CURSO INTRODUTÓRIO DE ANALISE TRANSACIONAL PARTE 2.

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Transcrição da apresentação:

CURSO INTRODUTÓRIO DE ANALISE TRANSACIONAL PARTE 2

ROTEIRO 1.OBJETIVOS 2.O QUE É ANÁLISE TRANSACIONAL, SUAS ORIGENS E APLICAÇÕES 2.ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL 3.ANÁLISE DAS TRANSAÇÕES 4.CARÍCIAS 5.SIMBIOSE 6.DESQUALIFICAÇÃO 7.ESTRUTURAÇÃO SOCIAL DO TEMPO 8.ANÁLISE DOS JOGOS 9.EMOÇÕES 10. POSIÇÃO EXISTENCIAL 11.SCRIPT 12.AUTONOMIA

ROTEIRO 1.OBJETIVOS 2.O QUE É ANÁLISE TRANSACIONAL, SUAS ORIGENS E APLICAÇÕES 2.ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL 3.ANÁLISE DAS TRANSAÇÕES 4.CARÍCIAS 5. POSIÇÃO EXISTENCIAL 5.DISTORÇÃO DA REALIDADE (PASSIVIDADE,SIMBIOSE E DESQUALIFICAÇÃO) 6.ESTRUTURAÇÃO SOCIAL DO TEMPO 7.ANÁLISE DOS JOGOS 8.EMOÇÕES 10.SCRIPT 11.AUTONOMIA

É o conceito que a pessoa faz de si e dos outros. POSIÇÃO EXISTENCIAL É o conceito que a pessoa faz de si e dos outros. Baseado numa percepção, em geral distorcida e incompleta. Influencia nos relacionamentos e atitude diante dos acontecimentos. Berne considerou Eu/Outros, OK/Não OK concluindo em 4 posições existenciais.

POSIÇÃO EXISTENCIAL EU OUTROS OK NÃO-OK 1.DEPRESSIVA 2.PARANÓIDE 3.MANÍACA 4.NIILISTA 5.REALISTA OK +/- KERTESZ, 1985, CAP. 5)

Crie frases típicas para cada Posição Existencial. EXERCÍCIO: Crie frases típicas para cada Posição Existencial.

POSIÇÃO EXISTENCIAL E OS RELACIONAMENTOS VOCÊ ESTÁ OK COMIGO -/+ AFASTAR-ME DE … +/+ SEGUIR COM … EU ESTOU OK COMIGO EU NÃO ESTOU OK COMIGO -/- IR A LUGAR NENHUM +/- LIVRAR-ME DE … VOCÊ NÃO ESTÁ OK COMIGO Eu/Você

POSIÇÃO EXISTENCIAL E ESTILOS DE LIDERANÇA -/+ AMISTOSO/ +/+ DEPENDENTE +/+ INTEGRADOR -/- ALIENADO/ INCONSEQUENTE +/- CONTROLADOR/ AUTOCRÁTICO

COMPORTAMENTOS PASSIVOS DESQUALIFICAÇÃO GRANDIOSIDADE e passividade PASSIVIDADE Ausência de reação aos estímulos, resultante de relacionamentos simbióticos que se estabelecem através de comportamentos passivos, mantidos por desqualificações e justificados pela grandiosidade SIMBIOSE COMPORTAMENTOS PASSIVOS DESQUALIFICAÇÃO GRANDIOSIDADE

SIMBIOSE Duas ou mais pessoas agem como se fossem uma. Natural ou primária. É adequada diante da idade, condição física do indivíduo. Provocada ou secundária. É inadequada, limita opções e capacidade de resolver problemas.

Simbiose Primária Simbiose Secundária

COMPORTAMENTOS PASSIVOS NAO FAZER NADA Ausência de respostas aos estímulos. SUPERADAPTAÇÃO Comportamento que denota tentativa de agradar o outro em detrimento de si mesmo. AGITAÇÃO Comportamentos repetitivos, sem direção cuja função é descarregar energia. INCAPACITAÇÃO OU VIOLÊNCIA Reações súbita. Desmaios, vômitos, dores musculares. Agressão, destruição.

DESQUALIFICAÇÃO Ignorar de forma não consciente a realidade ou parte dela. Tipos Estímulos. Interno (emoções, sensações, etc). Externo (informação, sinal, presença, situação). Modos ou Formas ou Níveis Existência. A existência do estímulo. Significado. Reconhede a existência, porém ignora o significado do estímulo. Possibilidade de mudança. Reconhece a existência e significado, mas não identifica como resolver/mudar. Capacidade pessoal. Reconhece existência, significado e possibilidade de mudar estímulo, todavia não identifica em si mesmo competência para fazê-lo.

