Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Advertisements

Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Bons e maus designs O que é design de interação
Teste de Software.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Engenharia de Software
Engenharia de Software
PROJETO DE SITES NA WEB Aspectos de Arquitetura e Usabilidade
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
IHM - Usabilidade.
Interação Homem-Máquina
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
USABILIDADE.
COS350 ECI - INTERFACES HOMEM-MÁQUINA
3. Como identificar requisitos?
Introdução à avaliação
Prof. Everton Lopes Bonifácio
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Principios e Conceitos de Projeto
Engenharia de Software
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
IHC Interação Humano-Computador
Engenharia de Usabilidade
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Orientações sobre usabilidade
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Análise e Projeto de Sistemas
Engenharia de Software
Arquitetura da Informação
Cristian de Souza Freitas, MSc
Interface Usuário Máquina
INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Prof. Luiz Fernando Moledo.
O Processo de desenvolvimento de software
Introdução à Engenharia de Software
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Interface Usuário Máquina
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Engenharia de Usabilidade
Modelo para Design de Interfaces
Arquitetura da Informação Lílian Simão Oliveira.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Laboratório de Programação
Processos do Design 27/09.
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Gestão de Projetos de Software
Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010
Fundamentos de Interface
Usabilidade em sistemas
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Processo e Qualidade.
Design de Interação Prof. Josué Froner
SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Engenharia de Software
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
DESIGN DE INTERAÇÃO Lílian Simão Oliveira. Usabilidade  Pra quê? 2.
Avaliação de interface Usabilidade. O processo de avaliação de uma interface não deve ser avaliado como uma fase única dentro do processo de design de.
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010 Usabilidade – elaboração de sistemas de informação centrado no usuário. Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010

Arquitetura de Informação. Arquitetura de Informação é o design estrutural de grupos de informações relacionadas ou, a arte e ciência de organizar e rotular Web sites, Intranets, comunidades online e software para dar suporte à usabilidade e facilidade de obtenção de informações, e também, como uma comunidade emergente de profissionais focada em trazer princípios de design e arquitetura para o ambiente digital.

Arquitetura da Informação é a ciência de descobrir o que você quer que o seu sistema faça e então construir um projeto, antes de mergulhar em sua construção. Tornar o complexo claro!

Porque a arquitetura da informação é tão importante? É a planta de um sistema, sobre a qual todos os outros aspectos são construídos - forma, função, navegação, interface, interação e design visual. Iniciar a análise da Arquitetura da Informação é a primeira coisa que você precisa fazer quando projetar um sistema.

Usabilidade Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. Quem vive de computador pode definí-la simplesmente como facilidade de uso/interação com um programa, um site, um equipamento qualquer. Ela é essencial para uma sociedade cada vez mais automatizada.

Usabilidade – origens e história O termo usabilidade surgiu na década de 80, em várias áreas como Psicologia e Ergonomia, como um substituto da expressão “user-friendly” que significa amigável, expressão considerada vaga e subjetiva, uma vez que as máquinas não precisam ser amigáveis, apenas não devem interferir nas tarefas que os usuários pretendem realizar (DIAS, 2003 apud OLIVEIRA,2008).

Ciclo de Engenharia de Usabilidade Análise de requisitos Perfil Usuário (a cada tipo de usuário) Contexto da tarefa (a cada tarefa a ser apoiada pelo sistema) Possibilidades e restrições Princípios gerais para o projeto (pesquisa e catalogação do conhecimento ergonômico) - Atributos pessoais (faixa etária, sexo, limitações motivação) - Habilidades e competências (na tarefa, na organização e com sistemas informatizados) - Objetivos e resultados - Estrutura - Duração - Dependências - Custos - Carga mental - Interrupções - Incidentes - Equipamentos - Sistemas operacionais - Ambientes de janelas - Recursos de rede - Recursos como manuais, suporte, treinamento - Concepção da interface no tipo de contexto de uso (usuário, tarefa, equipamento e ambiente) na qual o sistema está inserido - Conteúdos como cognição humana, critérios e recomendações ergonômicas Antes da avaliação de usabilidade, realiza-se um levantamento de informações a respeito dos usuários (potenciais ou reais) do sistemas, das tarefas que com ele realizam e do ambiente onde ocorre a interação entre usuário e sistemas. USUÁRIO, TAREFA, AMBIENTE e SISTEMA Objetivos de Usabilidade Projeto/teste/implementação

Interface É por meio da interface que o usuário pode interagir com o sistema; É através dela que se pode ter um efetivo uso da aplicação; Um bom projeto é responsável pela satisfação subjetiva, a eficiência, a segurança, o custo de treinamento e o retorno de investimento.

