Qualidades profissionais
O que é lealdade profissional? Ser leal significa comprometer-se consigo mesmo, e com a empresa. O empregado que seja leal pode criticar as decisões equivocadas, desde que seja uma crítica construtiva que é uma forma de participar no desenvolvimento da empresa.
Dentro de uma empresa deve haver lealdade para com os colegas, clientes e consigo mesmo
Responsabilidade É a obrigação responder pelas próprias acções, e pressupõe que as mesmas se apoiam em razões ou motivos.
Para a execução de um trabalho exige acima de tudo responsabilidade por parte do secretário
Discrição Uma pessoa discreta sabe ouvir um segredo e guardá-lo, sabe comportar-se com educação em qualquer ambiente, sabe a hora de falar e de calar-se. Discrição não é timidez.
Discrição é ver, ouvir e calar
Eficácia A eficácia refere-se à medida que expressa até que ponto os objectivos ou metas são atingidos mediante prévio planeamento.
Para o secretario ter eficácia no seu trabalho é necessário atenção acima de tudo
Adaptação Uma adaptação é qualquer característica ou comportamento natural evoluído que torna algum organismo capacitado a sobreviver em seu respectivo habitat.
É importante que o secretario se sinta bem no local onde trabalha
Dinamismo No sentido mais comum, dinamismo é actividade, energia. Diligência ou actividade intensa e espírito empreendedor.
O secretario esta a executar mais que uma tarefa ao mesmo tempo, mostra que é dinâmico
Organização e capacidade de trabalho Os profissionais de Secretariado têm muitas vezes sérios problemas porque existem operações demasiado complexas ligadas entre si que é preciso hierarquizar e coordenar. Para que isso se concretize, é preciso ter em conta: a urgência, a importância, a natureza e o interesse.
Aqui temos uma má organização que prejudica a execução de trabalho
Senso comum senso comum é baseado em fontes de conhecimento entre as quais o bom-senso, a intuição e a autoridade de um conhecimento específico. Todos precisamos do senso comum que nos permite sentir a realidade.
Iniciativa Iniciativa implica sempre ”sentido de responsabilidade” e quem toma a iniciativa assume sempre essa mesma responsabilidade.
O secretário deve ter acima de tudo iniciativa própria
Tenacidade Tenacidade é não desistir perante os desafios que vão surgindo, por mais cansativo e insuportável que seja.
Tacto Nesta área é preciso ter confiança e tacto, não magoar, não impor brutamente uma ordem, mas compreender, corrigir, encorajar, criando «sentido objectivo comum».