e incentivem a autonomia dos estudantes nos processos de aprendizagem. um processo de ensino-aprendizagem mediatizado: a ED deve oferecer suportes e estruturar um sistema que viabilizem e incentivem a autonomia dos estudantes nos processos de aprendizagem.

19 o uso de tecnologias: os recursos técnicos de comunicação, que hoje têm alcançado um avanço espetacular (correio, rádio, TV audiocassete, hipermídia interativa, Internet), permitem romper com as barreiras das distâncias, das dificuldades de acesso à educação e dos problemas de aprendizagem por parte dos alunos que estudam individualmente, mas não isolados e sozinhos. Oferecem possibilidades de se estimular e motivar o estudante, de armazenamento e divulgação de dados, de acesso às informações mais distantes e com uma rapidez incrível. o uso de tecnologias: os recursos técnicos de comunicação, que hoje têm alcançado um avanço espetacular (correio, rádio, TV audiocassete, hipermídia interativa, Internet), permitem romper com as barreiras das distâncias, das dificuldades de acesso à educação e dos problemas de aprendizagem por parte dos alunos que estudam individualmente, mas não isolados e sozinhos. Oferecem possibilidades de se estimular e motivar o estudante, de armazenamento e divulgação de dados, de acesso às informações mais distantes e com uma rapidez incrível. a comunicação bidirecional: o estudante não é mero receptor de informações, de mensagens; apesar da distância, busca-se estabelecer relações dialogais, criativas, críticas e participativas. a comunicação bidirecional: o estudante não é mero receptor de informações, de mensagens; apesar da distância, busca-se estabelecer relações dialogais, criativas, críticas e participativas.