Interface A interface pode ser: Um meio de interação do usuário com o sistema; Uma ferramenta que aparelha com os devidos instrumentos o processo interativo em questão. A interface é um sistema de comunicação, constituído de hardware e software.

Interface A interação pode ser definida como um processo em que: Em um primeiro momento, o usuário atua sobre a interface de um sistema; Logo em seguida, o usuário recebe dela respostas, que deve decodificar.

Usabilidade não é apenas tornar “mais fácil de usar”. Existem vários atributos associados à usabilidade e cada software busca enfatizar os que são mais importantes para seus usuários. Cinco atributos da usabilidade (NIELSEN, 1993): Facilidade de aprendizagem - Capacidade com que o usuário começa a interagir rapidamente com o sistema logo na primeira vez que o utiliza. Eficiência de uso - Grau de produtividade atingido pelo usuário depois que aprendeu a utilizar o sistema. Facilidade de memorização Retenção -capacidade do usuário de voltar a utilizar o sistema após certo tempo sem precisar aprendê-lo novamente. Baixa taxa de erros - Medida do quanto o usuário pode ser induzido ao erro pelo sistema e o quanto pode se recuperar do mesmo. Satisfação subjetiva - Medida do quanto o usuário se sente feliz de estar utilizando o sistema.

Avaliação de Interfaces A avaliação deve ser feita durante todo o ciclo de vida do projeto; Seu resultado é a melhoria contínua da interface; Diferentes tipos de avaliação são necessárias em diferentes estágios do design;

Avaliação de Interfaces A avaliação de interface é uma das etapas mais relevantes durante o processo de design; É por meio dela que é possível estimar as chances de sucesso ou insucesso, principalmente em termos de funcionalidade e de interação;

Avaliação de Interfaces Há diversos métodos de avaliação (coleta e análise de dados) e a escolha depende de: Objeto a ser avaliado; Disponibilidade de especialistas no assunto; Ambiente de realização do estudo; Equipamento empregado no teste; Acesso ao usuário; Orçamento ou tempo disponível; Dentre outros fatores.

Avaliação de Interfaces Pode-se descrever a maioria dos métodos de avaliação disponíveis como processos de observação e acompanhamento de usuários; São baseados na coleta de opiniões, em testes de benchmark (avaliar a performance) , na interpretação de interações que ocorrem naturalmente, na predição do uso destinado à aplicação.

Avaliação de Interfaces - Tipos Observação e monitoração de usuários realizada de maneira informal, ou no ambiente de trabalho do usuário ou em um laboratório; Os dados são coletados através de notas do observador ou algum tipo de gravação

Avaliação de Interfaces - Tipos Coleta de opinião do usuário Tão importante quanto avaliar o seu desempenho; Se os usuários não gostarem da aplicação por qualquer razão, eles não a utilizarão.

Avaliação de Interfaces - Tipos Métodos interpretativos O objetivo é permitir que o designer entenda melhor como usuários usam o sistema em seu ambiente natural e como esses sistemas integram com outras atividades; Dados são coletados informalmente e depois interpretados pelos designers; Muitas vezes os usuários participam da coleta, análise ou interpretação dos dados.

Avaliação de Interfaces - Tipos Métodos de predição Buscam prever os tipos de problemas que os usuários terão ao usar o sistema, sem, no entanto, testá-lo com usuários de fato; Esses métodos envolvem técnicas de modelagem psicológicas dos usuários ou métodos de inspeção, nos quais especialistas em interfaces avaliam o sistema em relação aos problemas que os usuários possivelmente terão.

Testes de Usabilidade Visam medir em termos quantitativos o valor que o sistema atinge para fatores de usabilidade de interesse; Usuários são avaliados na prática e são medidos os valores de cada um dos fatores de usabilidade; O designer pode avaliar se os valores obtidos satisfazem ou não suas expectativas.