Case Venda do Shopping Tijuca

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vantagens da Internet para as Relações Públicas:
Advertisements

1.
As dez principais dificuldades de um novo convertido
Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software
Endomarketing como ferramenta de gestão
Comunicação Corporativa
O processo de comunicação corporativa começa na definição do planejamento estratégico das empresas/instituições Definição dos valores básicos a serem.
Gerenciamento de crises
Marcelo Bernstein. Onde a comunicação corporativa se encaixa:
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
PLANEJAMENTO NA ABERTURA DE UMA EMPRESA.
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
TRABALHO 10 CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO
Projeto de Gestão de Crise
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
AVALIAÇÃO E CONTROLE: O que é e como fazer?
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
As origens dos problemas de comunicação
Funções da Administração
Princípios do SCO.
Recrutamento e Seleção de Vendedores
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
COMUNICAÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO aula 5
Manual de uso das Redes Sociais PARTE 1 – Introdução e Twitter
Uso da Internet na Comunicação Interna
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Os dez erros mais comuns que afetam a integração de equipes
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
Comunicação de crise.
Seleção e Gestão de pessoas Trabalho de campo Adriano Montico Célia Ciani Luis V. Gasparini Rafael Valamede Tatiani Velardi.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PROJETO RH SÃO PAULO COMUNICAÇÃO INTERNA.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Teoria Geral da Administração
Marcel Fernando de Oliveira
CREDENCIADOS & OPERADORAS ODONTOLÓGICAS – Uma Relação de Cooperação Mútua 5º SINPLO – Maio 2010 Dr. Roberto Porto Santos.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 04 Eduardo Silvestri
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
FTAD Formação Técnica em Administração Aula 07 - ACI Prof. Arlindo Neto.
INTRANET ENSP Endereço:
FERRAMENTAS DE MARKETING
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Plano de Comunicação para Empresa Automobilística
Aplicativos Web – Web Design
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
RELATÓRIO DE RESULTADOS NA IMPRENSA
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Dr. Silvio Bertoncello.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Casos de Gerenciamento de Crise
REENGENHARIA Tarefas FERRAMENTAS RELACIONADAS Antes & Depois Estrutura anterior Re-Organização Estrutura nova Introdução Atividades Re-Qualificação Multifuncionalidade.
FORMAÇÃO DE EMPRESAS Plano de Negócio FERRAMENTAS RELACIONADAS Conceito Estrutura Orçamento 1 Montagem Vista Geral Orçamento 2
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata!
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
Integrantes Grupo de Trabalho: Adriel Telles Dieque Rocha Eliseo Carlos Picinini Felipe Adam Guilherme Coelho João Rischter Wagner Trentini MANUFATURA.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
Agora que você faz parte da Comunidade da Consocial Virtual você pode acessar materiais para entender mais sobre os temas, participar das discussões e.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
Modelo do planejamento estratégico
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Transcrição da apresentação:

Case Venda do Shopping Tijuca Gerenciamento de crise

Venda do Shopping Tijuca O caso: Em Dezembro de 2010, a empresa Sá Cavalcante vendeu o ShoppingTijuca para a Brmalls, a maior companhia de shoppings center da América Latina. A venda se deu em meio a uma grave crise entre os sócios, Walter Sá Cavalcanti e seu cunhado Alberto Oliveira, que acusava Walter de fazer operações fraudulentas nas contas do shopping.

A Sá Cavalcante era a dona do empreendimento há 10 anos A Sá Cavalcante era a dona do empreendimento há 10 anos. A própria construtora o fez. Foi o primeiro empreendimento do ramo para a construtora e a venda a fez ver o quanto ainda tinham a aprimorar no meio. Desta forma, investiram depois em outros shoppings com o lucro da venda.

Venda do Shopping Tijuca

A imagem da empresa para seus clientes internos: A Sá Cavalcante demonstra manter um estreito relacionamento com seus funcionários, utilizando de ferramentas como blog, facebook, site institucional, vídeos institucionais, textos motivacionais para manter o grupo unido, informado, reforçando seus valores e missão e com abertura para dar sua opinião nos mais diversos assuntos, podendo assim se sentir e ser parte da empresa como um todo.

Possíveis cenários: Antes de concretizada a venda da empresa e com a crise no relacionamento entre os sócios do shopping, há grandes chances de se instalar uma crise durante o período. Alguns dos possíveis cenários são: A falta de informação pode abrir espaços para boatos; Os boatos podem gerar desentendimentos entre chefes e funcionários, falta de confiança na empresa, medo de demissões , que pode trazer desmotivação e como consequência, a queda no desempenho dos funcionários, atrapalhando a qualidade dos serviços da empresa e péssimos resultados.

Políticas Gerais de crises: Como procedimentos gerais numa gestão de crise temos : Implementação de um plano de contingência ; Formação de comitê de crise; Alta direção participando ativamente dos processos e do comitê de crise; Definição de um discurso unificado e consistente e a escolha das melhores ferramentas para passá-lo de uma forma eficiente e que seja absorvido por todos; Escolha do melhor porta-voz do discurso dependendo da gravidade da crise.

Gerenciamento da crise do caso: O cenário que temos é de uma empresa que passa por uma transição de administradores e, com isso, sem um gerenciamento da situação, pode se instalar uma crise interna a qualquer momento se a comunicação e as informações não forem bem direcionadas e o discurso não for claro, e no momento certo.

Gerenciamento da crise do caso: Passos a serem tomados ao ser concretizada a venda: O CGC definir qual discurso será passado para seus funcionários e de que forma vão informar tudo o que virá a acontecer a partir desta venda, para deixá-los cientes do que está pior vir. Escolher o porta-voz desta mensagem, que irá pessoalmente conversar com os funcionários, uma vez que a empresa já mantém uma política de relacionamento aberto e de contato próximo com seus superiores (alta gerência). Utilizar também das outras ferramentas que a empresa já dispões, como o blog, Twitter, Facebook e intranet, para manter e reforçar o discurso elaborado pelo CGC e para que os funcionários também possam se manifestar, tirar dúvidas.

Envio de email explicativo para reforçar e disponibilidade de resposta para os que quiserem tirar dúvidas, se manifestar discretamente.

A empresa deve tomar as devidas providências para que a notícia da venda da empresa não vaze para todos os níveis dos funcionários da empresa, como evitar comentários fora das devidas reuniões sobre o assunto, pelos corredores, com alguém que não faça parte desse comitê, funcionários terceirizados e até mesmo fora da empresa. Mesmo com as providências, a empresa deve ter um discurso preparado para este fato não venha se transformar numa crise.

Conclusões: A empresa já mostra ter uma relação de proximidade entre seus funcionários e gerências e uso de ferramentas para reforçar essa união tanto com o público interno quanto com o externo. O importante nesse caso é manter esse boa relação para que isso não abale a imagem que seus funcionários tem com a empresa e estar preparado para que nenhuma informação seja dita de forma errada, escolher as melhores ferramentas e na hora certa.

OBRIGADA!