DESQUALIFICAÇÃO MAIOR GRAU DE DESQUALIFICAÇÃO MODO TIPO ESTÍMULO PROBLEMAS OPÇÕES EXISTÊNCIA T1-Existência do Estímulo T2-Existência de Problemas T3-Existência de Opções SIGNIFICADO T2-Significado do Estímulo T3-Significado do Problema T4-Significado das Opções POSSIBILIDADES DE MUDANÇA T3-Possibilidade de Mudança do Estímulo T4-Solubilidade dos Problemas T5-Viabilidade das Opções HABILIDADES PESSOAIS T4-Habilidade Pessoal de Reagir Diferentemente T5-Hbilidade Pessoal de Solucionar Problemas T6-Habilidade Pessoal de Agir com Opções MAIOR GRAU DE DESQUALIFICAÇÃO

GRANDIOSIDADE Exagero ao avaliar a realidade ou parte dela. Maximização ou minimização. Forma de expressar ou sustentar a desqualificação. Esse e os mecanismos anteriores servem para reforçar as relações simbióticas, conhecidos como SÍNDROME DE PASSIVIDADE.

6 FORMAS DE ESTRUTURAR O TEMPO ESTRUTURAÇÃO DO TEMPO 6 FORMAS DE ESTRUTURAR O TEMPO 1.ISOLAMENTO 2.RITUAIS 3.ATIVIDADES 4.PASSATEMPOS 5.JOGOS PSICOLÓGICOS 6.INTIMIDADE CRESCENTE NÍVEL DE COMPROMISSO EMOCIONAL

ESTRUTURAÇÃO DO TEMPO FORMA EXEMPLO OK CARÍCIAS / E.E. EXEMPLO NOK 1.ISOLAMENTO MEDITAÇÃO CRIAÇÃO REFLEXÃO SEM CARÍCIAS Adulto Adulto da Criança RETRAIMENTO FANTASIAS Criança Adaptada (Rebelde ou Submissa) 2.RITUAIS CUMPRIMENTOS CERIMÔNIAS Poucas. Criança Adaptada COMPULSÃO EXCESSO DE ROTINA Poucas ou Inadequadas. 3.ATIVIDADES TRABALHO DIVERSÃO Positivas. Adulto ou Adulto da Criança. DELITOS Positivas ou negativas, inadequadas Adulto, Criança Rebelde 4.PASSATEMPOS CONVERSAS SOCIAIS AMÄVEIS Pai, Adulto ou Criança INTRIGA QUEIXA Negativas Pai Crítico 5.JOGOS PSICOLÓGICOS NÃO HÁ NENHUM TODAS POSITIVAS E NEGATIVAS Pai e Criança 6.INTIMIDADE AFETO, COMPAIXÃO, PROTEÇÃO POSITIVAS INCONDICIONAIS Criança Livre Pai Nutritivo SADISMO MASOQUISMO NEGATIVAS, Criança Livre Inadequada

EXERCÍCIO: FAÇA SEU TEMPOGRAMA ESTRUTURAÇÃO DO TEMPO EXERCÍCIO: FAÇA SEU TEMPOGRAMA Tempo (em horas) que vc usa em cada uma das formas de estruturar o tempo Dia útil e dia de folga

Transações ulteriores. Satisfação individual e grupal. jogos psicológicos “[…] uma série de transações, em geral repetitivas, superficialmente plausíveis, com uma motivação oculta” (BERNE, Jogos da vida). Transações ulteriores. Satisfação individual e grupal. Leva a desfecho encoberto e definido onde todos ficam confusos e com sensação desagradável. Fora da consciência do Adulto.

Isca, Fraqueza, Resposta, Mudança, Confusão, Benefício-Final. ANÁLISE DOS jogos psicológicos Fórmula de Eric Berne. I+F R M C BF Isca, Fraqueza, Resposta, Mudança, Confusão, Benefício-Final.

TRIÂNGULO DRAMÁTICO (Stephen Karpman) ANÁLISE DOS jogos psicológicos TRIÂNGULO DRAMÁTICO (Stephen Karpman) 3 papéis assumidos no jogo: Perseguidor, Salvador e Vítima Papéis autênticos x papéis distorcidos. V P S

TRIÂNGULO DRAMÁTICO (Stephen Karpman) ANÁLISE DOS jogos psicológicos TRIÂNGULO DRAMÁTICO (Stephen Karpman) Não vejo como dar conta do trabalho!! Já fiz de tudo: levei pra casa etc etc Não tenho tempo nem pra me coçar ainda marcam mais reuniões!! V P S Cuidado com os Cortes de pessoal! Porque vc não conversa com seu Gerente sobre isso?

