Serviço de Aconselhamento Agrícola. O Serviço de Aconselhamento Agrícola da ARAAM é um serviço que a Associação Regional dos Agricultores do Alto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

Segurança na Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos
REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Quadro de Referência Estratégico Nacional Daniela Santos CERNAS - Ambiente Escola Superior Agrária de Coimbra DCEA-SMTH Contribuição para linhas.
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
1 O regime da contratação electrónica (Directiva 2000/31/CE )
ordenamento do território e urbanismo
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
SEGUROS AGRÍCOLAS PERSPETIVA FUTURA DO SEGURO DE COLHEITAS
Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas
A MINIPRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 34/2011 – 8/3/2011, define que Podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de miniprodução todas.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
A PAC (POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM)
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Organizações de Produtores
2 Operação estatística obrigatória em todos os Estados- membros da União Europeia É um inquérito que se realiza de 10 em 10 anos através de entrevista.
EVOLUÇÃO DOS VINHOS DA ADEGA COOPERATIVA DOS BISCOITOS Portaria nº7/2009 de 12 de Fevereiro de VITIS Nuno Correia da Costa Jornadas Agrícolas da.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
M. Patrão Neves M. Patrão Neves A Reforma da PAC: perspectivas para a agricultura açoriana PAC pós-2013 Orientações fundamentais das.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Visão da estratégia nacional para a agricultura e desenvolvimento rural CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DO SECTOR AGROFLORESTAL EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.
DISPOSIÇÕES LEGAIS POLACAS RELATIVAS AO DESTACAMENTO DE TRABALHADORES – transposição da Directiva 96/71/CE para o direito nacional Capítulo IIa "Condições.
A POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM (PAC)
PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DAS FEDERAÇÕES DESPORTIVAS
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Regulamento de Acesso às Redes e às Interligações Gestão de Energia em S.E.E.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Apoio institucional: Organização: PRÉMIO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO CRÉDITO AGRÍCOLA AGRICULTURA, AGRO-INDÚSTRIA, FLORESTA E MAR.
A PAC pós 2013 Pagamentos Diretos Jorge Capitão Diretor Regional Adjunto LVT março de 2015.
Sessão de Informação PAC Bolsa Nacional de Terras – Potenciar o Território Rural Caldas da Rainha, 26 março 2015.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Ciclo de Conferências «PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola»
Multifuncionalidade do Espaço Rural
As Concessões de Obras Públicas no Direito da União Europeia Departamento do Direito Público Universidade Nova.
Santarém - 9 junho 2015.
Arcos de Valdevez, 23 de Setembro_2010
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
DPP1 O DESENVOLVIMENTO RURAL NO PÓS 2006 zFundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER)
Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória Quatro Ribeiras Quatro Ribeiras
1. Organização Comum dos Mercados Agrícolas
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 FORMAÇÃO ACÇÃO PARA PME.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Competitividade do Território: Duas vertentes prioritárias A Certificação de Produtos e Serviços Francisco Barroca Director Geral Portalegre, 23 de Novembro.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
EuropeAid FACILIDADE ALIMENTAR CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS Referência: EuropeAid/128608/C/ACT/Multi Preparação do formulário de pedido completo.
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
A POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM A Política Agrícola Comum (PAC) é a mais antiga e mais integrada das políticas comuns, tendo chegado a constituir cerca de metade.
REGIME TRANSIT Ó RIO - MEDIA Ç ÃO DE SEGUROS O novo regime jur í dico Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
1 II ENCONTRO DAS COMISSÕES TÉCNICAS Comissão Rural Wady José Mourão Cury São Paulo
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Predominam áreas: agrícolas e pastagens para animais
Transcrição da apresentação:

Serviço de Aconselhamento Agrícola

O Serviço de Aconselhamento Agrícola da ARAAM é um serviço que a Associação Regional dos Agricultores do Alto Minho, em colaboração com a CNA – Confederação nacional da Agricultura, disponibiliza aos agricultores no âmbito da condicionalidade. A ARAAM é uma entidade reconhecida pela DGADR Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural para o desenvolvimento de Serviço de Aconselhamento Agrícola.

O SAA  Analisa a sua exploração no âmbito da Condicionalidade;  Identifica as normas que têm de cumprir;  Produz um diagnóstico rigoroso;  Apresentar soluções para os problemas.

A Condicionalidade pretende garantir que o agricultor pratique uma agricultura que respeite o ambiente, preserve a saúde e bem-estar animal e promova a segurança alimentar e, simultaneamente, visa assegurar a manutenção das terras em boas condições agrícolas e ambientais, impedindo o abandono das terras agrícolas, num regime de apoios desligados da produção.

Os agricultores que beneficiem de: Ajudas directas: RPU, prémios específicos, Medidas Agro- Ambientais, Medidas Silvo-Ambientais, Apoio à Manutenção da Actividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas, Apoio à Primeira Florestação de Terras Agrícolas; Apoio à Reestruturação e Reconversão das Vinhas ou do Prémio ao Arranque da Vinha (ao abrigo da noa OCM vitivinícola),

Os agricultores têm de satisfazer as obrigações impostas pela Condicionalidade, ou seja têm de cumprir os Requisitos Legais de Gestão (obrigações em matéria de ambiente, saúde pública e animal, fitossanidade e bem-estar animal) e as Boas Condições Agrícolas e Ambientais (BCAA) em todas as atividades agrícolas em todos os terrenos agrícolas da exploração.

O SAA permite-lhe: Ficar a conhecer as suas obrigações no âmbito da Condicionalidade. Evitar reduções no pagamento do RPU, prémios animais, Medidas Agro-Ambientais. Proteger as suas ajudas e evitar penalizações (Em caso de incumprimento, da responsabilidade do agricultor, o montante total dos pagamentos referidos do ano em causa, é reduzido ou, mesmo totalmente suprimidos

Cumprindo as recomendações emitidas pelo SAA, evitará penalizações das suas ajudas; Pode efectuar um Pedido Único mais correto já que é realizado um levantamento de campo, abrangendo todas as parcelas e infraestruturas agrícolas da exploração sendo incluídas correções aos limites das parcelas e suas ocupações culturais;

O recurso ao aconselhamento agrícola é voluntário e concretiza-se através de um contrato entre a entidade prestadora do serviço, reconhecida pela Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e o destinatário, ou seja, o agricultor.

O aconselhamento inclui um diagnóstico da exploração agrícola com a sua descrição e os incumprimentos detetados das regras em vigor e um plano de ação para cumprir as regras do sector e onde são dadas recomendações para corrigir as situações onde existam inconformidades. O processo deve estar concluído no prazo máximo de um ano.

O Aconselhamento Agrícola às exploração e as respetivas atividades tem encargos para o agricultor, que todavia pode recorrer ao ProDer–Programa de Desenvolvimento Rural, para cofinanciar 80%, até o montante máximo de 1.200,00€, do custo da aquisição do serviço pelos agricultores, através de candidatura individual para o efeito e que o SAA do AltoMinho (ARAAM) apoiará a sua elaboração e gestão.

Os serviços de Aconselhamento Agrícola, vem no seguimento da obrigatoriedade estipulada pela União Europeia de que cada Estado-membro implemente um sistema de aconselhamento à explorações agrícolas.