Gestão do Conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transformando Igrejas
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Sistemas de Informações Gerenciais ORGANIZAÇÕES, OBJETIVOS E MISSÃO
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Negócio Internacional Capítulo 12 Organização & Medidas de Controlo International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Intervenção Social nos
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Práticas de Apoio à Gestão
Criatividade nos negócios
LEARNING ORGANIZATION
A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações
Gestão de conhecimento em organizações portuguesas
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
ENCONTRO 11 GARANTINDO A QUALIDADE.
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
POR QUE PLANEJAR!.
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Gestão do Conhecimento na prática
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Projeto Político-Pedagógico
PLANEJAMENTO ORIENTADO À GESTÃO EMPREENDEDORA
EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Inovadores e Conservadores
Gestão da Qualidade – Motivação
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Diagnóstico e Planejamento como Instrumental Normativo
Então Vamos Sonhar Então Vamos Sonhar
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Profissional de GC / Função de GC
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Administração de Sistemas de Informaçãoquinta-feira, 19 de junho de 2014 Aula 3 - Continuação de Sistemas de Informação..... Professores: Alberto Martins.
CRM Sistema de Apoio a Grupos.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
WS Final Resultados e Recomendações
Conhecimento hoje é a engrenagem da Inovação, Produtividade e Qualidade Os executivos das grandes empresas do mundo preocupam-se hoje com 3 fatores: pessoas,
Organização Empresarial
QUALIDADE NA ATENÇÃO HOSPITALAR
PROMOÇÃO: INSTRUMENTO DE MARKETING
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
LEAD USERS Sistematização da Inovação Andréa Ribeiro.
David A. Korver, MSc, MBA  Conceitos  Estratégias de GC  Modelos  Processos  Integração de GC  Níveis  Sistema de GC.
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Gestão tecnológica de cadeias produtivas
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia – Uma revolução nas regras de negócios Professora: Larissa Torres.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROJETOS SOCIAIS # Projeto é uma ação humana que se pensa e se realiza no presente para buscar o futuro tal qual se deseja viver. Projeto Social é ação.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Plano, Projeto e Programa FSV – Faculdade Salesiana de Vitória Disciplina: Adm. e Planejamento em Serviço Social II Docente: Juliane Barroso.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Faculdade Católica Salesiana do Espírito santo Disciplina: Planejamento e gestão em serviço sociais II Docente: Juliane Barroso.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
1 EMPRESAS INOVADORAS Cobaias Primeiras a implementar inovações nas organizações (novos valores culturais, novos processos, programas etc.) MARQUES, A.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. ESTRUTURA DO PROJETO Etapas Básicas: Resumo; Apresentação (Introdução); (O QUE FARÁ?) Justificativa; (POR QUE FARÁ?) Objetivos;
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento

O que é gestão de Conhecimento? Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional. Para que serve? Tornar acessíveis grandes quantidades de informação Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional); Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas. Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário. Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.

Factores adversos à implementação da GC em Portugal Empresas muito hierarquizadas Falta de espírito inovador (“Portugal é um pequeno país que tenta andar nas trilhas traçadas por outros”) Pouca cultura de melhoramento profissional Falta de espírito inovador : Um exemplo referido no artigo foi a implementação de caixas de Multi-Banco. Embora Portugal tenha sido dos últimos países a implementar esta tecnologia beneficiou da experiência dos outros países e implementou o que havia de mais avançado, muitos dos quais gastam agora imenso dinheiro para substituir e actualizar máquinas obsoletas. Pouca cultura de melhoramento profissional :

REFLEXÃO Portugal, na sua tentativa de se aproximar do “pelotão da frente“ e do “politicamente correcto” vai anuindo a tudo que seja moderno ou vanguardista mas na prática concreta do dia-a-dia continua a ser muito difícil fazer passar ideias ou novos métodos. Continuamos muito ligados aos hábitos e costumes ancestrais e temos medo da mudança. Assim, temos uma situação em que o “hábito não faz o monge”, ou seja, a “imagem” que tentamos transmitir de modernidade e de abertura ao progresso do conhecimento e da cultura não corresponde à realidade.