GENGIVITE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde.
Advertisements

SE VOCÊ NÃO ME ESCOVA, EU DANÇO!
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
COMBATE A FOME 6°B.
A importância dos Dentes
ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
Higiene Bucal.
SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.
Criança cardiopata e cuidados com os dentes
PERIODONTIA (Tratamento da Gengiva e do Osso)
Saúde Bucal Qualidade de Vida!.
Como promover o autocuidado no dia a dia: Intervenções para Mudança de Hábitos de Vida e Autocuidado Apoiado no Diabetes Mellitus - Saúde Bucal - Lina.
Estresse.
Diabetes e a Odontologia
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Por: Karlla Siqueira Tristão
EDUCAÇAO EM SAUDE BUCAL lll
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
Cuidando do seu sorriso
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação
Cuidados com os nossos dentes
Prevenção com a Higiene Bucal
ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SEAC AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL-EAD
Escola de Educação profissional SEAC
Atividade de PowerPoint
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
Saúde bucal.
CÁRIE DENTARIA.
Saúde Vamos aprender a ser fortes e saudáveis?.
GENGIVITE.
CÁRIES Nesta apresentação iremos ver como é importante mantermos uma boa higiene bucal, para conservar um bom sorriso e prevenir as cáries.
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
CÁRIE DENTÁRIA PAULA NADINE PAHL SEAC- ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve?
Cárie Nome: Eduarda Bonetz Curso: Auxiliar Em Saúde Bucal Professor: Nilzo Machado Disciplina: Informática Aplicada Data:
SEAD-Serviço de Educação à Distância
Câncer de boca.
PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS
CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
10 motivos para melhorar a sua saúde bucal.
HIGIENE BUCAL.
Dicas de escovação.
SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À DISTÂNCIA CURSO ASB – AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL PROFESSOR: FÁBIO CRISTIANO ALUNA: ROSELI AP. BRISIDA DISCIPLINA:
SAÚDE BUCAL PARA A VIDA TODA.
Curso: Auxiliar em Saúde Bucal Nome: Gleycamar Meireles Pereira Professor: Nilzo Machado Informática Aplicada 1 Atividade 2: Power point  
Prof. Nilzo Machado SANTA ROSA - RS 2013
A maneira certa de escovar os dentes
CURSO AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL NOME:KELLY CRISTINE ARAÚJO DE LIMA
Prevenção de doenças bucais.
HIGIENE BUCAL.
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
Saúde Bucal.
Vamos aprender a ser saudáveis?
Alimentação e Saúde Trabalho realizado por: João Pacheco nº13
Como promover o autocuidado no dia a dia: Intervenções para Mudança de Hábitos de Vida e Autocuidado Apoiado no Diabetes Mellitus - Saúde Bucal - Lina.
HIGIENE ORAL DO BEBÊ Dra. Andréia Stankiewicz – CROSP F: (18) /
Técnicas de Lavagem dos Dentes Pedro Fidalgo Fevereiro de 2015.
Clínica Vitaldent Póvoa de Varzim Conselhos para melhorar a sua saúde oral.
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

GENGIVITE

O que é a Gengivite? Uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar, comprometendo um ou mais dentes. Como é causada a Gengivite? Pela placa bacteriana, uma película incolor e pegajosa que se forma nos dentes.

Quais são os estágios da gengivite: Gengivite: é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados.

Periodontite avançada: Neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis.

Causas: A causa mais comum da gengivite é a falta de higiene bucal adequada permitindo acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na gengiva. Outras causas possíveis são má oclusão, tártaro, cáries, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarro, certos medicamentos e a exposição a metais pesados, como por exemplo, o chumbo e o bismuto, ainda como, diabetes não controladas, alterações hormonais como puberdade, menopausa ou gravidez.

O Stress: O estresse tem grande importância no aparecimento da doença, pois diminui a salivação e aumenta a acidez da boca.

Sintomas: A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos, sendo que mais de 50% deles têm a doença, se for detectada no estágio inicial, a gengivite pode ser revertida, portanto, é importante ficar atento aos seguintes sintomas: Gengivas vermelhas, inchadas ou flácidas; Gengivas que sangram durante a escovação ou uso do fio dental; Dentes que aparecem mais longos devido à retração da gengiva; Secreção ao redor dos dentes e na bolsa gengival; Mau hálito constante na boca e o paladar fica alterado.

Tratamentos: Por meio da escovação e do uso do fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajuda a evitar que a placa se forma. Uma limpeza profissional feita por um dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro.

A prescrição de antibióticos ou antiinflamatórios pode ser um recurso terapêutico importante em alguns casos. A cirurgia periodontal pode fazer-se necessária quando essas intervenções terapêuticas não surtem os efeitos desejados, devido à gravidade do caso.

Recomendações: Informar-se sobre a maneira correta de escovar os dentes. A boa escovação e o uso do fio dental são essenciais para manter a saúde bucal; Não esquecer que o cigarro também prejudica a gengiva e os dentes;

Fazer uma dieta saudável e equilibrada, evitando alimentos e bebidas doces; Fazer visitas regulares ao dentista e sempre que notar mudanças no aspecto da gengiva.