Teoria comportamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA COMPORTAMENTAL DA GESTÃO
Advertisements

Teoria Comportamental da Administração
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
Escola do Comportamento Humano
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR APLICADA A ENFERMAGEM
Administração – Principais correntes
Desenvolvimento organizacional
Gestão de Recursos Humanos
Principais características da Abordagem Comportamental
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
COC – 10ª. Aula - Motivação – Cap. 9
Motivação Liderança Administração do tempo Aconselhamento pessoal
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Pergunta Clássica: Como motivamos as pessoas?
Gestão da Qualidade – Motivação
Teoria Comportamental
Administração Geral - Aula 04
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
As pessoas levam para o ambiente
TEORIAS ADMINISTRATIVAS
Abordagem Comportamental
Escola de Relações Humanas
GESTÃO, LIDERANÇA E TOMADA DE DECISÃO
Teorias gerais da administração
Conceitos de organização
Disciplina: FCA II Aula 8: Teoria Comportamental
Abordagem Comportamental da Administração
Abordagem Comportamental
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Processos Administrativos Modelagem do Trabalho Aula 10
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Profa. Daciane de Oliveira Silva
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Escola Relações Humanas
TEORIA COMPORTAMENTAL
Abordagem Comportamental da Administração
Capítulo 7 Direção.
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
- - Organização, Sistemas e Métodos Evolução da Teoria das Organizações.
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
Comportamento Organizacional
Teoria das Necessidades Abraham Maslow. Abraham Maslow, um dos maiores especialistas em motivação humana apresentou uma teoria da motivação, onde as necessidades.
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Ciclo Motivacional O que é Motivação?
Curso de Administração Disciplina: TGA
Curso de Administração Disciplina: TGA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Prof. M.Sc. Glauber Pereira.
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
MOTIVAÇÃO.
TGA - TEORIA DA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZAÇÕES I Prof. Ms. Carlos Roberto Torres Damião.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
TEORIA ESTRUTURALISTA
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO ORIGEM EVOLUÇÃO E
Transcrição da apresentação:

Teoria comportamental

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO - a partir da década de 50 nos EUA - ênfase das ciências do comportamento - psicologia comportamental - a preocupação com a estrutura se desloca para os processos e dinâmica organizacional: O comportamento organizacional. -Abandono das posições normativas e prescritivas das anteriores(Clássica, Relações Humanas e Burocrática). -ênfase nas pessoas.

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO Origens: surge no final da década de 40. Herbert Simon: O comportamento administrativo,em 1945 critica as abordagens anteriores, ênfase no processo de tomada de decisão e aos limites da racionalidade. Baseia-se nos estudos da motivação humana: contribuições de Mcgregor, Maslow e Herzberg: O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir as pessoas de modo adequado.

Teoria da Motivação de Maslow As necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância  uma pirâmide. Na base: necessidades fisiológicas No topo: necessidades mais elevadas ( auto -realização). Quando uma necessidade de nível mais baixo é atendida, ela deixa de ser motivadora de comportamento, e da oportunidade o desenvolvimento de necessidade de nível mais elevado.

Teoria comportamental Como parte das teorias administrativas, a teoria comportamental procura demonstrar uma variedade de estilos administrativos utilizados nas organizações; o comportamento das pessoas têm relação direitas com as convicções e estilos... Como parte das teorias administrativas, a teoria comportamental procura demonstrar uma variedade de estilos administrativos utilizados nas organizações; o comportamento das pessoas têm relação direitas com as convicções e estilos utilizados pelos administradores . As teorias X e Y, apresentam certas convicções sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro das organizações.

Teoria X A teoria X caracteriza-se por ter um estilo autocrático que pretende que as pessoas fazerem exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, do jeito similar que a Administração Científica de Taylor, a Clássica de Fayol e a Burocrática de Weber. As convicções sobre o comportamento humano são as seguintes: * O homens é indolente e preguiçoso por natureza; * Não gosta de assumir responsabilidade e prefere ser dirigido; * O homem é fundamentalmente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização; * Persiste-se a mudanças; * A sua dependência o torna incapaz de autocontrole e disciplina.

A Administração segundo a teoria X A Administração segundo a teoria X, caracteriza-se pelos seguintes aspetos: * Responsabilidade pelos recursos da empresa (organização); * Processo de dirigir os esforços das pessoas (controle das ações para modificar o seu comportamento); * Políticas de persuasão, recompensas e punição (suas atividades são dirigidas em função dos objetivos e necessidades da empresa); * Remuneração como um meio de recompensa.

Teoria Y Ë a moderna concepção de Administração, se baseia na eliminação de preconceitos sobre a natureza humana, seus principais aspetos são: * O homem meio não tem desprazer inerente em trabalhar a aplicação do esforço físico ou mental, em seu trabalho é tão natural quanto jogar e descansar; * As pessoas não são resistentes as necessidades da empresa; * As pessoas têm motivação básica e padrões de comportamento adequados e capacidades para assumir responsabiliades; * Ele não só aceita responsabilidades, também as procura; * As capacidades de imaginação e de criatividade na solução de problemas é distribuída entre as pessoas.

A Administração segundo a teoria Y A teoria Y, desenvolve um estilo altamente democrático através do qual administrar é um processo de criar oportunidades e proporcionar orientação quanto a objetivos. A administração se carateriza pelos seguintes aspetos: * É responsabilidade da Administração proporcionar condições para que as pessoas reconheçam e desenvolvam caraterísticas como motivação, potencial de desenvolvimento, responsabilidade; * Criar condições organizacionais e métodos de operações por meio dos quais possam atingir seus objetivos pessoais e dirigir seus esforços em direção dos objetivos da empresa.

A estratégia proposta por McGregor é a Administração deve criar condições tais que os membros da organização, em todos os nível , possam melhor alcançar seus próprios objetivos, dirigindo seus esforços para os objetivos da organização.