Uso de Ambientes Digitais 3D como Estímulo ao Letramento Digital Jorge Ferreira Franco 1. Escola de Ensino Fundamental do Município de São Paulo 2. Laboratório.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010.
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
Informática na Educação
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
1 / 38 AVALIAÇÃO DE UM PROCESSO E SOFTWARE PARA A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DE ENSINO Foz do Iguaçu, 02 de Setembro de Luciete Basto de Andrade Albuquerque.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Universidade sem Fronteiras
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Referências.
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Linguagens de Programação
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Práticas da Gestão do Conhecimento e Ferramentas Computacionais aplicadas aos Processos da Comunicação Científica Domingos Bernardo Gomes Santos, Josemir.
Questionário de Avaliação Institucional
Carlos Alberto de Freitas Pereira Júnior
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
Provas de Concursos Anteriores
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
“IMPLEMENTAÇÃO COM WORKFLOW PARA GESTÃO DE P&D EM AMBIENTE DE
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
Engineering Village 2 Ana Luisa Maia. 2 Treinamento (Roteiro) Apresentação – Empresa – Interface – Bases de dados – Busca na interface (Easy Search, Quick.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
Método Estudo de Caso para Pesquisa de Groupware na Educação
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
Engenharia Civil e Ambiente ANÁLISE ESTRUTURAL, 5 de Dezembro / 33 ANÁLISE ESTRUTURAL ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE.
MARKETING VIRTUAL: “MEIOS VIÁVEIS DE DIVULGAÇÃO PARA UMA BOA ACEITAÇÃO DO PÚBLICO JOVEM (ESTUDANTES DA FCT / UNESP)” ALEXANDRO VIEIRA LOPES CARLOS AUGUSTO.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
Salas de Matemática.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
A S TECNOLOGIAS FAZEM A DIFERENÇA ? As Tecnologias e a Aprendizagem 1.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
26/9/2014www.adesgcascavel.com.br / METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / UNIPAN 1.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / FAMIPAR
Metodologia Científica
Profa. Reane Franco Goulart
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Sobre uma abordagem do número de estabilidade de um grafo baseada em técnicas de optimização quadrática Carlos J. Luz Instituto Politécnico de Setúbal.
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
ENGENHARIA CIVIL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
ONDE A PESQUISA, PODE SER FEITA?
Transcrição da apresentação:

Uso de Ambientes Digitais 3D como Estímulo ao Letramento Digital Jorge Ferreira Franco 1. Escola de Ensino Fundamental do Município de São Paulo 2. Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 3.Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação 1 Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos

Programa Contexto Caracterização do Problema Conceituando Instrumentos de Ação Trabalhos Correlatos Trabalho Experimental Fundamentação Teórica Perguntas de Pesquisa Objetivo Metodologia Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos

Contexto Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Investigar formas de melhorar os processos de letramentos tradicional, digital e visual no contexto de uma escola pública

Contexto Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos São crescentes os usos e impactos da cultura eletrônica, através das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) contemporâneas e seus recursos técnicos, nos modos de vida dos indivíduos: Entretenimento, Comunicação, Pesquisa e desenvolvimento acadêmico e militar

Contexto Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Desafio Como fazer para que o contexto escolar de escolas públicas de ensino básico acompanhe o processo evolutivo das TIC contemporâneas e contribua para preparar cidadãs e cidadãos mais capazes do ponto de vista de formação humana, científica e tecnológica necessárias aos indivíduos do século XXI?

Contexto Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Pesquisas e observações indicam A necessidade de estimular letramento/alfabetização digital durante os processos de ensino e aprendizagem dos cidadãos e cidadãs (DCMS, 2011; WILSON et al., 2013) para compreenderem e aplicarem TIC contemporâneas e suas técnicas, com consciência, na vida cotidiana (FREIRE, 2011).

