REDE DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO EMPRESARIADO 2006 - 2007.

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Transcrição da apresentação:

REDE DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO EMPRESARIADO

Vejam... Como a população avalia o sistema político representativo no Brasil?

A democracia é a forma preferível de governo para apenas... 46% Brasileiros % Fonte: Pesquisa Lantinobarômetro 2006

Desempenho ruim ou péssimo dos deputados 59% e senadores % Reprovam os 80% partidos políticos % Fonte: Pesquisa USP - Unicamp 2006

> 50% > 50%não conversa sobre política com seus amigos nunca ou quase nunca > 90% > 90%nunca ou quase nunca trabalharam para um partido ou candidato = 80% = 80%nunca ou quase nunca trabalharam pela defesa de propostas ou idéias que afetam a sua vida ou a sua comunidade Fonte: Pesquisa Ibope (12/06)

< 10% < 10%participam de partidos ou reuniões políticas < 15% < 15%participam de associações de moradores ou de outros grupos ou associações (culturais, artísticas, esportivas) < 20% < 20%participam de atividades de voluntariado Fonte: Pesquisa Ibope (12/06)

De 0 a 10, que nota daria para a atuação dos deputados brasileiros? % % % % % % % % % % % 3,9 NOTA MÉDIA.... 3,9 Fonte: Pesquisa Ibope - Veja 31/01/07

Na sua opinião, os deputados e senadores brasileiros trabalham: MUITO2% O SUFICIENTE10% 84% POUCO84% NÃO SABE/NÃO OPINOU4% Fonte: Pesquisa Ibope - Veja 31/01/07

Na sua opinião, os deputados e senadores brasileiros: Representam e defendem mais os interesses e desejos da sociedade % Representam e defendem mais os interesses dos grupos políticos % Representam e defendem mais os seus próprios 63% interesses % Não sabe / não opinou % Fonte: Pesquisa Ibope - Veja 31/01/07

Lembra-se de alguma medida de um deputado que tenha sido importante para a sua cidade ou região? Sim % 76% Não % Não opinou % Fonte: Pesquisa Ibope - Veja 31/01/07

Lembra-se de alguma medida de um senador que tenha sido importante para a sua cidade ou região? Sim % 83% Não % Não opinou % Fonte: Pesquisa Ibope - Veja 31/01/07

3 características que melhor definem os parlamentares brasileiros: 55% Honestos %Desonestos % Preguiçosos %Oportunistas % Dedicados %Sinceros % Insensíveis aos interessesSensíveis aos interesses da 52% da população % população % 49% Mentirosos %Nenhuma delas % Trabalhadores %Não sabe / não opinou % Fonte: Pesquisa Ibope - Veja 31/01/07

E agora? Uma nova política é possível? Qual o papel do empresariado para o surgimento de uma nova política?

Comportamento tradicional do empresariado Financiar candidaturas; Articular bancadas parlamentares para defender os interesses do seu setor; Encomendar estudos para encaminhar às autoridades. É insuficiente!

Novo comportamento do empresariado Assumir sua responsabilidade: Econômica Ambiental Social PolíticaPolítica Fortalecer a sociedade civil

Por que? O mundo político não vai nunca se auto-transformar...

Fortalecer a sociedade civil Como? Propondo uma agenda estratégica; Fortalecendo suas entidades representativas; Mobilizando forças sociais expressivas; Atraindo os cidadãos, as pessoas individualmente...

Atrair o cidadão Como? Falando diretamente às pessoas; Conectando-as a redes voluntárias de participação cidadã; Redes de Participação Política.

Por que o setor empresarial deve tomar a iniciativa? Consciência da sua responsabilidade; Independência financeira; Autonomia organizativa.

O caminho da mudança Como as regras não serão modificadas pelos interessados em mantê-las... Só há um caminho: Pressão “ambiental” (de fora para dentro); Inclusão de novos atores (de baixo para cima).

Pressão de fora para dentro Quem fará? Organizações da sociedade civil; Meios de comunicação; Ministério Público.

Inclusão de novos atores, de baixo para cima Quem fará? Os cidadãos articulados em torno de plataformas baseadas: na ética na política; na defesa e aprofundamento da democracia; na promoção do desenvolvimento.

Articular os cidadãos Como? Fomentando novas formas organizativas, segundo um padrão de rede... Por que? Porque as redes estão fora do domínio dos tradicionais caciques dos feudos partidários!

A Rede de Participação Política do Empresariado Em praticamente pouco mais de 1 ano (53 semanas): 4 mil cidadãos conectados; 400 novos agentes capacitados no Paraná (em 11 cursos regionais); 4 mil intervenções em 63 debates políticos semanais.

A Rede de Participação Política do Empresariado 53 newsletters (semanais); 210 mil “cartilhas” Guia do Voto Responsável; 1 Agenda Estratégica para o Brasil; 3 mil pessoas sensibilizadas para a necessidade de formação política.

A Rede de Participação Política do Empresariado 10 núcleos regionais organizados: 1.CURITIBA (Litoral e Região Metropolitana) 2.LONDRINA 3.MARINGÁ 4.CASCAVEL 5.PATO BRANCO 6.PARANAVAÍ 7.CAMPO MOURÃO 8.GUARAPUAVA 9.PONTA GROSSA 10. JACAREZINHO (Norte Pioneiro)

A Rede de Participação Política do Empresariado 26 projetos locais (comunitários) em andamento (ou programados); Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná em andamento nas 10 regiões do estado.

A Rede de Participação Política do Empresariado E uma grande inovação... Sistema de Monitoramento e Avaliação dos Eleitos em 2006 em fase final de elaboração (em parceria com a UFPR)

Um convite Rede de Participação Política do Empresariado Entre você também na Rede de Participação Política do Empresariado!