Escolástica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
Advertisements

História da Educação A Educação Medieval.
As 9 respostas de um Sábio
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Ciência na Idade Antiga de Platão e Aristóteles
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Filosofia na Antiguidade
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
Feudalismo Unidade 7 - HG.
Santo Agostinho Tagaste - 13 de Novembro de 354
A CULTURA MEDIEVAL.
A Ética Religiosa.
Parte I – A evolução da ciência psicológica
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Aula 5 - Teorias políticas da Idade Média
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia Professor Breno Cunha
FILOSOFIA PATRÍSTICA E MEDIEVAL
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Escolástica e Renascimento
A Escolástica Quando se fala em escolástica, designa-se a filosofia cristã da Idade Média. Seu problema fundamental é possibilitar ao homem a compreensão.
Cultura, Arte e Religião
CULTURA MEDIEVAL.
EDUCAÇÃO MEDIEVAL Chama-se Idade Média o período da história
Escolástica.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Filosofia Professor Breno Cunha
Revisão: Baixa Idade Média (Filosofia Medieval)
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Turma 901 – Aula 22/08/14 PATRÍSTICA
EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
educação medieval – idade média
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
Catequese 2.
A PATRÍSTICA E A ESCOLÁSTICA
A Influencia dos Gregos na filosofia medieval Douglas Blanco
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
Está escrito no Evangelho que, ao anunciarem a Cristo que sua Mãe e seus irmãos, isto é, seus parentes consangüíneos, esperaram-no fora, por não terem.
Trabalho realizado por:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média.
DOUTRINA DE DEUS AULA 2: COMO É ESTE DEUS?.
Prof.ª Iandra Pavanati Dr.ª
FILOSOFIA.
FILOSOFIA PROFESSOR: MAX DANTAS.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
São Tomás de Aquino A Filosofia Medieval.
ARISTÓTELES E GALILEU.
Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida.
Douglas Fernando Blanco
CULTURA MEDIEVAL.
Filosofia moderna.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Alicerces da filosofia ocidental
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
A ideia de ciência ao longo da história
Filosofia Medieval e Moderna
Filosofia no Brasil A origem da Filosofia no Brasil II.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O conhecimento na Idade Média
Educação medieval.
Filosofia Moderna.
DOGMA é uma crença estabelecida ou doutrina de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerado um ponto fundamental e indiscutível.
Gravitação - Aula IV A Idade Média /10/2014.
Capítulo 13 Pensamento cristão
 Foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios;  Frequentou a Universidade de Nápoles;  Foi retirado de Paris e trazido a força para.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Transcrição da apresentação:

Escolástica

Escolástica Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola], instruído) foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca de 1100 a 1500.

Origem As primeiras origens da escolástica estão nas obras de Carlos Magno. Com ele se afirma uma nova vida espiritual e não somente política. É com razão .que se fala de uma renascença carolíngia. Nas escolas nascidas no seu império, floresceu uma série de homens iniciadores. O monge anglo–saxônio Alcuíno vem em 781 de York para a escola palatina, de Aquisgrana. Na escola monacal de Fulda ensina Rábano Mauro (f 856). Pascásio Radberto (+ 860) e Ratramno tornam célebre o Claustro de Corbie, na Soma. Não são grandes realizações filosóficas essas nomeadas, mas é uma nova primavera que se anuncia e pode-se esperar que produzirão frutos.

O Pensamento Escolástico De acentos notadamente cristãos, a escolástica surgia da necessidade de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, considerada então como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a Cristandade. Por assim dizer, responsável pela unidade de toda a Europa, que comungava da mesma fé. Esta linha vai do começo do século IX até ao fim do século XVI, ou seja, até ao fim da Idade Média. Este pensamento cristão deve o seu nome às artes ensinadas na altura pelos académicos (escolásticos) nas escolas medievais. Estas artes podiam ser divididas em Trivium (gramática, retórica e dialética) e Quadrivium (aritmética, geometria, astronomia e música). A escolástica resulta essencialmente do aprofundar da filosofia.

A Primitiva Escolástica

Anselmo de Cantuária: O Pai da Escolástica Anselmo de Cantuária (1038-1109) nasceu em Aosta, foi abade da abadia do Bec, na Normandia, sendo mais tarde bispo de Cantuária. Com ele começa a escolástica primitiva a tomar consciência de si. O que existe antes dele pode chamar-se, como propõe Grabmann, pré-escolástica. Suas duas célebres obras são o Monologium, que trata da sabedoria divina, e oProslogium, cujo objeto é a existência de Deus. — Nova edição das suas obras: P. Fr. S. Schmitt, O. S. B., 8. Anselmi opera omnia (1938 ss.).

Anselmo De Cantuária

Pedro Abelardo Pedro Abelardo 1079-1142), homem tão notável pela sua personalidade e agitada vida como pelas suas realizações e originalidade do seu pensamento. Para avivar a problemática e aprofundar o estudo dos temas, explora o método fundado pelos canonistas (Bernaldo de Constança), consistente em enfrentar dialèticamente as "autoridades" opostas em torno de uma determinada questão. Este é o pensamento fundamental da sua obra Sic et Non (Sim e Não). Exerceu grande influência sobre a formação da escolástica, especialmente sobre a técnica das discussões, que, como já vimos, constituíam o arcabouço dasSumas. Sua obra ética principal tem o título: Ethica- seu seita teipsum. Seus escritos lógicos, recentemente descobertos por Geyer e Grabmann, colocam-no "na primeira linha das cabeças filosóficas da Idade Média" 

Pedro Abelardo

A Alta Escolástica

Tomás De Aquino Chamaram a Tomás de Aquino o príncipe da escolástica. Isto tem um bom sentido pois ele é realmente fundador.    O que, nos tempos a ele precedentes, a escolástica recebeu como novidade de materiais, sobretudo as idéias de Aristóteles, mediante os árabes ou traduções diretas do grego, tudo isso ele empregou para fazer uma coesa construção. E a síntese artística que criou, com as antigas e as novas idéias, é de forte travejamento e, sobretudo, de uma clareza única. E. Gilson escreveu, sobre a posição do Aquinata na escolástica, o seguinte: "O distintivo de Santo Tomás, entre todos os escolásticos, não é a originalidade, mas a ousadia e o acabado da construção.

Tomás De Aquino

Agostinho De Hipona Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Em seus primeiros anos, Agostinho foi fortemente influenciado pelo maniqueísmo e pelo neoplatonismo de Plotino, mas depois de tornar-se cristão (387), ele desenvolveu a sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes.

Agostinho De Hipona

Alunos João Víctor Manari Nº 10 Leonardo Bogaz Bonin Nº 13 Victor Ecliz dos Santos Nº24