UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: SISTEMAS DE ACCOUNTABILITY.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
1.
Comissão de Educação dos Profissionais
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
VIII SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
II CONEGOV Conferência Sul-Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico Florianópolis, 11 e 12 de agosto de Aires J. Rover Prof.
Projeto Contabilista Solidário
Conselho Munic. Desen. Socioeconômico Conselho Municipal de Turismo Conselho Municipal do Trabalho.
Controle de Recursos Públicos
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Eduardo Pazinato Professor e Coordenador Nusec-FADISMA
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSOCIAÇÕES.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
“Os usuários e o seu lugar político no SUAS: desafios e possibilidades”
Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG
Contexto de atuação do CME
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
Programa Nacional de Educação Fiscal. Responsável pela Coordenação Geral do PNEF “Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
CONTABILIDADE INTRODUTÓRA Profa: Tatiana de Oliveira Faculdade Boa Viagem Curso: Gestão Hospitalar.
COOPERATIVAS PASSOS PARA A CONSTITUIÇÃO 01 - Vontade do grupo; O grupo realmente quer constituir uma cooperativa ? 02 - Escolha/formação de comissão.
Do esforço em conjunto e por uma nova realidade: Pensando e fazendo uma Segurança Cidadã.
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
Relatório de Atividades 1º Quadrimestre de maio de 2011 Foz do Iguaçu - PR.
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Programa Transparência e Cidadania.. Objetivo Promover a defesa da transparência e do acesso à informação na Administração Pública por meio do cumprimento.
Associação Caminhos pela Terra ACT. A Associação Caminhos pela Terra tem como Missão: “Educar para a Cidadania Consciente e a Sustentabilidade.” Entendendo:
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Um mecanismo para a melhoria da qualidade dos gastos públicos. 06 de Janeiro de 2006.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Associação de Pais e Professores
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: SISTEMAS DE ACCOUNTABILITY PROFESSORA: PAULA CHIES SCHOMMER OBSERVATÓRIOS SOCIAIS SOB A ÓTICA DA ACCOUTABILITY Acadêmicos: Jackson Rocha Circe Cavalheiro Rodrigo Gondin Paulo Fuchs Carlos Peres

Introdução Um dos objetivos clássicos da administração pública é proteger o patrimônio público; Ações protegendo o patrimônio econômico público tendem a ser cada vez mais freqüentes.

Observatórios Sociais Consistem em centros de trabalhos e estudos que viabilizam observações e análises de forma crítica, continuada e sistemática com a finalidade de identificar e analisar realidades, contextos, fatos e processos.

O que é Observatório Social? Constitui-se como pessoa jurídica de direito privado de fins não econômicos/lucrativos e sem vinculação político-partidária.

O que é Observatório Social? Um movimento da sociedade civil. Congrega lideranças institucionais, empresariais e cidadãos. Aberto a contribuições múltiplas, sem destaque para lideranças individuais, nem direcionamento de valoração político-partidária ou privilégio à defesa de interesses de grupos específicos.

Missão do Observatório Social Promover ações de cidadania fiscal, de sensibilização e articulação da sociedade, quanto a importância do controle social e da transparência na gestão dos recursos públicos.

Princípios da Administração Pública Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Finalidade Continuidade Indisponibilidade Igualdade (Constituição Federal de 1988, art.37)

Princípio: Princípio: exercício da cidadania Exercer, de modo ativo e responsável, os direitos e deveres de cidadãos, acompanhando a atuação do poder público, relativa à sua responsabilidade e competência para com a gestão pública.

Princípio: Princípio: isenção político-partidária Não apoiar nenhum partido ou personagem político, mantendo-se isento em relação a quaisquer grupos específicos.

Rua Deodoro, 226, sala 1002, Centro CEP: Telefone: (48) Presidente: Jorge de Oliveira Musse Coordenador: Rúbens Garcia Rua Deodoro, 226, sala 1002, Centro CEP: Telefone: (48) Presidente: Jorge de Oliveira Musse Coordenador: Rúbens Garcia

Ano de 2009 – contato com entidades e pessoas 01 e 02 de abril de 2009 Início do processo 1º Encontro – apresentação e discussão da IDEIA....

Mobilização e sensibilização Planejamento e constituição da associação Discussão com as pessoas para criação da entidade Diretoria provisória Elaboração do ESTATUTO Evento de sensibilização: Teatro Evento de sensibilização: Teatro Definição do local de funcionamento O que já foi realizado Captação de recursos Captação de recursos

Assembléia Geral de criação da entidade CNPJ junto à unidade da Receita Federal Projeto de extensão UDESC (2 bolsistas) Eleição da 1ª diretoria O que já foi realizado Abertura de conta em Banco Abertura de conta em Banco Constituição da equipe administrativa

Visitas ao Observatório Social de Itajaí Curso de capacitação ministrado pela CGU Contratação de Secretário Executivo e Estagiária Visitas a várias entidades de classe O que já foi realizado Apresentação do OSF aos catarinenses: auditório do MP Apresentação do OSF na OAB Entrevistas em rádios, jornais, TV UFSC

Acompanhar as licitações: O que falta realizar Prefeitura Municipal de Florianópolis Câmara Municipal de Florianópolis Governo do Estado Outras Prefeituras e Órgãos Públicos

Observatório Social de Florianópolis Abertura dos trabalhos Quando: 7 de abril, às 18h Onde: Auditório do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (R. Bocaiúva, 1750 – Centro) PROGRAMAÇÃO 18h00 Apresentação do OSF - Diretoria do OSF 18h30 "Cidadania e transparência nos gastos públicos. Desafios para a sociedade civil" Palestrante: Prof. Dr. Erni José Seibel Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, doutor em Ciência Política, pesquisador na área de Gestão, análise e avaliação de Políticas Públicas e Cultura Política.