Comércio Internacional Escola Secundária de Paços de Ferreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Advertisements

Doing Business 2007 Comércio Internacional Allen Dennis Rita Ramalho Moçambique 18 Abril 2007.
Parte 3 Revisão Importação.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
PROGRAMA DE FINANCIAMENTO
Modulo 21 Nuno Silva.
Comércio internacional
Comércio Internacional
DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO
Roupas Esportivas Danilo José Caetano Deise da Cruz Rodrigues
Índice 1. Comercio internacional 1.1 Definição 1.2 Breve introdução
Pagamentos internacionais
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SERVIÇOS Profª. Selma Maria da Silva.
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
Transportes Internacionais
CARTÕES DE CRÉDITO POR: DANIELA ZANETTA ROSA EDINEI DE SOUZA
MODALIDADES DE PAGAMENTO
Comercio Internacional
Planificação de uma Viagem de negócios
Caminhos para Exportar: passo a passo da exportação
Prof. Angello Reggio Neto
BALCÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Comércio Internacional
Como funciona um crédito documentário?
Comercio internacional
Empresa Através de seu diretor o Sr. Robinson Collado, Despachante Aduaneiro que a mais de quinze anos desenvolve no mercado um trabalho sério e comprometido,
MODALIDADES DE PAGAMENTO - COMEX Prof. Moacir Danziato
Programa de Financiamento às Exportações
Apresentação COSEC apresentação COSEC COSEC: líder destacado em seguro de créditos e caução em Portugal, integrado num dos maiores grupos financeiros.
Sistemática de Importação e Exportação
Ana Laura Diniz Danielle Lobão Mariana Brandino Najla Nascimento
!_* Trabalho de TIC*_! b Seguro de vida: b Trabalho realizado por:  Diana Filipa nº10  Filipa Morgado nº12 b Escola Secundária da Ramada!!
ADM. Mercado Exterior Balanço de Pagamentos
Comércio Exterior Sumário: Exportação
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Regime Cambial Angolano.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
Wondershare DemoCreator
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO.
Seguro de Crédito à Exportação
TIPOLOGIAS DE CONCESSÃO DE CRÉDITO MAIS UTILIZADAS NA BANCA
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
Auxiliar administrativo e departamento pessoal
O Sistema de Pagamentos em Moeda Local - SML -
SEGUROS NO TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Guia Prático para Exportação
HIPOTECA E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA
Títulos de crédito impróprios
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
II Imposto sobre a Importação
Apresentação COSEC apresentação COSEC COSEC: líder destacado em seguro de créditos e caução em Portugal, integrado num dos maiores grupos financeiros.
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
CEPEX – PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL – MÓDULO DE SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR AULA – 04.
SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR
5 – MOD PAG.
Mercado de Crédito Objetivo:
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Mercado de Câmbio: Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional ou estrangeira. No Brasil toda operação de câmbio deve ser realizada por meio.
Sociedade Anônima Características
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
1 COSEC COMPANHIA DE SEGURO DE CRÉDITOS, S.A Seminário Portugal Cabo Verde: Economias Complementares (I) 9 de Novembro de 2005.
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
Original LogísticaFundap. Trading, Network e Expertise A Original Internacional, junto à Original Logística, soma um pacote de serviços e soluções integradas.
1 O Caso do Mercado de Cabo Verde COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, S.A. Anadia, 4 de Novembro de 2009 Oportunidades de Internacionalização Uma.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
SISTEMÁTICA DO COMEX 5 – MODALIDADES DE PAGAMENTO DO COMEX.
Carta de Crédito Publicação 600 (UCP 600)
Transcrição da apresentação:

Comércio Internacional Escola Secundária de Paços de Ferreira Cândida nº4

Diferença entre importação/exportação e comércio intracomunitário Importação e Exportação é a entrada e a saída de bens, produtos e serviços para fora e para dentro dos Países da União Europeia. Enquanto que comércio intracomunitário é a expedição e/ou chegada de mercadorias transaccionadas entre Portugal e os restantes Estados-membros da União Europeia.

Transportes O transporte terrestre é o movimento de pessoas e mercadorias por terra. Inclui o transporte rodoviário, ou seja, por estrada, e o transporte ferroviário, por via-férrea.

… O transporte marítimo é o transporte que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. O Transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros, é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes.

Documentação Factura - representa a venda para clientes em território nacional; Factura pró-forma – documento que indica o valor da mercadoria;

… Apólice - formaliza a aceitação do risco objecto do contrato de seguro; Romaneio de embarque – indica que a mercadoria contém mais do que um volume ou então que esse volume contém vários produtos.

… Conhecimento de embarque – documento que atesta a carga, o transporte e a obrigação da entrega da mercadoria ao destinatário; Certificado de origem - documento fornecido pelo exportador e utilizado pelo importador, para comprovação da origem da mercadoria.

Pagamento directo O pagamento directo é um meio de efectuar os pagamentos por transferência bancária. Para se aceder a este meio de pagamento deve-se preencher um impresso próprio.

Cobrança documentaria Trata-se da modalidade que mais implica riscos para o exportador. Nesta modalidade de cobrança, o exportador envia a mercadoria ao país de destino e entrega os documentos de embarque e a letra de câmbio ao banco negociador.

Abertura de crédito Contrato Bancário pelo qual uma instituição bancária se obriga a fornecer a outrem certos valores ou fundos negociáveis, com a condição de lhe serem restituídos no prazo acordado.

Garantias de pagamento Fiança – contrato em que o fiador garante o cumprimento da obrigação dos clientes; Caução - indica as várias formas de garantias usadas para a concretização de um acto;

… Aval - declaração cambial através da qual uma pessoa (avalista), se torna responsável pelo pagamento de um título; Garantia bancária - documento em que o Banco garante ao beneficiário, a pedido do Cliente, o cumprimento de uma obrigação que este contraiu.

Financiamento à exportação Seguro de crédito Cada Estado-Membro possui o seu próprio sistema público de garantia ou de seguro de crédito à exportação cujas modalidades de prestação de garantias, prémios facturados e políticas de cobertura apresentam diferenças sensíveis que podem dar origem a distorções da concorrência importantes entre as empresas da Comunidade.

… Seguro de crédito financeiros É o Seguro, também designado como Garantia Financeira, que cobre directamente o incumprimento no reembolso dos financiamentos à exportação, causado por factos de natureza política, monetária e catastrófica, podendo incluir também o risco comercial.

… Seguro de caução O Seguro de Caução incide na prestação de uma garantia por parte de um Tomador (entidade que contrata o seguro) a favor de um segurado (beneficiário do seguro) que poderá ser uma entidade pública ou privada.

As alfândegas Alfândega é uma repartição governamental oficial de controlo do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes.

Alfândegas portuguesas A história das alfândegas portuguesas remonta à nacionalidade, de tal forma que os "portos secos, molhados e vedados", desenhavam o mapa de Portugal, porventura o mais antigo país da Europa se o considerarmos em termos de configuração de território.

Defesa da sociedade As cooperativas dão um importante contributo desenvolvimento socio-económico. A capacidade das cooperativas de criarem empresas variáveis e sustentáveis, assegura o emprego produtivo e a geração de rendimento, contribuindo, assim, para a redução da pobreza.

… Além disso, as cooperativas, orientadas pelos seus valores e princípios, e centradas nas suas comunidades locais, reforçam as economias rurais e proporcionam externalidades positivas ao resto da sociedade.