PERCEPÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
O QUE É RELAÇÃO HUMANA? PROFESSOR IVAN.
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
Características Biográficas:
MOTIVACAO NO TRABALHO.
Funções Cognitivas Perceção
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
O comportamento das pessoas baseia-se na SUA percepção da realidade.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Traços da Personalidade
Profª. Ms.Esp.Thais Toledo Rocha
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
A Contribuição dos Fatores Motivacionais para a Qualidade
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
Funções Mentais Superiores
PERCEPÇÃO.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Competência Interpessoal
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Aula 5.
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Percepção PPB Aula.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
EMOÇÃO.
AS EMOÇÕES.
QUEM É O CONSUMIDOR.
Capítulo 7 Direção.
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Conceitualização (Conceituação) Cognitiva
Liderança e Equipes de Alto Desempenho
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES INDIVIDUAIS
Gestão Estratégica de Pessoas
Percepção Humana Eva Bessa.
Capítulo 7 Direção.
Introdução à Administração
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
Percepção Humana Eva Bessa.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Comportamento de compra do consumidor
Comportamento Organizacional
GESTÃO DE PESSOAS I PROF. JOSÉ PEREIRA DE OLIVEIRA.
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Profº. Antonio Luiz Alexandre
IDENTIDADE Representação de Si e Conceito de Si Identidade e Historia
PERSONALIDADE: por que estudar?
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
Conceituação Cognitiva
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
1 PSICOLOGIA DO TRABALHO Bloqueios de percepção, culturais e psicológicos Docente: Ana Cristina Bueno de Araujo.
Transcrição da apresentação:

PERCEPÇÕES

PERCEPÇÃO “Um dos principais determinantes de como e por que um indivíduo assume e mantém certas formas de comportamento se baseia nos conceitos de sensação e percepção. A sensação se refere ao estímulo físico dos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.” Percepção é o processo de interpretação das mensagens de nossos órgãos do sentido para dar ordem e significado. (BOWDITCH E BUONO, 2004, p.62).

FATORES INTERNOS E EXTERNOS Influenciam a maneira de ver o mundo. Fontes de ‘variação perceptiva’: Limitações fisiológicas. Restrições culturais. Restrições ambientais. Assim, a percepção é determinada pela interação entre fatores fisiológicos e psicológicos.

O PROCESSO PERCEPTIVO O PERCEPTOR Experiência Necessidades Valores Distorções/Erros: Estereótipo/Protótipo Efeito Halo Percepção seletiva Projeção Expectativa Efeitos contrastantes O PERCEPTOR Experiência Necessidades Valores Atitudes AMBIENTE Físico Social Organizacional O PERCEBIDO Contraste Separação Figura-fundo Intensidade Tamanho Movimento Repetição/Novidade RESPOSTA Sentimento/Pensamento Ação (JR, HUNT E OSBORN, 1999, p.76)

PERCEPÇÃO SOCIAL E INTERPESSOAL: DISTORÇÃO PERCEPTIVA – estereotipagem. Na estereotipagem há a tendência de usar visão padronizada das pessoas pertencentes a determinado grupo como raça, sexo, profissão ou classe social, por exemplo. O problema está em usar estereótipos para TODAS as situações. Às vezes eles são úteis para processarmos informações com rapidez, porém nem sempre se aplicam a situações específicas.

PERCEPÇÃO SOCIAL E INTERPESSOAL: DISTORÇÃO PERCEPTIVA - Efeito Halo. É o processo de ressaltar uma característica positiva ou negativa de uma pessoa ou grupo e que influencia na avaliação geral da pessoa ou grupo. Exemplo: na publicidade, supõe-se que se um artista é popular, todos vão consumir o produto que ele/ela recomenda. Deve-se estar consciente desse processo em atividades como avaliação de desempenho, seleção de candidatos, etc.

PERCEPÇÃO SOCIAL E INTERPESSOAL: DISTORÇÃO PERCEPTIVA - Expectativa. A expectativa sobre o que vamos ver e ouvir influenciam a percepção das pessoas e podem distorcer uma situação. Tipos de expectativa: Profecia Auto-Realizada, Percepção Seletiva (ignorar algum aspecto e lembrar de outro), Projeção (exagerar características dos outros), Defesa Perceptiva (moldar uma pessoa/situação a uma crença, percepção nossa).

PERCEPÇÃO SOCIAL E INTERPESSOAL: DISTORÇÃO PERCEPTIVA - Contraste. As pessoas são percebidas dentro de um contexto e contrastadas com outras, o que produz impressões favoráveis e desfavoráveis.

FATORES INTERNOS: padrões de organização perceptiva interna básica Somos submetidos a estímulos contínuos. Esses dados serão selecionados e organizadas como informações que tenham significado. Depois a pessoa vai ordenar e classificar de forma coerente com seus valores e crenças.

FATORES EXTERNOS NA PERCEPÇÃO Para Bowditch e Buono (2004, p.64-65) apesar dos processos internos influenciar o que é visto e ouvido, a forma como os estímulos são apresentados (sua natureza) também interfere na percepção destes estímulos. A intensidade (maior), contraste (com o fundo), tamanho (maior), proximidade, semelhança das coisas entre si, repetição ou frequência, movimento (podemos notar melhor objetos que se movem num fundo fixo), e objetos (situações) novos ou muito familiares.

PERCEPÇÃO SOCIAL E INTERPESSOAL “[…] a percepção de pessoas e situações sociais é um processo ativo. Para “compreender” ou obter coerência do comportamento complexo de outras pessoas, frequentemente fazemos inferências ou suposições sobre suas motivações, intenções, personalidades, emoções e assim por diante. Essas inferências ou impressões posteriormente se tornam um determinante significativo do nosso comportamento e interação para com esses indivíduos.” (BOWDITCH E BUONO, 2004, p. 66).

PERCEPÇÃO SOCIAL E INTERPESSOAL: TEORIA DA ATRIBUIÇÃO. A teoria da atribuição tenta explicar como as pessoas buscam: “[…] (1)entender as causas de um determinado evento; (2)avaliar a responsabilidade do evento; (3)avaliar as qualidades pessoais dos envolvidos no evento.” (JR, HUNT E OSBORN, 1999, p.81). Alguns aspectos nos ajudam a determinar por que uma pessoa agiu de uma forma. Porém nossos métodos não são totalmente racionais, são chamados de preconceitos atributivos. Se foi a causa foi interna (responsabilidade pessoal) ou externa.

PERCEPÇÃO SOCIAL E INTERPESSOAL: TEORIA DA ATRIBUIÇÃO.

Em geral há uma tendência em valorizar as causas internas e excluir as causas externas. O sucesso a fatores internos e ao fracasso aspectos externos. Aplicação gerencial da teoria da atribuição se dá no fato de que a percepção influencia a reação. Se um gerente acha que o baixo desempenho é por causas internas pode tentar aumentar a motivação dos subordinados.

GERENTE EFICAZ (adaptado de JR, HUNT, 1999, p. 81) Criar clima mais favorável Dar mais feedback positivo Ajudar a desenvolver novas habilidades Dar oportunidades para fazer perguntas

ATITUDES São estados mentais de predisposição que influenciam a avaliação de estímulos. A depender da atitude, a avaliação pode ser positiva ou negativa. Exemplos.

Referências BOWDITCH, James L. BUONO, Anthony F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira/Thomson Learning, 2004, cap. 4, p.62-79. JR, John R. Schermerhorn. HUNT, James G. OSBORN, Richard N. Fundamentos de comportamento organizacional. Porto Alegre: Bookman/Artmed, 1999. MAXIMIANO, Antônio Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2007.