Linguagem dos Gestos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quem é o homem ?.
Advertisements

A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Linguagem. Dimensões e Funções.
SEMIOLOGIA A linguagem.
Comunicação.
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
Argumentação e Comunicação
Comunicação Empresarial O processo de Comunicação
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Arte e representação.
Linguagem, alfabetização e letramento
Cultura, Linguagem e Língua
A Pré-História da Linguagem Escrita
Uso e normas da língua Linguagem
COMUNICAÇÃO.
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
Teoria da Informação Profa. Lillian Alvares
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Vygotsky – Pensamento e linguagem
OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.
Comunicar em Público António Abernú.
Linguagem verbal.
Tema 1 – Linguagem e línguas Universidade de Vigo, 2007.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Linguagem e variação linguística
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
REVISÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
Tipos de Comunicação.
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
1.3 Comunicação e indivíduo
Linguagem, língua, fala e comunicação
Como Falar Bem em Público
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Linguagem Natureza e Aquisição.
MITO 1: A língua de sinais é uma mistura de gesticulação e pantomima e não é capaz de expressar idéias e conceitos abstratos Na verdade os sinais são como.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Português Instrumental REVISÃO
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
Tipos de Signos Bruno Pereira, nº: FT14.
Conceitos Introdutórios
Professora: Mércia Soares
Amor de Mãe.
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
Introdução à Comunicação
A Banda Desenhada.
PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
A Linguagem E seus termos.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Desenhar espaços. Linhas orientadoras Na fase inicial de um desenho recorre-se habitualmente a linhas orientadoras, ou seja para tactear a posição das.
- Antecedentes e conceitos centrais - Semiótica da cultura.
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 1. Comunicação O ser humano é um ser eminentemente social. A palavra COMUNICAR deriva do latim communicare, que significa “"partilhar,
Professor: Arthur William Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e.
A dança na educação infantil
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

Linguagem dos Gestos

Linguagem dos Gestos Linguagem? O significante gestual cola-se ao significado? Que unidades mínimas? Como se traduzem os tempos verbais?

Linguagem dos Gestos (cont.) Gestualidade: sistema de comunicação, que transmite uma mensagem, i. é, um sistema significante.

Linguagem dos Gestos (cont.) O modo como as mulheres são representadas nas pinturas do século XV, por exemplo, é também representativo de gestos reforçados como adequados e daqueles que devem ser combatidos. O olhar atento às pinturas pode dialogar com os manuais para moças e identificar certos gestos que serão reproduzidos nos quadros. Por exemplo, “o uso excessivamente livre das mãos” revela um comportamento a ser condenado, pois é associado à tentação, aos prazeres da carne, contrário, portanto aos preceitos de recato e pureza encontrados na Virgem e adequados à mulher.

Linguagem dos Gestos (cont.) “Ao lado da cultura por palavras existe a cultura por gestos.” Artaud

Dimensões do Gesto (1) Gesto Original: a primeira linguagem humana “Os gestos, os movimentos do rosto e os acentos inarticulados, estes foram os primeiros meios que os homens tiveram para comunicarem os seus pensamentos”. Condillac

Dimensões do Gesto (cont.) Este gesto, designado de dança, surgiria numa altura em que as línguas eram estéreis, e serviria propósitos religiosos e policiais. Dava azo à imaginação, provocando, assim, uma impressão mais durável.

Dimensões do Gesto (cont.) Dança dos gestos: comunica os pensamentos dos homens; Dança dos passos: expressa certas situações da alma.

Dimensões do Gesto (cont.) (2) Gesto que acompanha a linguagem verbal: espontâneo, personalizado, corrobora a significação das falas oralizadas.

Dimensões do Gesto (cont.) (3) Língua gestual: decalcada da língua, um autêntico código formal, em que a cada significante corresponde inequivocamente um significado.

Dimensões do gesto (cont.) é composta, maioritariamente, por símbolos arbitrários; é partilhada por uma comunidade, que a utiliza como a sua forma de expressão mais natural; possui aspectos contrastivos; é um sistema em constante renovação e evolução: apresenta o fenómeno da dinâmica linguística; a sua aprendizagem / aquisição faz-se de modo natural num ambiente propício; possui gestuário (dicionário gestual) e manifestações dialectais.

Dimensões do Gesto (cont.) (4) Gesto como arte: a pantomima. Conta uma história.

Gesto e linguagem verbal Cinestésica americana – metodologia que estuda os aspectos comunicativos do comportamento aprendido e estruturado do corpo em movimento. Linguística – estuda os aspectos comunicativos da língua.

Gesto e linguagem verbal (cont.) O gesto traduz tão bem como a linguagem verbal as modalidades do discurso, mas de um modo imperfeito as categorias gramaticais. O gesto é polissémico e não consegue reproduzir a ordem sintáctica habitual.

Gesto e linguagem verbal (cont.) Unidades mínimas de significação: (a) quiné – o menor elemento perceptível dos movimentos corporais; (b) quinema – o mesmo movimento repetido num único sinal antes de voltar à posição inicial;

Gesto e linguagem verbal (cont.) (c) quinemorfo – combinação de quinés e quinemas; (d) quinemorfema – unidades mais complexas.

Gesto e linguagem verbal (cont.) Paracinestésica – estuda os fenómenos individuais e acessórios de gesticulação, que se juntam ao código gestual corrente, para caracterizar um comportamento social ou individual. Paralinguística – estuda os fenómenos acessórios da vocalização e da articulação do discurso em geral (Sapir).