Contexto Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos O percentual da população alfabetizada funcionalmente foi de 61% em 2001 para 73% em 2011, mas apenas um em cada 4 brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática. INAF - Indicador de Alfabetismo Funcional, (2012) &ver=por

Problema Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Como estimular multiletramentos (CAZDEN; COPE; FAIRCLOUGH, NORMAN; GEE; et al, 1996) e ou alfabetização midiática e informacional com suporte de TIC contemporâneas e avançadas na educação básica (WILSON et a., 2013; ) de modo integrado com os tópicos das ciências do currículo (SÃO PAULO SME – SP, 2010)?

Conceituando Instrumentos de ação Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Pesquisando soluções para reduzir o problema Sistemas de hipermídia Ambientes digitais 3D com base no conceito de realidade virtual e recursos técnicos de baixo custo Ex: sistemas computacionais e recursos educacionais abertos da web

Trabalhos Correlatos Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos The NICE Project: Learning Together in a Virtual World (Johnson et al. 1998) Web-based – Virtual Reality Modelling Language (VRML)

Trabalhos Correlatos Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Trabalho de pesquisa de usos e impactos de realidade virtual na educação (36, 37p. James Cook University aplicação para reconhecimento de letras no processo de alfabetização de crianças ) e reflexões sobre a integração do conceito de RV e da web via navegadores. YOUNGBLUT, C. Educational Uses of Virtual Reality Technology, Tech. Report IDA Document D-2128, Institute for Defense Analyses, Alexandria, Va., (1998). Disponível em: edvr/D2128.pdf Acessado em: 25/03/ edvr/D2128.pdf

Trabalhos Correlatos Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Baily, F. and Moar, M. The Vertex Project: Exploring the creative use of shared 3D virtual worlds in the primary (K-12) classroom Uma estudante modelando com o software Studio Max

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos

Trabalho Experimental FRANCO, J. F.; LOPES, R. D. Usando tecnologias interativas como suporte para autoria e construção colaborativa de conhecimento. In: Revista Renote Novas Tecnologias na Educação CINTED- UFRGS, Porto Alegre, v. 3, n. 1, Disponível em: Acessado em 28/03/2013. Franco, J. F., et al., 2006, Computer graphics, interactive technologies and collaborative learning synergy supporting Individuals’ Skills development, In: Proceedings of The 33 International Conference And Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques, SIGGRAPH 2006, 30 July–03 August 2006, Educators Program, Boston Massachusetts Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Franco e Lopes (2009) – SIGGRAPH ASIA Estudantes experimentando com modelagem 3D através do software Blender

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Franco e Lopes (2009) – SIGGRAPH ASIA Apresentando tecnologias digitais da web 3D para professores

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Franco e Telles (2014) – Edulearn 2014 Apresentando tecnologias digitais da web 3D para professores

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Apresentando tecnologias digitais para estudantes em 2013

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Apresentando tecnologias digitais para estudantes em 2013

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Apresentando tecnologias digitais para estudantes em 2013 – na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Estimulando educação continuada com recursos on-line

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Estimulando educação continuada com recursos da Web3D

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Trabalho de modelagem realizado por ex-aluno &type=1&theater

Trabalho Experimental Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Trabalho de modelagem realizado por ex-aluno &type=1&theater

Fundamentação Teórica Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Vygotsky (2007) – Zona de desenvolvimento proximal Papert (1993) – construcionismo Del Nero, (1997) - Ciências cognitivas Wilson et al – (2013) – Alfabetização midiática e informacional Freire (2011) - Desenvolvimento de conhecimento técnico dialógico e consciência no uso de técnicas

Perguntas de Pesquisa Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Que procedimentos iniciais e contínuos são adequados para estimular o uso de tecnologias 3D como suporte ao letramento digital de modo integrado com o ensino de ciências? Que tecnologias digitais 3D de baixo custo podem ser usadas, nos âmbitos da escola e de casa, para promover letramento e inclusão digital sustentáveis?

Perguntas de Pesquisa Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Que tipos de práticas pedagógicas com suporte de ambientes 3D podem incentivar aprimoramento de habilidades cognitivas dos indivíduos? Em que extensão, práticas pedagógicas exploratórias podem aprimorar letramento digital e visual tanto quanto estimular aprendizagem permanente de estudantes e educadores?

