Elaboração de Mapa de Custo para a Gráfica XX Embalagens.

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Elaboração de Mapa de Custo para a Gráfica XX Embalagens

Resumo(Erica) O problema: O problema: - Empresa ramo flexografia - Empresa ramo flexografia - Problemas na formulação preço de venda - Problemas na formulação preço de venda - Falta de controle de gastos - Falta de controle de gastos - Lucro ou prejuízo??? - Lucro ou prejuízo??? Objetivo do trabalho: Levantar todos os custos da empresa e elaborar o MLC, sendo possível com isso obter o valor correto e mostrar a empresa qual está sendo o seu lucro/prejuízo. Objetivo do trabalho: Levantar todos os custos da empresa e elaborar o MLC, sendo possível com isso obter o valor correto e mostrar a empresa qual está sendo o seu lucro/prejuízo.

Descrição da empresa (Erica) Fundada há 05 anos Fundada há 05 anos Área útil: 100 m² Área útil: 100 m² Número de funcionários: 05 Número de funcionários: 05 Localização: Bairro de Itaquera – ZL – SP Localização: Bairro de Itaquera – ZL – SP Segmento: Papelão micro ondulado Segmento: Papelão micro ondulado Público alvo: Pizzarias Público alvo: Pizzarias Média de produção: /mês Média de produção: /mês Equipamentos Equipamentos

Descrição do problema (Rafael) Falta de gerenciamento eficaz Falta de gerenciamento eficaz Falta de controle de fluxo de caixa Falta de controle de fluxo de caixa Falta de controle de produção Falta de controle de produção Falta de custos hora/máquina Falta de custos hora/máquina hora/homem hora/homem

Conseqüências (Erica) Planejamento falho para o crescimento; Planejamento falho para o crescimento; Complexidade estudo de projeções futuras; Complexidade estudo de projeções futuras; Impossibilidade de controle lucro/prejuízo. Impossibilidade de controle lucro/prejuízo.

Análise do problema (Jean) Os 5 Porquês Os 5 Porquês Aplicação da ferramenta Aplicação da ferramenta Problema: Não há formação adequada de um preço de venda. Problema: Não há formação adequada de um preço de venda. 1. Porque não há formação adequada de preço de venda? 1. Porque não há formação adequada de preço de venda? 2. Porque não há critérios de formação de preço? 2. Porque não há critérios de formação de preço? 3. Porque não existe nenhum sistema ou tabela para se orçar um trabalho? 3. Porque não existe nenhum sistema ou tabela para se orçar um trabalho?

Análise do resultado (Jean) Causa raiz: não há conhecimentos sobre os custos e as despesas; Causa raiz: não há conhecimentos sobre os custos e as despesas; Gestão falha; Gestão falha; Preocupação maior com prazo de entrega; Preocupação maior com prazo de entrega; Prioridade com pagamentos de funcionários e fornecedores; Prioridade com pagamentos de funcionários e fornecedores; Dia a dia agitado/Falta de tempo; Dia a dia agitado/Falta de tempo; Qualidade dos orçamentos Qualidade dos orçamentos

Conclusão da análise(Jean) O maior agravante: Controle financeiro O maior agravante: Controle financeiro Falta de importância do uso de um método para formação de preço final. Falta de importância do uso de um método para formação de preço final.

Dados da produção (Rafael) Demanda mês: caixas/mês Demanda mês: caixas/mês Média de caixa solicitada por pedido: 300 peças Média de caixa solicitada por pedido: 300 peças Total de pedidos por mês: 87 solicitações/mês Total de pedidos por mês: 87 solicitações/mês

Solução do problema (Rafael) Elaboração do Mapa de Localização de Custos (MLC) com dados reais fornecidos pela gráfica. Elaboração do Mapa de Localização de Custos (MLC) com dados reais fornecidos pela gráfica. Elaboração do Mapa de Localização de Custos (MLC) com dados reais fornecidos pela gráfica. Elaboração do Mapa de Localização de Custos (MLC) com dados reais fornecidos pela gráfica.

Conclusões do trabalho (Erica) Não há método/ferramenta para formação de preço de venda; Não há método/ferramenta para formação de preço de venda; Falta de uma planilha de controle; Falta de uma planilha de controle; Ambos os centros de custo possuem ociosidade alta, tornando o custo hora alto; Ambos os centros de custo possuem ociosidade alta, tornando o custo hora alto; Custo fechado abaixo da margem. Custo fechado abaixo da margem.

Conclusão do RKW (Rafael) Preço atual vendido = R$ 0,58 Preço atual vendido = R$ 0,58 Margem de contribuição atual = 35,6% Margem de contribuição atual = 35,6% Preço correto a ser vendido: R$ 0,63 Preço correto a ser vendido: R$ 0,63 Margem de contribuição correta = 40,9% Margem de contribuição correta = 40,9%

Opinião do grupo para a empresa(Erica) Aumentar a carteira de clientes (aumentar as venda para aumentar a margem ou baixar o preço final) Aumentar a carteira de clientes (aumentar as venda para aumentar a margem ou baixar o preço final) Aconselhamos a empresa faça o controle de fluxo de caixa rigoroso e de produção; Aconselhamos a empresa faça o controle de fluxo de caixa rigoroso e de produção; Iniciem o uso da planilha de orçamento criada neste trabalho Iniciem o uso da planilha de orçamento criada neste trabalho

Simulações (Rafael) Se a gráfica aumentasse para a média de caixas/mês (atualmente estão com caixas/mês) o valor atual de R$ 0,58 poderia ser mantido com isso seria possível manter os gastos pessoais utilizados atualmente (R$ 3.000,00) Se a gráfica aumentasse para a média de caixas/mês (atualmente estão com caixas/mês) o valor atual de R$ 0,58 poderia ser mantido com isso seria possível manter os gastos pessoais utilizados atualmente (R$ 3.000,00) Se a gráfica aumentasse para a média de caixas/mês (atualmente estão com caixas/mês) o valor atual de R$ 0,58 poderia ser mantido com isso seria possível manter os gastos pessoais utilizados atualmente (R$ 3.000,00) Se a gráfica aumentasse para a média de caixas/mês (atualmente estão com caixas/mês) o valor atual de R$ 0,58 poderia ser mantido com isso seria possível manter os gastos pessoais utilizados atualmente (R$ 3.000,00)

Obrigado! Alunos do 8º Semestre – 2º/2009 Alunos do 8º Semestre – 2º/ Erica Yumi Takasaki - Erica Yumi Takasaki - Jean Lendol - Jean Lendol - Rafael Letkaske Martins - Rafael Letkaske Martins Professores orientadores: Professores orientadores: - Andrea Giovanni - Andrea Giovanni - Flávio Botana - Flávio Botana