GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula

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Transcrição da apresentação:

GPI Projeto de Produto Professora Alessandra de Paula e-mail adpaula@fatecinternacional.com.br

CONTEÚDO – AULA 4 DESENVOLVIMENTO - BENS E SERVIÇOS 4.1 – Projeto do produto 4.2 – Estrutura organizacional – projeto 4.3 – Elementos essenciais para o desenvolvimento de produto 4.4 – Produtos sustentáveis

PROJETO DO PRODUTO “Um projeto é um empreendimento temporário, com o objetivo de criar um produto ou serviço único, e que tem sua elaboração progressiva”

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PARA PROJETOS Departamento específico COB (Chairman of the Board) PRESIDENTE DESENVOLVI MENTO DE PRODUTO CONTROLE MARKETING PRODUÇÃO RHUMANOS AVALIAÇÃO

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PARA PROJETOS Outros serviços GER.DE MARKETING PRODUÇÃO R.HUMANOS PESQUISA CONTROLE AVALIAÇÃO PRESIDENTE COB (Chairman of the Board) Proj.A Proj.B Proj.C Centros de Lucro Comitê de negócio Profission. funcional Centros de Custo Recebe Instruções do gerente de pesquisa e de projetos Melhor estrutura : Matricial

ÁREAS DO PROJETO DO PRODUTO Área de Aplicação Área de Conhecimento Área técnica do produto Área gestão do projeto Administração Geral Gerencia de PROJETO do PRODUTO Competências PMI,2006

ÁREAS DO CONHECIMENTO Tempo Escopo Integração R.Humanos Qualidade Custo Comunicações Riscos Aquisições Gerência de Projetos Meio Ambiente

ELEMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO Características essenciais Custos Qualidade Técnicas aplicadas em projetos de produtos

CARACTERÍSTICAS Funcional Manufaturável Vendável fácil utilização, estética definida e atrativa Manufaturável passível de reprodução Vendável atribuir valor econômico

CUSTOS Custos X Riscos Custos X Função principal O custo de um projeto depende dos riscos assumidos durante o desenvolvimento  do começo ao final Custos X Função principal Qual a parcela de custos do produto são destinadas a função principal do produto

QUALIDADE Estabelecendo a qualidade A qualidade pode ser definida em função das características físicas do produto  neste caso bens e, A qualidade pode também ser definida como a percepção realizada pelo cliente  neste caso serviços

QUALIDADE - GARVIN Dimensões da qualidade Desempenho Durabilidade Características Manutenção Confiabilidade Estética Conformidade Qualidade Percebida Nível de qualidade fornecido ao consumidor em função da importância das dimensões

QUALIDADE - GARVIN Formas de melhoramento Comparação com a concorrência Definição das alavancas para o melhoramento Plano de ações

QUALIDADE - KANO Desejos dos consumidores - desejos evidentes - desejos não declarados Atendimento das necessidades básicas Atendimento dos fatores de excitação Atendimento dos fatores de performance

QUALIDADE - KANO

QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT (QFD)  Desdobramento da função qualidade Identifica a qualidade do cliente especificações técnicas que determinam a produção de bens e serviços

TÉCNICAS EM PROJETOS DE PRODUTOS Design For Assembly (DFA) Projeto de montagem Design For Manufacturing(DFM) Projeto de manufatura Designs For Disassembly (DFD) Projeto de desmontagem Concurrent Engineering Engenharia simultânea

TÉCNICAS EM PROJETOS DE PRODUTOS Engenharia reversa Engenharia robusta Engenharia de valor Design modular

TÉCNICAS EM PROJETOS DE SERVIÇOS O que é? Momento da verdade em serviços Como melhorar? Trabalho do funcionário de alto contato

ANÁLISE – CICLO DE SERVIÇO Final do ciclo Início do ciclo Ciclo de serviço Momentos Finais Permanecem mais fortes na memória do cliente Momentos Iniciais Preparam a percepção do cliente para o que vem depois

QUALIDADE EM SERVIÇOS Critérios de Avaliação da qualidade em serviços Custo Flexibilidade Tangíveis Velocidade de Atendimento Consistência Atendimento/Atmosfera Competência Credibilidade/Segurança Acesso

Habilidades (e atitudes) interpessoais Desenvoltura na comunicação TÉCNICAS EM SERVIÇOS TRABALHO DO FUNCIONÁRIO DE ALTO CONTATO Habilidades (e atitudes) interpessoais Desenvoltura na comunicação Habilidade de vendas Boa apresentação

Treinamento constante TÉCNICAS EM SERVIÇOS TRABALHO DO FUNCIONÁRIO DE ALTO CONTATO Gestão do cliente Treinamento constante empowerment, scripts, simulação De situações, troca de lugar, motivação dos funcionários

EMBALAGENS - BENS E SERVIÇOS “O conjunto de atividades de design e fabricação de um recipiente ou um envoltório para um produto”

FUNÇÕES BÁSICAS - EMBALAGENS A primeira básica e fundamental é a de ser um envoltório ou recipiente utilizado para acondicionar e proteger produtos A segunda diz respeito a função de atratividade de um produto – utilizado como ferramenta de marketing

ANÁLISE DE VENDABILIDADE Compreendem desde a análise das características dos produtos, até os elementos que estimulam a disposição dos clientes para comprá-los Métodos de análise Diferenças de qualidade Comportamento dos clientes Percepções e opiniões dos clientes

PRODUTOS SUSTENTÁVEIS Projeto ambiental que reflete as exigências de proteção e uso racional dos recursos do ambiente Deve considerar também o descarte do produto

PROJETO - PRODUTOS SUSTENTÁVEIS Projetar a durabilidade e a segurança Facilitar a utilização e a adaptabilidade A manutenção, a reparação, A reutilização, a remodelação E intensificar a utilização

TÉCNICAS - PRODUTOS SUSTENTÁVEIS Design for environment (DFE) Projeto de produto adaptado ao ambiente a organização responsabiliza-se por todos os recursos de produção avalia as disponibilidades dos recursos naturais e dos processos necessários à fabricação