Leitura cristã da Criação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus é infinito e tem tudo
Advertisements

Festa da Profissão de Fé Entrega do Credo 2012
Creio em Deus, Pai todo - poderoso
Palavra de Deus em palavras humanas
O pecado original Gn 3, 4: «Então a serpente disse
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
O amor de Deus é a razão primeira e última da Criação.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Moral especial - Terceiro Mandamento
Segundo Mandamento Ex 20, 7: “Não dirás o nome do Senhor, teu Deus,
Cooperação na santificação
Mãe e Mediadora Maria é nossa Mãe, não em sentido natural, mas
No princípio No princípio, Deus criou o céu e a terra”.
Estrutura moral especial
São José O Magistério sustenta que a Virgem e São
CREIO SIMBOLO NICENO Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra; de todas as coisas visíveis.
Parusia Escatologia: Do grego éskata (coisas últimas) e logos (conhecimento); estuda o que, pela Revelação, sabemos acerca do que existe após o fim da.
SENIB DOUTRINAS 1.
Expressões religiosas
Alegrem-se os céus nas alturas, e que as nuvens façam chover a justiça, porque o Senhor se compadeceu de seu povo (Is 48,8). Alegrem-se os céus nas.
Aula 8 As Pessoas Divinas
Teologia Fundamental 1 Pe 3, 15: “(Estai) sempre dispostos a dar resposta a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança”. - Sempre: uma tarefa.
Aula 6 As Processões Divinas
= A Revelação sobrenatural
Teologia Fundamental Revelação primitiva
Conversão CCE 1849: “O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência recta; é faltar ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo.
DEUS TRINDADE.
SANTÍSSIMA TRINDADE.
Visite-nos:
Sagrado Coração de Jesus
Hebreus 7 A Aliança Superior
Realidade da Encarnação
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
Santíssima Trindade.
E o Verbo se fez Carne e Habitou entre Nós
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
Vinda do Filho de Deus O fim da Encarnação é a salvação dos homens: o Filho de Deus veio “para que o mundo se salve por Ele” (Jo 3, 17), “para ser salvador.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Teologia Fundamental dos homens, fala-lhes e convida-os a
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Educação Cristã vs Relativismo
O mover de Deus no universo
Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
SENIB DOUTRINAS 1.
Turma 601 – Aula 22/08/14 Teoria da Criação
O Último Convite.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
#FÉqueMUDA.
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Em 7 de novembro de 2008 encerrou-se o ano comemorativo aos 700 anos de morte do representante máximo da Escola Franciscana: o beato João nascido em.
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
Crescendo em Comunidade
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Credo niceno-constantinopolitano
Origem e finalidade A Igreja é um mistério: é ao mesmo tempo
Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
Aula 9 As Missões Divinas
LANCANDO SEMENTES PELOS CAMINHOS
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
1.A Revelação de Deus (8 slides) 2.Unicidade e Transcendência (9 slides) 3.Deus Vivo (11 slides) 4.A Santíssima Trindade no NT (12 slides) 5.Formulação.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
 A história da criação… 1. O livro dos Génesis… Génesis – tradução grega do nome hebraico Bereshît que quer dizer na cabeça ou no princípio… este livro.
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
Transcrição da apresentação:

Aula 2 Leitura cristã da Criação

Leitura cristã da Criação Com a Encarnação do Verbo divino, os dados do Antigo Testamento não são suprimidos, senão recolocados num novo horizonte que permite entender com maior profundidade as ações divinas a partir da origem do mundo. CIC 287: «Deus, que escolheu os patriarcas, que fez sair Israel do Egito e que, escolhendo Israel, o criou e formou, revela-Se como Aquele a quem pertencem todos os povos da terra e toda a terra, como sendo o único que ‘fez o céu e a terra’».

Leitura cristã da Criação São Paulo em Atenas: “esse Deus que adorais sem conhecer, é exactamente Aquele que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe. Sendo Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas (...). De um só homem, fez toda a raça humana, para que habitasse sobre toda a face da terra” (Act 17, 23-26). Destas palavras se deduz que, para os primeiros cristãos, pregar o Deus de Jesus Cristo, está imediatamente unido ao pensamento da Criação divina, porque sem esta realidade primeira e capital não faz sentido nada do que Deus fez posteriormente.

Leitura cristã da Criação Ef 1, 4: “Ele (Deus) escolheu-nos em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante d’Ele, pelo amor”. Recorda aos Efésios que estão chamados, desde toda a eternidade, a ser filhos de Deus. Todo o projecto da nossa santidade se encontrava já presente no momento da Criação. Tudo está organizado em função da nossa chamada a participar da vida divina em Cristo. .

Leitura cristã da Criação Na obra da Criação, as Pessoas divinas intervêm segundo o seu ser pessoal característico, mesmo quando, por se tratar de obra de Deus “ad extra”, actua toda a Trindade como unidade de essência. CIC 292: “Insinuada no AT, revelada na Nova Aliança, a acção criadora do Filho e do Espírito Santo, inseparavelmente unida à do Pai, é claramente afirmada pela regra de fé da Igreja: “ Existe um só Deus. Ele é o Pai, é Deus, é o Criador, o Autor, o Ordenador. Fez todas as coisas por Si mesmo, quer dizer, pelo Seu Verbo e pela sua Sabedoria’, ‘pelo Filho e o Espírito’, que são como as ‘suas mãos’ (San Ireneo, Adv. haereses 2, 30, 9; 4, 20, 1). A criação é obra comum da Santíssima Trinidade”.

Leitura cristã da Criação Col 1, 16-17: “N’Ele (Cristo) foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra (...). Tudo foi criado por meio d’Ele e para Ele e Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele ”. Símbolo niceno-constantinopolitano: “Creio no Espíritu Santo, Senhor que dá a vida” Veni Creator: “Vem, ó Espírito, Criador!”. A tarefa do Espírito Santo é criar nos corações de todos os homens e mulheres a imagem sobrenatural de ser filhos de Deus. Todos os bens naturais e sobrenaturais provêm do Espírito, “Fonte de todo o bem” (Liturgia bizantina, 2º Topário dasVésperas de Pentecostes).

Ficha técnica Bibliografia Slides Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com