Hábitos alimentares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colesterol O que é Isso? X.
Advertisements

Contagem Carboidratos
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
Componentes: Mariane, Maria Luísa,
CRIATIVIDADE na ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
Alimentação e Saúde.
C I Ê N C I A S Cap. 1 – Os alimentos Por que comer?
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
Colesterol.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
COLÉGIO ESTADUAL DE CALDAS NOVAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ACERTANDO NA ESCOLHA NO CAFÉ DA MANHÃ
10 dicas para uma alimentação saudável
Comer bem para viver mais e melhor!
SALVE OS VEGETAIS Chave para uma saúde equilibrada, a dieta vegetariana traz diversos benefícios ao corpo e à mente, além de ser variada e muito saborosa.
Alimentação Alimentação saudável.
Avaliação do consumo alimentar
ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Alimentação saudável- Corpo saudável
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
Para uma boa alimentação, escolher…
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
VOLTA ÀS AULAS- SNACKS SAUDÁVEIS
A influência da mídia na alimentação
Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
SAÚDE NUTRICIONAL DA MULHER
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
Comer bem, para viver melhor!
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
O que é o Colesterol ? Porém o excesso no sangue pode ser fatal!
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Comer bem, para viver melhor!
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
GRUPO VIVA MAIS LEVE CARBOIDRATOS.
CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO
Os Nutrientes.
Energia consumida X energia adquirida
Dia 11 de outubro: Dia Nacional de combate à obesidade
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
NUTRIÇÃO PARA O EXERCÍCIO
A nova roda dos alimentos
Comer bem, para viver melhor!
Analisando sua Alimentação...
Alimentação Saudável A Roda Dos Alimentos.
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
Ciências Naturais – 9.o ano
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro
Prato alimentar norte-americano
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA. O que estes seres têm em comum? BactériasPlantasAnimais Todos são formados pelos mesmos compostos: água, sais minerais,
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Hábitos alimentares

Maior consumo de lipídios

Fonte: http://www.guiageo-mapas.com/mapa-mundi.htm

Pagina 212

Pagina 218

lipídios x Insaturada Gordura Hidrogenada (trans) Rico em ômega 3

Principais causas de morte no mundo +

Formas de Combate ao Colesterol Elevado Alimentação Carnes magras Aves e pescados Leite e derivados desnatados Claras de ovos Óleos vegetais: soja Feijão, lentilha, grão de bico, espaguete Frutas e vegetais frescos Sucos naturais PREFIRA Carnes gordas Fígado, rim, salsicha, bacon Leite e queijos cremosos Alimentos com ovos Gorduras de porco, coco e manteiga Cremes e massas com ovos Refrigerantes EVITE

Exercícios Pagina 213 Os alimentos que estão na base da pirâmide, neste caso, pães e massas. O principal nutriente nesses alimentos é o carboidrato, mais precisamente, o amido. Lembrete da IVA: Não confundam alimentos com nutrientes Nesta faixa estão os alimentos ricos em lipídios (óleos e gorduras) e em açúcar. Lembrando: Os açúcares são carboidratos, mas, no contexto da pirâmide, a referência feita é a: sacarose (que também é um carboidrato), um dissacarídeo usado para adoçar, considerado caloria vazia, pois não traz nenhum outro nutriente associado. Que os carboidratos em geral são bons e devem ser consumidos em maior quantidade, e que os lipídios são ruins e devem ser consumidos em pequenas quantidades.

Exercícios Pagina 214 Na população da ilha de Creta, com cerca de 200 Cerca de mil a cada 10 mil homens da população. A dieta do Japão, com cerca de 10% de lipídios na alimentação. Pagina 218 Os óleos vegetais estão localizados na base, e os lipídios de origem animal estão localizados na metade superior da pirâmide, sendo que peixes, aves e ovos são os primeiros a aparecer, depois surgem os laticínios (derivados do leite) e, no topo, as demais carnes e a manteiga. Essa nova distribuição se deve à diferenciação dos tipos de lipídios, que podem tanto proteger quanto prejudicar a saúde. Alguns dos pães, colocados na base da pirâmide alimentar original, na proposta atual estão localizados no topo. São aqueles feitos de farinha de trigo refinada e, portanto, com alto índice glicêmico no amido. O recomendado são farinhas e pães integrais, localizados na base da pirâmide. Como a pirâmide alimentar se propõe a oferecer sugestões para o controle de peso e para a manutenção da saúde, a atividade física passa a ter grande importância, justificando sua presença em uma representação gráfica que supostamente só deveria conter alimentos.

Carlos Honorato Atividades Pagina 221 O valor é de 16,2, portanto ela seria classificada como alguém de baixo peso. O valor é de aproximadamente 29,4, portanto ele seria classificado como alguém com sobrepeso. Não, apesar de serem pessoas normais e saudáveis, os índices os classificam fora da normalidade, pois não levam em consideração o tipo físico das pessoas. O IMC serve apenas como parâmetro. Carlos Honorato

Em casa Pagina 222 Resposta pessoal Vocês deverão se referir à má qualidade da alimentação e à falta de atividade física, relacionando-as ao excesso de tempo despendido na frente de TVs, computadores ou videogames. Outros podem, também, poderão se referir à falta de espaço, segurança e oportunidade para atividades físicas, questões pertinentes nos grandes centros urbanos brasileiros. Resposta variável: Vocês tem a oportunidade de avaliar a dificuldade que existe na escolha de cardápios saudáveis e balanceados; o acerto não é o grande objetivo da questão. Resposta pessoal. É importante que você dê as recomendações para aqueles que não atingiram o IMC normal, de acordo com o que foi trabalhado em aula, ressaltando a importância de uma alimentação sadia aliada a hábitos de vida saudáveis, com exercícios físicos, lazer, etc. Lembre-se também que você agora tem responsabilidade, por conhecer um pouco do assunto, em alertar quem não está com a alimentação e rotina de vida saudável.

Saúde