Contato: rosana.bistane@hotmail.com ARQUITETURA PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM SAÚDE BUCAL UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Autores: Rosana Haddad Bistane; Edilson Carlos Caritá Silvia Sidnéia da Silva Contato: rosana.bistane@hotmail.com Outubro/2014
Sumário Introdução Objetivo Metodologia Resultados Considerações Finais
Introdução
Introdução O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), é uma constante no dia a dia das pessoas; Recebem ou transmitem informações, leem notícias, promovem interações, entre outras diversas atividades; Processos de ensino-aprendizagem atualmente são realizados com o apoio da TIC, em especial, por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
Objetivo O objetivo desse trabalho é elaborar uma arquitetura para implementação de um curso de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde para promoção e prevenção em saúde bucal, fazendo uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem com apoio da Taxonomia de Bloom para a estruturação da parte didático-pedagógica.
Metodologia Metodologia / Estratégia Pedagógica Tecnologia da Informação e Comunicação
Metodologia Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares que auxiliam a montagem de cursos pela Internet; os professores podem gerenciar conteúdos através da aprendizagem virtual ou construir um curso semipresencial. Utilizam sistemas de informações computacionais para dar suporte na execução do processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologia.
Metodologia
Metodologia A Taxonomia de Bloom é um dos instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, estruturação, a organização, a definição de objetivos instrucionais e um instrumento de avaliação destes objetivos.
Metodologia Trabalhar os níveis da Taxonomia de Bloom de forma hierárquica e interdependente - do mais simples ao mais complexo – ou seja, para avançar de categoria é necessário ter concluído com sucesso o nível anterior.
Metodologia avaliação síntese análise aplicação compreensão conhecimento
Metodologia Trata-se de um estudo de caráter exploratório. A arquitetura contará com 6 módulos que possibilitarão aos Agentes Comunitários de Saúde atingirem os níveis propostos pela Taxonomia de Bloom.
Metodologia Os módulos serão baseados em três princípios: Flexibilização; Interdisciplinaridade; Contextualização.
Metodologia Recursos que serão utilizados nos módulos: Textos; Vídeos; Exercícios no AVA; Fóruns de discussões; Atividades práticas presenciais.
Metodologia Os módulos 1 e 6 terão atividades presenciais: Módulo 1 - Ambientação dos alunos ao AVA; Módulo 6 - Avaliação da aprendizagem sobre saúde bucal e avaliação do curso pelos alunos.
Metodologia Módulo 2: Tema: noções básicas sobre nutrição, sistema mastigatório e preservação em saúde bucal com repercussão sistêmica. conhecimento compreensão
Metodologia Módulo 3: Tema: Higiene Bucal. Taxonomia de Bloom: nível 5 – “Fazer julgamentos com base em critérios e padrões”. VERIFICAR, CRITICAR
Metodologia Módulo 4: Tema: doenças mais comuns; hábitos. conhecimento
Metodologia Módulo 5: Tema: minimizar os danos existentes. conhecimento compreensão
Considerações Finais Atualmente, é essencial que novas estratégias pedagógicas sejam implementadas para capacitar profissionais da área da saúde, principalmente aqueles que possuem menor disponibilidade para encontros presenciais em virtude de sua jornada de trabalho e atividades pessoais.
Agradecimentos OBRIGADA!