Primeiro grau: resultados socialmente aceitáveis. ANÁLISE DOS jogos psicológicos Primeiro grau: resultados socialmente aceitáveis. Segundo grau: resultados irremediáveis porém melhor que fiquem escondidos. Terceiro grau: resultados permanentes que geralmente vão para espaços públicos: hospitais, tribunais, delegacia, etc.

OU PSEUDO-VANTAGENS DOS JOGOS ANÁLISE DOS jogos psicológicos PORQUE JOGAMOS? OU VANTAGENS OU PSEUDO-VANTAGENS DOS JOGOS 1.Biológica. As carícias que os jogos proporcionam apesar de inadequadas satisfazem a fome de estímulos. “Um pontapé é melhor que ser ignorado.” 2.Existencial. Confirma a posição existencial, traz segurança e resposta a 3 perguntas: quem sou eu? O que faço no mundo? Quem são os outros? 3.Emocional. Reafirmam os disfarces. 4.Social. Estrutura o tempo. 5.Psicológica interna. Possibilita estabilidade psíquica na medida em que se descarrega energia acumulada. 6.Psicológica externa. Evita a temida intimidade, sucesso, prazer e autonomia.Paradoxo?

Resultado: recebe notificação e suspensão. jogos psicológicos e organizações PRIMEIRO GRAU Funcionário que falta constantemente . Resultado: recebe reclamação do gerente e desconto no salário. SEGUNDO GRAU Funcionário agora além de faltar sem justificativa, não cumpre prazos de sua atividade. Resultado: recebe notificação e suspensão. TERCEIRO GRAU Funcionário além de faltar sem justificativa, não cumprir prazos, prejudica o andamento das atividades. Resultado: demissão.

Jogados cotidianamente pelos membros do grupo. jogos psicológicos e organizações Jogados cotidianamente pelos membros do grupo. Recompensados pelo grupo. Apoiados pela cultura do grupo. Forma de estruturar o tempo no grupo. Indicativos: absenteísmo, doenças, acidentes, gravidade dos acidentes, conflitos, capacidade de solução de problemas, motivação/comprometimento, rotatividade etc. Como transformar?

Duas categorias: Autênticas. Substitutas ou Disfarces emoções É emoção que substitui uma emoção autêntica O disfarce é estimulada pelo ambiente social. Enquanto a emoção autêntica é ignorada ou proibida. Para que exista o disfarce, ocorre uma desqualificação. Desqualificação é um processo interno que distorce a realidade, minimizando ou ignorando aspectos de si, dos outros ou da situação.

emoções AUTÊNTICAS DISFARCES FALSA ALEGRIA 1.ALEGRIA, PRAZER FALSO AFETO 2.AFETO ANSIEDADE, FOBIA, DESESPERO 3.MEDO 4.RAIVA FALSA RAIVA, RESSENTIMENTO, RIVALIDADE, CIÚMES, TRIUNFO MALIGNO 5.TRISTEZA DEPRESSÃO, CULPA, INADEQUAÇÃO, INVEJA

Emoções: IDENTIFICANDO CRITÉRIO EMOÇÃO AUTÊNTICA DISFARCE ADEQUADA EM QUALIDADE À SITUAÇÃO? SIM NÃO ADEQUADA EM INTENSIDADE À SITUAÇÃO? ADEQUADA EM DURAÇÃO À SITUAÇÃO? EMOÇÃO QUE CONVIDA O OBSERVADOR CONVIDA A SENTIR A MESMA EMOÇÃO PARECE EXAGERADA, ARTIFICIAL, PORÉM ELE PODE COMPARTILHAR DO MESMO DISFARCE O QUE ACONTECIA AO EXPRESSAR NA INFÂNCIA? POSIÇÃO EXISTENCIAL REALISTA OK/OK DEMAIS POSIÇÕES.

COMO INCENTIVAR AUTENTICIDADE Emoções: COMO INCENTIVAR AUTENTICIDADE SE OUTRA PESSOA OU CRIANÇA DEMONSTRA O QUE FAZER? ALEGRIA E PRAZER Aprovar, compartilhar. AFETO Aceitar, retribuir. MEDO Proteger, ajudar. RAIVA Permitir sua expressão e analisarem juntos o que a provocou. TRISTEZA Acolher, confortar.

emoções EXERCÍCIO Pamela Levin criou um conjunto de frases que identificam disfarces e auxilia a evitar manipulações. Eu sinto (disfarce) ANSIEDADE porque acho/penso que se (comportamento) TIVER SUCESSO, eu serei (resposta parental Não OK) INVEJADO em vez de (resposta parental OK) APOIADO e por isso (comportamento + disfarce) EU FRACASSO E ME DEPRIMO.

