GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula e-mail adpaula@fatecinternacional.com.br
CURRÍCULO RESUMIDO Formada em Administração de Empresas Pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR Mestranda em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR
CURRÍCULO RESUMIDO Realiza treinamento empresarial na área de lançamento de novos produtos e prospecção-mercado Atuando na área desde 1998 no desenvolvimento e lançamento de novos produtos para o mercado
METODOLOGIA AS AULAS SERÃO MINISTRADAS Na Forma expositiva AVALIAÇÕES Avaliação parcial individual dos conteúdos, 10 questões - Peso 3 Atividade supervisionada através de trabalho em equipe - Peso 2
CONCEITOS PARA O DESENVOLVI-MENTO DE PRODUTOS E MARCAS CONTEÚDO - AULA 1 CONCEITOS PARA O DESENVOLVI-MENTO DE PRODUTOS E MARCAS 1.1 – Processo Produtivo 1.2 – Produtos 1.3 – Bens e Serviços 1.4 – Marca 1.5 – Design do Produto 1.6 – Ciclo de vida do Produto 1.7 – Tipologia para Bens e Serviços
INTRODUÇÃO Gerência MARCA Produto Serviços Bens Planejamento Concepção Desenvolvimento Mercado Manutenção Produto
CONCEITOS Gestão : maneira pelo qual o gestor, através do planejamento, utiliza os recursos para criar produtos e atingir os objetivos da organização. Concepção : maneira de formular uma idéia original. Desenvolvimento : ato, efeito, modo ou a arte de dar estrutura, fabricar.
CONCEITOS Planejamento : trabalho de preparação para qualquer empreendimento. Mercado : lugar destinado a comercialização de produtos e mercadorias. Manutenção : as medidas necessárias para a conservação ou a permanência do produto no mercado.
PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Fabricação e/ou prestação de serviço PROCESSO PRODUTIVO São todas as etapas que levam a produção, fabricação, manufatura de um determinado produto. FeedBack do mercado para os produtos FeedBack do Processo de transformação FeedBack dos Insumos Processo de planejamento e concepção do produto INSUMOS Mão-de-obra Informações Consumidores Instalações Energia BENS E/OU SERVIÇOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Fabricação e/ou prestação de serviço
PRODUTO “Resultado ou rendimento do trabalho físico ou intelectual, Algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo... Podem ser através de Bens físicos, serviços, idéias experiências” KOTLER,2000
BENS “Todo objeto que sofreu um processo de transformação, resultando no atendimento de uma necessidade de nosso cliente pelo seu uso” KOTLER,2000
SERVIÇOS “Qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada” KOTLER,2000
Estocável X Não Estocável Transportável X Não Transportável BENS X SERVIÇOS Tangível X Intangível . Estocável X Não Estocável Transportável X Não Transportável Baixo Contato X Alto Contato . Qualidade . Objetiva X Subjetiva .
CICLO DE VIDA DO PRODUTO Do desenvolvimento ao declínio Introdução Crescimento Maturidade Declínio Vendas e Lucro Tempo Desenvolvimento Vendas Lucro
FORMAS DE Ciclo Vida Produto Categoria de produto Forma do produto Produtos e Marcas
Matriz de avaliação de bens TIPOLOGIA PARA BENS Matriz de avaliação de bens Fluxo é Intermitente Baixa Alta Alto Baixo Volume Variedade Fluxo regular mais importante Fluxo regular mais factível contínuo Arranjo físico posicional por processo celular por produto
ARRANJO FÍSICO POSICIONAL Todos os esforços de produção se dirigem ao produto Volume de produção é mais baixo Não há constância no fornecimento Modelos únicos Casas, navios, hidroelétricas
ARRANJO FÍSICO POR PROCESSO Realizados em lotes pequenos, baixo volume de produção Reduzida variedade de produtos Equipamentos agrupados por tipo de processos Blocos de notas, peças específicas
ARRANJO FÍSICO CELULAR Produção de uma determinada “família” de produtos muito similares em sua fabricação Permite um alto volume de produção Variedade menor de produtos Batedeira, liquidificador,etc..
ARRANJO FÍSICO POR PRODUTO Produção em massa Elevada taxa de produção Redução na variedade de produto Normalmente nesse tipo de produção o produto é único Carros, tratores, montadoras
TIPOLOGIA PARA SERVIÇOS Matriz de avaliação para serviços
SERVIÇOS PROFISSIONAIS Prestados específica e diretamente para o consumidor (front office) Volume de produção é reduzido Cirurgias plásticas, consultorias especializadas, salões de beleza.
SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE MASSA Fornecidos para um grupo específico de pessoas com determinadas características Clínicas especializadas para o tratamento de uma patologia em especial – doenças de pele -
LOJA DE SERVIÇOS Agrega uma variedade significativa de serviços, em relação aos serviços profissionais Lojas de varejo e restaurantes de prato pronto, o contato é feito de forma parcial
SERVIÇOS DE MASSA Um grande número de clientes são atendidos por dia, de forma padronizada Os custos são reduzidos e os ganhos se dão em grande escala Ênfase é dada mais a tecnologia do que ao cliente Transportes coletivos (metrô)
SERVIÇO DE MASSA CUSTOMIZADO Fornecido a milhares de clientes Cria uma ilusão de customização Padronização - tecnologia da informação Sites que vendem produtos, amazon.com - google.com Caixas automáticos de bancos
Contorno, delineamento do produto DESIGN DO PRODUTO Desenho industrial que realiza a produção de objetos e produtos para uso humano Contorno, delineamento do produto Cadeira Luis XV século XVIII Metropolitan, 2003, Jeffrey Bernett