Gestão da Produção com foco nos processos

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Transcrição da apresentação:

Gestão da Produção com foco nos processos

Estrutura Organizacional para otimização do desempenho em qualidade e produtividade

Estrutura Organizacional Conceito: Atividade Principal + Suporte Funcional

Estrutura Organizacional Conceito: Atividade Principal (Gerador de Resultado) + Suporte Funcional (Gerador de Custo)

Estrutura Organizacional Conceito: Gerador de Resultado Não pode parar Não poder perder seu foco, que é gerar resultado Precisa que “todos” trabalhem para ele.

Estrutura Organizacional Conceito: Gerador de Custo Se não ajuda a vender ou não ajuda a produzir, não serve para nada. Foco no futuro ( o próximo ) Estrutura enxuta

Estrutura Organizacional Atividade Principal

Estrutura Organizacional Staff Técnico Atividade Principal

Estrutura Organizacional Atividades de Suporte Funcional Staff Técnico Matérias Primas Equipamentos Materiais Auxiliares

Staff Técnico Matérias Primas Análise de Problemas Desenvolvimento de alternativas Análise de Consumo Foco em redução de custos, aumento de produtividade e melhoria da qualidade

Staff Técnico Equipamentos Manutenções Corretivas e Preventivas Lubrificações Melhorias Opções de Investimento

Staff Técnico Materiais Auxiliares Análise de Problemas Desenvolvimento de alternativas Testes Foco em redução de custos e melhoria no desempenho

Estrutura Organizacional Administração Staff Técnico Atividade Principal

Estrutura Organizacional Atividades de Suporte Funcional Organização Administrativa RH Almoxarifado

Organização Administrativa RH Suporte de Departamento Pessoal Benefícios / Ajuda nas necessidades “INFORMAÇÃO”

Organização Administrativa Almoxarifado Garantir os recursos certos na hora certa Bom Planejamento Bom Controle Boa organização Garantia de Qualidade Análise de Recebimento Relação com Fornecedores

Estrutura Organizacional Administração Staff Técnico Programação Atividade Principal

Estrutura Organizacional Atividades de Suporte Funcional Programação Prazos Necessidades do Cliente

Programação Prazos Conhecimento dos Recursos Conhecimento dos Fluxos Conhecimento dos Produtos Adaptação técnica entre o possível e o desejável.

Programação Necessidades do Cliente Não é só especificação técnica Qual o detalhe de aprovação do cliente Adequação ao uso

Estrutura Organizacional Administração Staff Técnico Programação Atividade Principal Supervisão Técnica

Estrutura Organizacional Atividades de Suporte Funcional Supervisão Técnica Aprovação de Serviços Suporte no processo Procedimentos

Supervisão Técnica Aprovação de Serviços Definição da rotina de aprovação Suporte nas dificuldades Relacionamento com clientes (aprovações em máquina)

Supervisão Técnica Suporte no Processo Conhecimento técnico do processo Aliar teoria com prática Evitar tentativa e erro Avaliar e acionar os outros recursos de staff

Supervisão Técnica Procedimentos Guardião das boas práticas de produção Evitar desvios Autorizar os desvios quando inevitáveis Providenciar o retorno à condição normal

Estrutura Organizacional Administração Staff Técnico Programação Atividade Principal Seleção e Treinamento Supervisão Técnica

Estrutura Organizacional Atividades de Suporte Funcional Seleção e Treinamento

Seleção e Treinamento Seleção Avaliação de necessidades Critérios de aprovação Rigidez na escolha ( se não quer demitir, não contrate ) Bom uso do tempo de experiência

Seleção e Treinamento Treinamento “Real” avaliação de necessidades: partir dos problemas existentes. Muito treinamento on the job Trabalhar conhecimento técnico e atitude

Estrutura Organizacional Administração Staff Técnico Programação Atividade Principal Seleção e Treinamento Supervisão Técnica Qualidade

Estrutura Organizacional Atividades de Suporte Funcional Qualidade Controle Garantia Gestão Melhoria

Qualidade Controle de Qualidade Aonde controlar O que controlar Para que controlar. Deve gerar algum tipo de ação, senão não faça Foco em evitar o erro, ao invés de apontá-lo.

Qualidade Garantia de Qualidade Garantir recursos com qualidade Definição dos recursos críticos Boa especificação destes recursos Boa análise de recebimento Autorização de utilização com restrições Foco: garantir que só recursos bons cheguem à Produção

Qualidade Gestão da Qualidade Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Efetividade do Sistema Atendimento às necessidades dos clientes Atendimento às necessidades da empresa Adequação às perspectivas para o futuro

Qualidade Melhoria da Qualidade Avaliações dos Clientes Comparações com a Concorrência Análise Crítica do Sistema Ser o “patrocinador” das mudanças

Estrutura Organizacional Administração Staff Técnico Programação Atividade Principal Seleção e Treinamento Supervisão Técnica Qualidade Ambiente

Estrutura Organizacional Atividades de Suporte Funcional Ambiente Infra estrutura Instalações Industriais

Ambiente Infra Estrutura Garantir todos os recursos de apoio necessários para que os trabalhadores possam se concentrar exclusivamente na sua tarefa principal. Alimentação Transporte / Estacionamento Banco Segurança Etc.

Ambiente Instalações Industriais Conceito: Potencialização do processo principal Fornecimento dos recursos adequados Energia Água Ar Comprimido Telecomunicações Etc.

Instalações Industriais Conceito: “ Ao redor ” O que é O que precisa

Estrutura Organizacional Administração Staff Técnico Programação Atividade Principal Seleção e Treinamento Supervisão Técnica Qualidade Ambiente