Objetivo Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Analisar prática de uso de técnicas de programação e de visualização de informação aplicadas na construção de ambientes digitais 3D, como suporte a uma abordagem pedagógica transversal para estimular letramento digital, no ensino de ciências, na educação fundamental, a partir da aplicação dessas técnicas, no ensino de conceitos de geometria.

Metodologia Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Pesquisa ação com abordagem qualitativa (GIL, 1991; MILLS, 2014) Coleta de dados será através de trabalho de campo envolvendo educadores e estudantes, em estudo piloto Análise dos dados será qualitativa, com observações do autor, captação de vídeos, áudio gravação, entrevistas e ou opiniões de indivíduos que vivenciaram oficinas,

Obrigado Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos Perguntas?

Referencias Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para a formação de professores, Brasília, 2013, 194p. Disponível em: view/news/media_information_literacy_curriculum_for_teachers_in_ portuguese_pdf_only/#.VGnvsMkR9JQ, Acesso em 17/11/2014http:// view/news/media_information_literacy_curriculum_for_teachers_in_ portuguese_pdf_only/#.VGnvsMkR9JQ CAZDEN, C; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; et al Harvard Educational Review; Spring 1996; 66, 1; Research Library pg. 60. Disponível em. Acessado fev 2015http://vassarliteracy.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+L ondon+Group.pdf LOWE, D.; HALL, W. Hypermedia & the web: an engineering approach. England: John Wiley & Sons, 1999.

Referencias Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para a formação de professores, Brasília, 2013, 194p. Disponível em: view/news/media_information_literacy_curriculum_for_teachers_in_ portuguese_pdf_only/#.VGnvsMkR9JQ, Acesso em 17/11/2014http:// view/news/media_information_literacy_curriculum_for_teachers_in_ portuguese_pdf_only/#.VGnvsMkR9JQ CAZDEN, C; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE, J.; et al Harvard Educational Review; Spring 1996; 66, 1; Research Library pg. 60. Disponível em. Acessado fev 2015http://vassarliteracy.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+L ondon+Group.pdf LOWE, D.; HALL, W. Hypermedia & the web: an engineering approach. England: John Wiley & Sons, 1999.

Referencias Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 15º edição. Brasil: Paz & Terra, 2011 FRANCO, J. F.; LOPES, R. D. Three-dimensional digital environments and computer graphics influencing k-12 individuals‟ digital literacy development and lifelong learning. In: Proceedings of The 2nd ACM SIGGRAPH. Conference and Exhibition in Asia: the pulse of innovation – SIGGRAPH ASIA 2009, Educators Program, Yokohama, Japan 16-19, December, p. 8, FRANCO, J. F.; TELLES, E. O. Using Advanced Web3D based Information Visualization Technology to Support an Exploratory Hands-on Workshop for K-12 Educators In: Proceedings 6th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona - 7th - 9th of July, Espanha: IATED, Disponível em: Acessado em: 15/11/

Referencias Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos FRANCO, J. F.; LOPES, R. D. Usando tecnologias interativas como suporte para autoria e construção colaborativa de conhecimento. In: Revista Renote Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS, Porto Alegre, v. 3, n. 1, Disponível em: Acessado em 28/03/ Acessado em 28/03/2013 FRANCO, J. F.; LOPES, R. D. Novas tecnologias em ambientes de aprendizagem; estimulando o aprender, transformando o curriculum e ações, In: Revista Renote Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS, III Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, março de 2004, Porto Alegre, Disponível em: Brasil Acessado em: 23/03/

Referencias Escola de Verão Informática na Educação - USP São Carlos FRANCO, J. F., FARIAS, R. A; LOPES, R. D. Using 3D Web-based graphics and information visualization technology for supporting collaborative learning. In: Barros E. A. R. et al. (org) Anais Congresso Alice Brasil, Em: anais/Alice_2010.pdf. Acessado em: 23/03/ anais/Alice_2010.pdf SÃO PAULO SME-SP. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares: proposições de expectativas de aprendizagem - Tecnologias de Informação e Comunicação / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2010a. 126p. SÃO PAULO SME-SP. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares: proposições de expectativas de aprendizagem para o ensino Fundamental: ciclo II: matemática. 2º Ed. / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2010b. 124p.