2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
III – ANÁLISE AMBIENTAL
Advertisements

Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Realidade dos Centros Urbanos
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Maio / 2006.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
de outro Brasil que vem aí mais tropical mais fraternal
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Universidade de Aveiro
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Liderança e Comportamento Empreendedor
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
COMO SER PREFEITO.
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Informática e educação Claudio de Oliveira
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Internet Bem Público Delimitação das fronteiras entre público e privado deve ser observado, especialmente no que tange à própria definição do termo público.
Fabiano André Vergani
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
O futuro... esta astronave que tentamos pilotar! toquinho
Bacharelado em Sistemas de Informações
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
MODELING AND SIMULATION OF A GROUNDING SYSTEM USING SIMULINK Gustavo dos Santos Pires Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Campo Grande - MS DDMMYYY.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
INCLUSÃO DIGITAL ROMPENDO BARREIRAS.
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
Conversando sobre Formação Integral.
Repensando o Projeto Político Pedagógico Curso de Ciência Política – IPOL – Universidade de Brasília –
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
PROGRAMA INTERMINISTERIAL DE CAPACITAÇÃO DOS TELECENTROS COMUNITÁRIOS.
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Ministério da Educação
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Atuação dos agentes de Controle Social

CORTI Corredor da Tecnologia da Informação. E o F uturo... “essa astronave que tentamos pilotar “(toquinho 2005 – 2010 – 2008 – CORTI Corredor da Tecnologia.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
PROJOVEM URBANO PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO (PPI)
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Dados sistematizados mediante consultas a agentes de fomento à economia solidária de Porto Alegre Porto Alegre, Abril de 2012.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

2ª Reunión Ciencia, da Tecnologia Y Sociedad Problemas y Oportunidades Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Museo Argentino de Ciencias Naturales Bernardino Rivadavia Del 5 al 8 de junio de 2006 Asotiation Argentina para el Progressio de las Ciencias

Mauro Oliveira Quando a universidade piora os bairros periféricos!

1. Conclusão (slide) 2. O bairro PIRAMBU (vídeo) 3. Projeto CEFET Pirambu (vídeo) 4. Resultados (depoimentos) CEFET Pirambu Inclusão Social com Tecnologia Digital

A verdadeira inclusão social em países sub-desenvolvidos só se dará mediante a apropriação pelo jovem do seu entorno afetivo, seu habitat político Mauro Oliveira Ex-Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações O futuro..., esta astronave que tentamos pilotar! toquinho

Tem a universidade.... 1) no ENSINO, cumprido sua missão universal e intransferível na formação do cidadão comprometido com a sociedade? 2) na PESQUISA (P&D), contribuído para que o desenvolvimento tecnológico e científico seja a serviço do próximo... mais próximo, ao lado? 3) na EXTENSÃO, ela tem sido ágil no trato de oportunidades ou na discussão de temas que afetam diretamente o futuro da nação em seus aspectos socio-econômicos? 4) Finalmente, tem efetivamente colaborado para a democratização das oportunidades, melhorado os bairros periféricos em cidades de baixo IDH ?

Nós achamos que.... 1) no ENSINO, a universidade não cumpre sua missão universal e intransferível na formação do cidadão! Ela sucumbiu ao modelo vigente econômico. A competição é o substrato predominante de sua práxis! 2) na PESQUISA (P&D), ela tem contribuído para que o desenvolvimento tecnológico e científico, MAS não do próximo, mais próximo? Ela está distante dos problemas da sociedade, ao lado. 3) Na EXTENSÃO, ela tem perdido oportunidades históricas por falta de uma leitura política de sua responsabilidade de seu papel social. A TV Digital é um exemplo desta oportunidade histórica. 4) Ela tem piorado os bairros periféricos! Quando ela dá chance aos jovens da periferia, ela os candidata a deixarem o bairro, retirando líderes do seu entorno afetivo, seu habitat político.

Exemplo do que fazer... Um Centro de Educação Tecnológica FEZ... 1) no ENSINO: Escola 24 horas; Sorveteria Zé de William, 2) na PESQUISA (P&D): PODES: Pólo de Desenvolvimento de Softwate FÁCIL: Fábrica de Computadores com Inteligência Local TREVO: Treinamento eEventos NÊGA: Negócios e Administração 3) Na EXTENSÃO: Projeto Escola Fora da Escola Disciplina Curricular (obrigatória) de Formação Cidadã 4) Finalmente,... A metodologia do Projeto CEFET Pirambu

O Bairro Pirambu... vídeo Parceria entre o Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE) e o Movimento EMAÚS, o CEFET Pirambu é um projeto de extensão de inclusão social com tecnologia digital. Com 350 mil habitantes, o bairro Pirambu é a favela de maior concentração urbana do Brasil, com baixa escolaridade e baixo IDH.

O Projeto CEFET Pirambu? vídeo Validando uma metodologia baseada na ação criativa e solidária do jovem, permitindo-lhe apropriar-se do seu entorno social. Provando que a tecnologia digital é fundamental na democratização das oportunidades em comunidades carentes Quebrando paradigmas... Desenvolvimento de software, serviços de redes de computadores, etc, pode ser feito em qualquer lugar, desde que haja oportunidade. Propondo a produção de software como uma alternativa econômica para regiões com o perfil do Nordeste. O objetivo é tornar o Pirambu um modelo de inclusão social com tecnologia digital...

RESULTADOS... PODES: Pólo de Desenvolvimento de Software FÁCIL: Fábrica de Computadores com Inteligência Local TREVO: Empresa de Treinamento e Eventos NÊGA: Empresa de Negócios e Administração A estratégia, usando tecnologia digital para o objetivo de inclusão social do CEFET Pirambu é a implantação de quatro empresas...