Os Mandamentos dos Educadores (Pais e Professores)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude
Profª. Ms. Zilda Mendonça
Entendendo o Adolescente Normal
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek
E. M. Prof. Antonio Lopes Lins Prof
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Avaliação Psicomotora
Autoridade se constrói
RELAÇÔES PAIS E FILHOS : UM EXERCÍCIO DE AMOR E CRESCIMENTO
RECADOS DO SEU FILHO BÁRBARA HUDSON
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Identidade sacerdotal e santificação do ministério I
Resiliência.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
DAFA/FERGS Departamento de Assuntos da família.
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Marlene Carlos da Silva Congresso rede familiar
Organização e Prática da Educação Infantil
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
MEU FILHO É ADOLESCENTE, E AGORA?.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Psicomotor
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
A EDUCAÇÃO E SEUS ASPECTOS INTEGRATIVOS
A MENTIRA INFANTIL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO JOÃO DE DEUS
Estilos educativos e comunicação
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim
Perigos relacionados com a internet
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  Dos 20 aos 60 anos, a negativização sobre a autoimagem é constante. E, essa faixa etária, atualmente.
Perigos relacionados com a internet
A Compreensão do Abandono e do Insucesso Escolar 2º ano – 2º semestre 2009/2010 Unidade Curricular de Serviço Social e Inclusão Social José Batista
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Perguntas de Modelação
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Idade adulta jovem – Idade Adulta Jovem
A rejeição a pessoas especiais sempre existiu e sempre foi alvo de discussões.
EDUCAÇÃO FAMILIAR PAIS Muitos pais pensam que a porcentagem maior da educação está nas escolas. Muitos pais pensam que a porcentagem maior da educação.
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Lições de Jeremias 13. Lições de Jeremias 13 “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá.
O computador como Meio e como Fim...
A educação como processo social
Capítulo 3: Encorajar a ler na creche. O uso precoce do livro, contribui para que a criança descubra na experiência de ler, um sentido que é agradável.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
A Missão de O Livro de Urântia E dos Grupos de Estudo 1.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 2 – Atributos e competência dos auditores Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da.
Transcrição da apresentação:

Os Mandamentos dos Educadores (Pais e Professores)

SEGURANÇA. Todo o ambiente familiar, escolar e social deve proporcionar à criança a sensação de segurança. Apenas a criança que se sente segura é capaz de progredir saudavelmente no seu desenvolvimento. O adulto deve facilitar-lhe esta sensação.

QUE A CRIANÇA SE SINTA AMADA QUE A CRIANÇA SE SINTA AMADA. A criança precisa de se sentir como um ser a quem se ama e aprecia, especialmente durante os primeiros anos, e tem de sentir-se assim em sua casa e na escola.

GARANTIR A SERENIDADE DO FUTURO GARANTIR A SERENIDADE DO FUTURO. As ameaças, os insultos, os castigos e humilhações fazem com que a criança armazene agressividade, repressão e frustração, as quais conformam no futuro uma personalidade imatura e inadaptada.

FOMENTAR O CRITÉRIO PRÓPRIO E A INDEPENDÊNCIA FOMENTAR O CRITÉRIO PRÓPRIO E A INDEPENDÊNCIA. Os pais e professores devem permitir e estimular os juízos próprios das crianças e não agir com gestos autoritários e irracionais. Os adultos devem saber ouvir com atenção e proporcionar razões claras.

PROPORCIONAR À CRIANÇA UM NÍVEL SUFICIENTE DE AUTO-ESTIMA PROPORCIONAR À CRIANÇA UM NÍVEL SUFICIENTE DE AUTO-ESTIMA. Há que evitar que existam crianças que se sintam inferiores a outras. Devem-se reconhecer os valores e limitações de cada um, mas para que cada um se aceite tal como é. O ambiente educativo pode dar segurança, mas também pode oprimir quando complexa a criança.

SER AUTÊNTICO A TODO O CUSTO SER AUTÊNTICO A TODO O CUSTO. Deve responder-se sempre com a verdade às crianças, ainda que educando as respostas ao seu nível de compreensão. Há que potenciar a autenticidade da criança.

OS PAIS E OS PROFESSORES, PARA O BEM E PARA O MAL, SÃO O MODELO OS PAIS E OS PROFESSORES, PARA O BEM E PARA O MAL, SÃO O MODELO. A imitação desempenha nas crianças um papel muito importante na aquisição da conduta, que pode ser adaptada ou desviada. A conduta dos pais e professores é o modelo que a criança copia.

CONHECER BEM O RITMO EVOLUTIVO DA CRIANÇA CONHECER BEM O RITMO EVOLUTIVO DA CRIANÇA. Pais e professores devem ter conhecimentos suficientes acerca da evolução e do desenvolvimento da criança, dos aspectos, etapas e circunstâncias que incidem na mesma e dos problemas que se lhe podem apresentar.