Orientadora: Prof.ª Dr.ª Rosa Vicari

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Transcrição da apresentação:

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Rosa Vicari UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ABEL CORRÊA Orientadora: Prof.ª Dr.ª Rosa Vicari ROBÔ DE CONVERSAÇÃO APLICADO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO TUTOR INTELIGENTE Julho - 2011

OBJETIVOS O presente trabalho tem como objetivo geral o estudo e implementação de um chatterbot para aplicação na área da educação, com a possibilidade de servir como um tutor virtual inteligente de determinada disciplina, estando disponível permanentemente para o aluno, motivado pelo desenvolvimento constante de novas tecnologias aplicadas na educação e visando motivar ainda mais a procura por cursos na modalidade a distância. Com base nisso, tem-se como objetivos específicos do trabalho: A análise do papel do tutor na educação a distância; O estudo aprofundado dos robôs de conversação e como estes podem auxiliar no processo de ensino – aprendizagem, analisando quais as características técnicas são aplicáveis para o desenvolvimento de um sistema tutor inteligente que interage com o aluno em língua natural.

INTRODUÇÃO EAD Tecnologias Protagonistas Tutoria Chatterbot

CHATTERBOT Alan Turing e o Teste de Turing Capacidades necessárias para que a máquina possa conversar (RUSSEL e NORVIG, 2004) Gerações de Chatterbots (ROTHERMEL, 2007)

Figura 1: Ilustração do Teste de Turing Fonte: WIKIPEDIA, 2008

Processos da Conversação Figura 2: Sete passos do processo de comunicação. Fonte: RUSSEL, NORVIG. 2004, p. 769

COMPUTAÇÃO AFETIVA Emoções x Tomada de Decisão Emoções em Chatterbots Modelos para Computação Afetiva

Expressando Emoções - Emoticons Figura 3: Expressando Emoções através de Emoticons (ícones de emoção) Fonte: http://www.istockphoto.com/file_thumbview_approve/4499969/2/istockphoto_4499969-emoticons.jpg

Expressando Emoções - Avatar Figura 4: Avatar Fonte: Google Imagens Disponível em: www.google.com.br

Modelo OCC Teoria Cognitivista das Emoções 22 emoções Eventos, Agentes e Objetos

Modelo OCC Figura 5: Estrutura das Emoções de acordo com o Modelo OCC Fonte: ORTONY, CLORE, COLLINS. 1999, p. 19

Outros Modelos Aplicáveis Teoria de Roseman Teoria de Fridja

Tutor Professor/EaD/Aluno Mediador O ser, o Saber e o Saber Fazer do Tutor O tutor virtual inteligente - chatterbot Funções do Tutor

Aluno Aluno Aprendiz x Aluno Tradicional Aluno mais amigo da tecnologia

Aluno Tradicional x Aluno Aprendiz - Recebem passivamente as informações do professor a partir do livro – texto. - Explora as possibilidades. - Procura a “resposta certa”, segundo o método ensinado pelo professor. - Inventa soluções alternativas. - Participação individual, sem estabelecer relação de trocas entre os colegas e o professor. - Colabora e coopera com o professor e com os colegas. - Apresenta respostas prontas e memorizadas. (“decoreba”) - Revisa seus pensamentos e apresenta melhor solução encontrada. - Lê e responde a ficha de leitura cobrada pelo professor. - Lê, critica, recria e reelabora textos. - Avaliação: decora regras e/ou fórmulas. - Prepara-se somente para memorizar informações. - Repete o que o professor diz. - Avaliação: busca novas respostas. - Procura reconstruir o que aprendeu. - Reconhece suas dificuldades e/ou falhas e procura superá-las; - Interage com o professor; às vezes superando-o. Tabela 1: Aluno Tradicional x Aluno Aprendiz Adaptado de TAROUCO, 2003

AIML Linguagem de Marcação Baseado em XML Conversação por tags

BASE DE CONHECIMENTO <aiml version="1.0"> <category> <pattern>OI</pattern> <template> <random> <li>Oi como e o seu nome?</li> <li>Oi, meu nome e Robo.</li> <li>Oi</li> </random> </template> </category> </aiml> Figura 6: Padrão de uso de AIML para criação da base de dados de um chatterbot.

RECURSOS DA LINGUAGEM AIML tag topic – Divisão da base de conhecimento tag category – Divisão da base de conhecimento tag think – pensamento do robô? tag that – Memória de Conversação tags get e set –recuperar e definir variáveis tag star – valor de curingas tag li – listagem de saídas, critérios, condições... tag random – seleção aleatória de uma saída

RECURSÃO tag srai Redução simbólica Dividir e conquistar Sinônimos Correções gramaticais ou ortográficas Palavras – chave Condicionais

EXEMPLO DE RECURSÃO <category> <pattern>O QUE E CHATTERBOT</pattern> <template> E um robo de conversacao, baseado em tecnicas de inteligencia artificial. </template> </category> <pattern>O QUE E UM ROBO DE CONVERSACAO</pattern> <template><srai>O QUE E CHATTERBOT</srai></template> <pattern>VOCE SABE ALGO SOBRE CHATTERBOT</pattern> Figura 7: Tag srai sendo utilizada para o propósito de redução simbólica

ESTRUTURA CONDICIONAL tag condition list condition tag (listagem de condições e critérios) single name list condition tag (listagem de critérios de uma condição)

EXEMPLO DE CONDICIONAL <category> <pattern>OI</pattern> <template> <condition name="session" value="desenvolvimento"> Desculpe. Nós já não nos saudamos antes? </condition> <condition name="session" value="fechamento"> Desculpe, mas já estava de saída. </template> </category> Figura 8: Uso de condicional em AIML com a tag condition.

