AfroReggae e Odebrecht 2014/2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente do Estado
Advertisements

Projeto de Ações Coordenadas de Prevenção à Tortura
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Secretaria de Assistência Social Município de Toledo Paraná
Comissão de Assistência Social – COAS
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa de Ética e Cidadania
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Cidade Saudável, Cidade Educadora,
O campo da Psicologia no CRAS
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
A Escola e as Mudanças Sociais
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Projetos Financiados em 2010
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
A Fábrica de Criatividade é um espaço cultural e de ensino, situado no Capão Redondo, que propõe despertar a criatividade através de estímulos culturais,
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
ONG – AME Associação Missão.
Proteção Social Básica
1 1.
Quem somos: O Instituto João XXIII é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado, com reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e.
Rio Mulher.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
AÇU Lei Número 298, de Art. 9º - O controle social é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação da Política de Assistência.
Atenção Básica em Saúde
TransFormação: Habilidades para Produtividade
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
PROGRAMA NOSSO LAR NÚCLEO FAMÍLIA SAUDÁVEL
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Encontro Aflatoun no Brasil, Educação Social e Financeira “Experiências com crianças e adolescentes participando de programas orientados à cidadania financeira”
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Gleyse Peiter Junho 2011 Planejamento Estratégico.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Transcrição da apresentação:

AfroReggae e Odebrecht 2014/2015 Proposta de Parceria AfroReggae e Odebrecht 2014/2015

Apresentação O Grupo Cultural AfroReggae (GCAR) – organização não governamental, criada em 1993 – tem como missão promover a inclusão e a justiça social, através da arte, da cultura afro-brasileira e da educação, construindo pontes que unam as diferenças e sejam alicerces para a sustentabilidade e para a cidadania. Nossas atividades preocupam-se com a promoção de uma relação positiva dos jovens com seus valores culturais e com sua capacidade de ação social, com a criação de empreendedores e com a geração de renda e de autoestima. Assim, somamos 49 projetos socioculturais no Brasil e no exterior e detemos uma tecnologia social eficiente em afastar jovens do tráfico, recuperar pessoas envolvidas com o crime e mediar conflitos.

AfroReggae e Odebrecht O AfroReggae reconhece a Odebrecht como uma instituição que valoriza o ser humano e está comprometida em contribuir para o desenvolvimento de comunidades. Princípios norteadores de ambas as instituições, por isso, a sinergia acontece de forma natural, gerando benefícios que alcançam – direta ou indiretamente – toda população. A manutenção das atividades socioculturais por parte da Odebrecht é fundamental, uma vez que amplia o campo de possibilidades dos milhares de jovens atendidos anualmente. Por isso a importância dessa parceria, contendo: Reforma e Atividades no Núcleo do Caju, Atividades Socioculturais e a Agência Segunda Chance, mantendo a relação das duas organizações na atuação social nas comunidades do Rio de Janeiro.

Objetivos Fortalecimento e ampliação das ações da Agência Segunda Chance; Consolidação do Núcleo Comunitário no Complexo do Caju; Manutenção das Atividades Socioculturais realizadas pela Instituição.

Segunda Chance O Projeto Segunda Chance do AfroReggae, antigo Empregabilidade, criado em 2008, tem sido uma esperança e, em muitas vezes, a única oportunidade de um novo caminho para quem viveu na criminalidade e quer escrever uma nova história. O principal objetivo é promover a inclusão de ex-detentos e de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social através da inserção no mercado de trabalho formal, contribuindo assim para a construção de uma sociedade com justiça social. Até o momento, o projeto já conseguiu atender mais de 6.328 pessoas, sendo 5.457 encaminhadas para o mercado de trabalho e aproximadamente 1.500 admitidas com carteira assinada. Entre todos os atendidos, 750 já estiveram ligados à criminalidade.

A equipe do projeto é composta por 12 pessoas, entre o coordenador, supervisores de campo, psicóloga e assistente social, tanto o coordenador quanto os supervisores foram ligados a grupos criminosos diferentes, e hoje mostram que o convívio entre ex-rivais é possível dentro de um contexto de paz social. A equipe é responsável pelo encaminhamento, acompanhamento de 6 meses e a realização de 2 encontros com até 20 egressos para orientação ao mercado de trabalho. Com mais de 53 empresas parceiras, é possível encaminhar diariamente os candidatos às oportunidades de vagas. Segundo Tânia Nahuys do Spoleto, uma das empresas parceiras do projeto e que recebem os candidatos, “no começo era mais difícil, tivemos que conscientizar a equipe que não podia desistir. Alguns saíram, até que um ficou. Aí virou case, virou manchete, e ficou mais fácil de acontecer”.

Como funciona Passo 1: Os interessados vão a Agência preencher a ficha cadastral (Segunda Chance Digital); Passo 2: Essas informações vão para o banco de dados da instituição; Passo 3 : O candidato passa por entrevista com profissionais técnicos sociais para a avaliação das necessidades dos candidatos para inserção no mercado de trabalho. Acompanhamento sistemático, se a equipe avaliar necessário; Passo 4: A equipe faz o cruzamento do perfil do candidato com as oportunidades, em seguida é feito o encaminhamento para a empresa, onde iniciará o processo seletivo. Se necessário, realizamos prévio contato com a empresa; Passo 5: Caso o candidato seja aprovado, é atualizado o status no nosso sistema e inicia o acompanhamento da equipe de supervisores (6 meses); Passo 6: A equipe do Segunda Chance  atua no acompanhamento semanal dos contratados pelas empresas.