Script ou roteiro de vida É um plano ou programa concebido na infância, baseado em influências parentais, segundo Berne. Para Cornell (1988, KRAUZ, p. 132) é um processo contínuo de construção de caminho expansivo ou limitante. English (1977, KRAUSZ, p.132) retrata o script como o que permite o ser humano se desenvolver mesmo que algumas definições da infância sejam disfuncionais. E traz um conjunto de mensagens sobre si, os outros e o mundo que orientam as decisões que se toma ao longo da vida (KRAUSZ, p.138).

Script ou roteiro de vida Das organizações Jongeward afirmou que, a exemplo dos indivíduos, as empresas têm script. Cultura, valores, normas, estilo de relacionamento, revelam o caminho que a organização trilha. Abordam 4 aspectos ou ideologias: Trabalho. Como interpreta trabalho? Como se trabalha? Para que? Quem? Onde? Quando? Tempo. Desperdiça, banaliza, usa de forma produtiva. Pessoas. Caminhar juntos, livrar-se, afastar, ir a lugar algum (indiferença). Dinheiro. Meio, fim, às vezes um, ou nenhum dos dois.

CLASSIFICAÇÃO POR RESULTADO - BERNE SCRIPT DESCRIÇÀO VENCEDOR “Príncipe” ou “Princesa” Diz: “Errei, mas isto não se repetirá” ou “Agora sei o jeito certo de fazer isto” Criam dificuldades para os outros indiretamente quando brigam entre si Ë uma pessoa que cumpre contrato com o mundo e consigo mesmo Sabe o que fará se perder ou não conseguir mas não comenta o assunto Parece que o desfecho vem do Pai Nutritivo com slogans do contra-script PERDEDOR “Sapo” Diz: ”Se apenas ...” ou “Eu deveria ter ...” ou “Sim, mas” Causam problemas para si e para os outros Não sabe o que fará se perder, mas comenta o que fará se ganhar Seu desfecho vem das provocações e seduções da Criança louca de seu progenitor que tenta seu demônio auto-destrutivo NÃO-VENCEDOR Quase acertam ou quase vencem. Diz: “Pelo menos ...” ou “Ainda bem que ...” Trabalham duro para empatar São socialmente agradáveis pois são inclinados a não criar problemas Parece que seu desfecho vem do Pai Crítico através das injunções

CLASSIFICAÇÃO POR TEMPO - BERNE SCRIPT DESCRIÇÃO NUNCA Mito grego de Tântalo (sofre fome e sede na presença de comida e água) Pessoas com scripts de proibição de fazer o que mais desejam SEMPRE Mito grego de Aracne (transformada em aranha e condenada a tecer teias eternamente) Provem de pais vingativos que dizem: “Se é isto que você quer então vai passar a vida inteira fazendo” ATÉ QUE ou ANTES DE Mito grego de Jasão (poderia ser rei depois de executar tarefas) DEPOIS DE Mito grego de Dâmocles (tem permissão de usufruir felicidade até que percebeu uma espada sobre sua cabeça) O lema deste script é “Você pode se divertir por um tempo, mas depois aparecerão os problemas” NOVAMENTE Mito grego de Sísifo (tinha que começar novamente tarefa de rolar pedra montanha abaixo e acima) Lema deste script: “Quase consegui” FINAL ABERTO Mito grego de Filemon e Baucis (foram transformados em árvores por suas boas ações) Pessoas que não sabem o que fazer depois que suas atividades terminaram, exemplo aposentados, idosos etc.

PERGUNTA 9: CANCELADA Defina injunção, programa, contra-injunção e decisão precoce. Opcional: explique o papel de cada um na formação do script, ilustre usando a matriz do script

autonomia Berne define autonomia como desenvolver 3 aspectos: consciência, espontaneidade e intimidade (JAMES e JONGEWARD, 1982, p.264).

auto-conhecimento, de estar integrado com os outros autonomia Capaz de auto-conhecimento, de estar integrado com os outros e com o ambiente.

autonomia Ser espontâneo é poder fazer escolhas dentre um imenso leque de opções.

autonomia Desenvolver intimidade é expressar afeto, alegria e ternura próprias das crianças.