OUTROS RECURSOS tag system – interação com sistemas externos Substituições input gender person person2

INTERPRETADOR DE AIML Função Exemplos: Program D – linguagem Java Program E – linguagem php Program P – linguagem pascal Program Y – linguagem python Program Z – linguagem common lisp

O CHATTERBOT Objetivo do chatterbot proposto Teoria da Análise da Conversação (MARCUSCHI, 1991) Conversação com intenções – iAIML (NEVES, 2005)

Figura 9: Exemplo de Categoria com a intenção de Saudar iAIML COM INTENÇÕES <category> <pattern>OI</pattern> <template> <!-- controle do andamento global --> <condition name=”session” value=”abertura”> <!-- definição das variáveis --> <set name=”user_intention”>saudar</set> <set name=”bot_intention”>perguntar como esta se sentindo</set> <set name=”session”>abertura</set> Oi como você está? </condition> <condition name=”session” value=”desenvolvimento”> Oi, mas nós já nos saudamos antes. <condition name=”session” value=”fechamento”> Desculpa, mas nós já não nos saudamos antes? <!—controle de repetições --> <condition name=”user_intention” value=”saudar”> Desculpe, mas nós já não nos saudamos antes? </template> </category> Figura 9: Exemplo de Categoria com a intenção de Saudar Fonte: (NEVES, 2005)

Figura 10: Proposta de Arquitetura do Robô de Conversação

APRENDIZADO DO CHATTERBOT Supervisionado Análise dos logs de conversação tag gossip tag learn

O CHATTERBOT

CONCLUSÕES Estudo da linguagem AIML Aplicação da Teoria da Análise da Conversação Chatterbot E o tutor Como meio de difusão Como ferramenta de apoio ao aluno Auxílio ao professor Como FAQ

TRABALHO FUTURO (EM ANDAMENTO) Módulo Emotivo Figura 11: Módulo Emotivo do Chatterbot Fonte: (FROZZA, 2009)

Tabela 2: Resultados obtidos com os chatterbots avaliados TRABALHO FUTURO Aprendizado não supervisionado com tag gossip. Análise de desempenho da conversação do chatterbot. Prêmio Loebner e Teste de Turing. AIML Padrão iAIML Média Desvio A qualidade do diálogo 1,55 0,10 1,77 0,05 O andamento da conversa 1,93 2,12 0,08 A coerência das réplicas 1,82 0,18 2,42 0,30 Tabela 2: Resultados obtidos com os chatterbots avaliados Adaptado de NEVES, 2005.

REFERÊNCIAS ARGÜIS, Ricardo ET AL. TUTORIA, COM A PALAVRA, O ALUNO. Coleção Inovação Pedagógica. Vol. 6. Ed. Artmed. Ano 2002. ASHMORE, Calvin. Ortony, Clore, and Collins: The Cognitive Structure of Emotions. Dezembro de 2008. Disponível em: [http://ww.icosilune.com/2008/12/ortony-clore-and-collins-the-cognitive-structure-of-emotions/comment-page-1/]. Acesso em 17/01/2011. Café TI. Tutorial de AIML - Parte I. Outubro de 2007. Disponível em: [http://cafe-ti.blog.br/26~tutorial-de-aiml-parte-1.html]. Acesso em: 09/06/2010.

REFERÊNCIAS FROZZA, R. SILVA, A.K. LUX, B. CRUZ, M.E.J.K., BORIN M. Dóris 3D: Agente Pedadógico Baseado em Emoções. 2009. UNISC. KRAUS, H., FERNANDES, A. Desenvolvimento de um Chatterbot para Área Imobiliária Integrando Raciocínio Baseado em Casos. 2007. Disponível em: [http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/hifen/article/view/3857/2928]. Acesso em: 09/06/2010.

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REFERÊNCIAS NEVES, A. M. M., BARROS, F. A. iAIML: Um Mecanismo para Tratamento de Intenção em Chatterbots. Artigo publicado nos anais do V ENIA (Encontro Nacional de Inteligência Artificial) – Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Julho/2005 Disponível em [http://www.unisinos.br/congresso/sbc2005/] ORTONY, A., CLORE, G. L., COLLINS, A. The Cognitive Structure of Emotions. 1999. Cambridge University Press

REFERÊNCIAS PAN, M.C.O. ET AL. O tutor na formação de professores a distância: o que pensam os alunos? Trabalho apresentado no III Seminário Internacional: As Redes de Conhecimentos e a Tecnologia. Junho/2005, UERJ/RJ. Disponível em: [http://www.lab-eduimagem.pro.br/frames/seminarios/pdf/marclopa.pdf]. Acesso em 02/02/2011. PICARD, R.W. Affective Computing. 1995. Disponível em: [http://affect.media.mit.edu/pdfs/95.picard.pdf]. Acesso em 17/11/2010.

REFERÊNCIAS ROTHERMEL, A. Maria: Um chatterbot desenvolvido para os estudantes da disciplina "Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração". 2007. Disponível em: [http://www.aedb.br/seget/artigos07/1429_artigos2007eget.pdf]. Acesso em 04/05/2010. RUEBENSTRUNK, Gerd. Emotional Computers – Computer Models of Emotions and Their Meaning for emotion – psychological research. Novembro de 1998. Disponível em: [http://www.ruebenstrunk.de/emeocomp/content.HTM], acesso em 17/01/2011.

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