Complexo do Caju O AfroReggae iniciou suas atividades no Complexo do Caju, na comunidade de Boa Esperança, em dezembro de 2013, através do Projeto Mutirão AfroReggae. Este projeto visa realizar Busca Ativa em todas as residências da comunidade onde atuará, mapeando as privações sociais vividas pelas famílias construindo estratégias de intervenção e enfrentamento das privações e vulnerabilidades encontradas. Em julho de 2014, após visitar 4583 domicílios e encontrar 1215 domicílios em privação social, o Projeto Mutirão seguiu para realizar essas atividades em outra comunidade e hoje, o Caju conta com oficinas de Circo, Dança, Samba e Percussão e atendimentos técnico-sociais de acompanhamento das questões encontradas naquela comunidade.

Atividades Socioculturais Oficinas Para as ações será utilizado como ferramenta de mobilização e formação oficinas específicas de música,  dança – dança de salão, dança afro, balé clássico e dança livre –, teatro,  oficinas corporais – circo, capoeira e tai chi chuan – e artes visuais. Além de atividades complementares como workshops, reuniões temáticas, seminários internos, palestras e intercâmbios, que venham a contribuir com a qualidade e a formação continuada dos próprios agentes educadores que são em suma oriundos das comunidades, realizando assim um círculo virtuoso em que o participante do projeto se torna aluno de uma das oficinas, se capacita tecnicamente e artisticamente, podendo vir a ser um integrante de um dos grupos artísticos do AfroReggae e/ou instrutor das oficinas.

2. Equipe Técnica Social O projeto oferece atendimento psicológico, pedagógico e de assistência social aos participantes e moradores das comunidades, incentivando assim o convívio entre crianças, adolescentes e seus familiares. A proposta tem como base um processo educativo diferenciado por meio de uma metodologia que articula arte, cultura e educação, potencializando a capacidade de articular linguagens e saberes que se traduzem na construção participativa dos métodos. Somado a isso, propomos uma atuação em rede fortalecendo a tríade, comunidade, escola e organização social. Os pais e familiares também são convidados a participar das atividades com seus filhos a fim de criar uma relação de proximidade com o projeto. Atendimentos familiares visa abranger na sua completude o trabalho de inclusão e formação dos indivíduos.

O acompanhamento social no Grupo Cultural AfroReggae se desenvolve por meio da Metodologia do Risco Social Familiar, criada e implementada pelo AfroReggae em 2012, que tem como objetivo diminuir as privações das famílias dos alunos. Tais privações são apontadas através da aplicação do questionário do IPM – Índice de Pobreza Multimensional –, instrumento criado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) com o objetivo de fazer um retrato mais amplo da pobreza. A parceria do projeto vai além da intervenção com a família. A ideia é aproximar integralmente comunidade, instituições sociais e educativas formando uma rede de atuação em prol da garantia de direitos. Nesse sentido, estão previstas ações que irão dialogar com as instituições sócio assistenciais e educativas e seus atores.

Afro Lata // Afro Samba // AR 21 3. Grupos Artísticos O AfroReggae acredita que arte e cultura podem sim ser utilizadas para despertar o potencial dos jovens brasileiros. Essa filosofia é a base do nosso trabalho com grupos artísticos. Todos esses grupos foram formados através das diversas oficinas oferecidas nos núcleos do AfroReggae, eles são artistas de circo, da percussão, do samba, do reggae, do teatro, do Brasil. Desenvolvemos o potencial artístico de centenas de jovens que compõem os 09 Grupos Artístico do Grupo, que são: Afro Lata // Afro Samba // AR 21 Párvati // Makala Música & Dança // Afro Circo // Orquestra AfroReggae // Trupe de Teatro AfroReggae // Bloco AfroReggae

Proposta Duração da parceria de 12 (doze) meses de parceria para a manutenção da Agência Segunda Chance, Reforma do Núcleo do Caju e Atividades Socioculturais. Valor da Proposta: R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) pagos em 3 parcelas, sendo R$ 800 mil na celebração do patrocínio, R$ 600 mil após 30 dias da assinatura e R$ 600 mil 60 dias após a assinatura. 1) Segunda Chance: R$ 965.000 2) Complexo do Caju: R$ 100.000 2) Atividades Socioculturais no Cantagalo: R$ 245.000 3) Atividades Socioculturais em Parada de Lucas: R$ 109.500 4) Atividades Socioculturais no Complexo do Caju: R$ 325.400 5) Atividades Socioculturais em Vigário Geral: R$ 255.100 Comprovação da realização das atividades em relatórios entregues mensalmente.

Contrapartidas Em contrapartida propomos o seguinte:   Inserção da marca da Odebrecht em todo material alusivo às atividades patrocinadas no núcleo de Vigário Geral, Cantagalo, Parada de Lucas e Caju; Inserção da marca em 04 banners (01 em cada núcleo) e em 400 camisas (distribuídas aos alunos). Inserção da marca nas camisas da equipe do Segunda Chance. Inserção da marca em banner do Projeto Segunda Chance. Realização de 02 Comandos na cidade do Rio de Janeiro. Realização de 02 Oficinas Artísticas na Cidade do Rio.